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PublicouJessica Leal Graça Alterado mais de 8 anos atrás
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1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade Virtual
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2 Roteiro Introdução Mobile Learning Realidade Virtual Aplicada à Educação O Framework VirTraM Estudo de Caso Conclusões e Trabalhos Futuros
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3 Introdução Computação Móvel –Em evolução Equipamentos Velocidade de transmissão –WiMax Software –Aplicação na educação Mobile Learning – m-Learning Modelo de aprendizado integrado Mobilidade aos diversos participantes
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4 Introdução Sistemas de Realidade Virtual (SRV) com Ambientes não imersivos m-Learning utilizando SRVs –Apoiar e motivar o aprendizado em excursões –Melhorar a compreensão sobre determinada obra ou experimento –Permitir a simulação e a análise de experiências –Possibilitar a demonstração do funcionamento de equipamentos
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5 m-Learning utilizando SRVs Desafios –Alternativa inovadora para aprendizagem através de dispositivos móveis –Cenários 3D motivadores –Conteúdo multimídia integrado imagem + texto + 3D + som –Formas de interação eficientes –Limitação de memória e processamento
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6 m-Learning Instrutor Escola Estudante Internet
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7 m-Learning Evolução dos dispositivos móveis + Necessidades específicas de educação e treinamento Principais grupos de usuários –Crianças: motivação –“Trabalhadores externos”: rotina dinâmica Técnicos de manutenção Vendedores
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8 m-Learning Principais benefícios –Melhorar os recursos para o aprendizado do aluno –Prover acesso aos conteúdos didáticos em qualquer lugar e a qualquer momento –Aumentar as possibilidades de acesso ao conteúdo –Expandir o corpo de professores e as estratégias de aprendizado disponíveis –Fornecer meios para o desenvolvimento de métodos inovadores de ensino e de treinamento
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9 m-Learning Pesquisa do Stanford Research Institute –Mais de 100 instituições de ensino –Principais conclusões na tabela abaixo % professores Avaliação 89%descobriram nos dispositivos móveis eficientes ferramentas de ensino 93%acreditam que os dispositivos móveis podem ter um impacto positivo na aprendizagem dos alunos 90%pretendem continuar a utilizar os dispositivos móveis em suas aulas 75%constataram um aumento na conclusão dos trabalhos de casa
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10 SRVs na Educação Benefícios –Simulação de sistemas complexos –Visualização macroscópica e microscópica –Simulação em tempos mais rápidos ou mais lentos –Altos níveis de interatividade –Sensação de imersão –Flexibilidade e adaptabilidade
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11 Framework Orientado a Objetos Um framework orientado a objetos é um modelo reutilizável representado por um conjunto de classes que colaboram entre si e constituem a arquitetura principal de uma aplicação, Mattsson Facilidade no desenvolvimento –Re-usabilidade –Modularidade
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12 VirTraM – Virtual Training for Mobile Device Framework Orientado a Objetos Arquitetura de software para a construção de aplicações educacionais para dispositivos móveis –Utilizando recursos de realidade virtual –Solucionando os desafios apresentados anteriormente + VirTraM Desenvolvedor
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13 VirTraM Requisitos das aplicações –Mobilidade –Interatividade –Portabilidade –Facilidade de uso –Conteúdo essencial Implementado utilizando J2ME (Java 2 Micro Edition)
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14 VirTraM - Arquitetura Sistema Operacional J2ME Aplicação de Treinamento VirTraM Pacote de Apresentação Pacote 3D Pacote de Interação Pacote de Persistência Pacote Nativo
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15 Estudo de Caso Museu Virtual –Inúmeras iniciativas no meio acadêmico –Museu fictício –Guia virtual Conteúdo das obras Aproximação e manipulação das obras Múltiplas camadas de referência: profundidade, tamanho e posição
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16 Estudo de Caso Apresentação da Aplicação...
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17 Desempenho Motorola –E680: 60 fps –A780: 60 fps
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18 Conclusões VirTraM: uma arquitetura reutilizável e expansível para a construção de aplicações educacionais em dispositivos móveis Protótipo –Integração, de forma segmentada, entre o ambiente tridimensional e o conteúdo educativo –Apresentação de formas alternativas de interação Outras aplicações –Educação industrial: manuais 3D –Laboratórios de ciências –Manutenção em campo
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19 Trabalhos Futuros Ambiente multi-usuário: colaboração ou competição Localização automática –GPS –Wi-Fi –Bluetooth
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20 Perguntas edgar@lia.ufc.br riverson@ccv.ufc.br rossana@lia.ufc.br
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