Gerenciamento de Objetos de Realidade Virtual Reutilizáveis para Ambientes Virtuais de Ensino Aluno: Leonardo Sarmento Orientador: Fernando Fonseca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

Sistema de Informações para Gerenciamento de Publicações
Fundação Roberto Marinho
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Introdução a Banco de Dados
Introdução a Banco de Dados Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
André Neves, Flávia Barros & Geber Ramalho
SGD – Sistema de Gestão de Docentes
SISFAL Sistema de Faltas
Roteiro Para o Trabalho do Módulo
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Gabriel Silva Bornia Prof. Dr. Roberto Tom Price Orientador
S ISTEMA DE G ERENCIAMENTO F INANCEIRO. O S I NTEGRANTES Caio Mac Cord Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus Mauricio Lederer.
S ISTEMA DE G ERENCIAMENTO F INANCEIRO. O S I NTEGRANTES Caio Mac Cord Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus Mauricio Lederer.
Sistema de Gerenciamento Financeiro
Quid-ide Framework de Documentação
Especificação e Projeto do sistema de gerência e manipulação de mídias para produção de aulas Mozart de Melo Alves Jr. Paulo Tenório.
Diagrama de Componentes
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Arquitetura e Linguagens
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –
SEDNA SGBD XML NATIVO.
Recuperação Inteligente de Informação Tarefa 1 Equipe.
Biblioteca para coleta de dados na plataforma Symbian
03/03/2007. CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL Universidade Federal do Ceará Universidade Norte do Paraná.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
ACESSO A BASE DE DADOS.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
Contexto da disciplina
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-RS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Uma Ferramenta para Geração de Casos de Testes para.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
N.O.i.S Núcleo Operacional de Implementação de Sistemas
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
Sistema de Integração e Gestão de
© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
SGCH – Sistema de Gestão de Contratos Hospitalares
Supermercado Inteligente
XML: Conceitos, Tecnologias e Aplicações Vânia Maria Ponte Vidal
Mestrando: Pedro Barbosa Cordeiro Orientador: Bernardo Lula Júnior
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Luiz Felipe Oliveira – SUNMP/MPACL
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
Documento de Visão do Sistema
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
Daniel Paulo Banco de dados: é uma coleção/conjunto de registros relacionados.  Exemplo: O banco de dados de uma Universidade.
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Modelos de dados.
Alunos: Bruno Zacchi Rausis Gustavo Soares Leonardo Defenti Rodrigo Becker Rabello.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO PLANO DE SAÚDE UNIMED À NORMATIVA TISS¹ Aluno: Fernanda Habitzreiter Orientador: Alexandre Veloso de Matos Supervisor:
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
GRLibrelotto & JCRamalho & PRHenriques, XATA’06, Fevereiro Topic Maps aplicados ao Sistema de Informação do Museu da Emigração Giovani R. Librelotto.
COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO MARIA FERNANDA MOURA 1 ;
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Objetos de Realidade Virtual Reutilizáveis para Ambientes Virtuais de Ensino Aluno: Leonardo Sarmento Orientador: Fernando Fonseca

Roteiro Introdução Contexto Materiais Produto Caso Teste Conclusão

Introdução Internet Desenvolvimento de várias ferramentas Realidade Virtual e Inteligência Artificial Ferramentas atuais ainda deficientes SGBD com suporte a XML MoGoRViR

AVE Ferramentas:  Autoria de Cursos  Gestão  Comunicação Facilitar o processo de aprendizagem Pouca interação com o conteúdo Ambiente não adaptativo

AVI Recursos:  Realidade Virtual  Inteligência Artificial  Adaptação do Ambiente Problemas:  Falta de Adaptação a nível de objeto  Adaptação não é instantânea  Falta de Reutilização de Mundos

VRML/X3D Construção de Mundos Virtuais 3D interativos Componentes Multimídia Suporte a várias plataformas de Hardware X3D estende VRML Organizada em perfis X3D descrita em XML

XML XSD DTD XPath XQuery DOM JDOM

Suporte Oracle/PostgreSQL Oracle  XMLType  Validação XSD e DTD  Consultas XPath, XQuery e SQL  Atualizações Parcias  HTTP, WebDAV, FTP, PL/SQL e JDBC PostgreSQL  Validação DTD  Consultas XPath e SQL  PL/SQL, JDBC

AVPersonal Agente Pessoal Sensore s Agente Comunicação Objeto s X3D msg Ambiente Atualizado Fram e Fram e + msg Fram e Objetos X3D Objetos VRML AMBIENTE 3D (BROWSER) Usuário Gerenciador de Ambientes Modelo Usuário Consultas XML SGBD XML Agente Ambiente Agente Atualizador SERVIDORSERVIDOR CLIENTECLIENTE Gerenciador de Objetos Modelo Ambiente Ontologi a AVPersona l Esquem a do SGBD

Objetivo MoGoRViR Camada de abstração entre o Agente Atualizador e o SGBD XML Serviços de armazenamento e recuperação de objetos de realidade virtual Filtrar os objetos para adaptá-los ao “userLevel” do usuário

Decisões de Projeto SGBD Oracle 10g Consulta através XPath Coluna XMLType Associação a versão modificada do XSD do X3D

Casos de Uso

Diagrama de Classes

Caso de Teste Testar Recursos do MoGoRVIR Simular requisitos do AVPersonal Criação de Mundos Virtuais reutilizando Objetos RV armazenados em SGBD Visualização dos mundos em diferentes níveis de detalhamento

Cadastro de Objetos de RV

Lista de Objetos de RV

Lista de Objetos do Mundo Escolhido

Escolha do Substituto

Visualização

Mundo visto por usuário A

Mundo visto por usuário B

Resultados Obtidos Construção do MoGORViR  Serviços para armazenar e gerenciar objetos de realidade virtual MoGORViR pode ser um elemento importante para a construção de AV que superem as barreiras tradicionais

Dificuldades Inexperiência em manipular XML, especialmente em SGBD Dificuldades em realizar testes Inexistência de sistema para integrar o módulo

Trabalhos Futuros Realização de testes com mais documentos Portar o MoGoRVIR para outros SGBD Integrar o MoGoRVIR ao AVPersonal