Metodologia de Desenvolvimento de Software

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Transcrição da apresentação:

Metodologia de Desenvolvimento de Software www.cin.ufpe.br/~mds Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco

Planejamento & Gerenciamento Hermano Moura (com figuras do RUP) Objetivo Depois desta aula você terá uma visão geral do fluxo de planejamento e gerenciamento do RUP, incluindo suas características e suas atividades principais.

Considerações Iniciais Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos de Software Por que o gerenciamento de um projeto de software é uma atividade relevante?

Roger Pressman, Software Engineering Gerenciamento de Projetos tem 3 capítulos: Métricas de software: medidas e métricas; estimativas; análise de risco; medindo software; medindo qualidade; coletando, computando e avaliando métricas Estimativa: escopo; recursos humanos; recursos de hardware; recursos de software; estimando esforço Planejamento: análise de risco; cronograma; distribuição de tarefas; o plano de projeto

Pra começar... Software Project Management is the art of balancing competing objectives, managing risk, and overcoming constraints to deliver, successfully, a product which meets the needs of both customers (the payers of bills) and the users. The fact that so few projects are unarguably successful is comment enough on the difficulty of the task.

Entidades do Planejamento e Gerenciamento Objetivos Requisitos Riscos Fatores críticos de sucesso Pontos fortes e pontos fracos Cronograma Esforço Métricas Pessoas (Equipe) Recursos (Orçamento) Metodologia (Ferramentas)

O RUP é iterativo e incremental Cada iteração é planejada realiza uma seqüência de atividades (levantamento de requisitos, análise e projeto, implementação, ...) distintas resulta em uma versão executável do sistema é avaliada segundo critérios de sucesso previamente definidos

O RUP é iterativo e incremental

Organização do RUP Fluxos de atividades Atividades passos entradas e saídas guias (de ferramentas ou não), templates Responsáveis (papel e perfil, não pessoa) Artefatos

Distribuição de Esforço e Tempo Projeto de tamanho médio: Concepção: 5% Elaboração: 20% Construção: 65% Transição: 10% Projeto mais complexo: Concepção: 8% Elaboração: 24% Construção: 60% Transição: 8%

Alguns Dados de um Projeto Tecnologia OO Java Dia 1: 15 JUN 1998 Parceria Empresa A, Empresa B e Empresa C Metodologia e Desenvolvimento Ferramentas (Básicas): Rational Rose IBM VisualAge for Java Dia 1 da Codificação: 28 SET 1998

Comunicação no Projeto Reuniões informais Reuniões formais reuniões gerais reuniões específicas (consultivas) Correio eletrônico Listas eletrônicas Web sites (repositório oficial)

Direitos & Responsabilidades 1 Saber os objetivos do projeto e clarificar as prioridades. Saber em detalhes qual o produto que esperam que eu construa e clarificar a definição do produto se ela não for clara. Ter pronto acesso ao gerente, ao cliente, ou qualquer pessoa responsável pelas decisões relacionadas com a funcionalidade do produto.

Direitos & Responsabilidades 2 Trabalhar cada fase do projeto com responsabilidade técnica, especialmente não iniciando a codificação muito cedo. Aprovar o cronograma para todas as atividades que eu vá desempenhar. Relatar acuradamente o estado da minha atividade a clientes e gerentes do projeto.

Direitos & Responsabilidades 3 Trabalhar num ambiente produtivo, livre de interrupções freqüentes e distrações, especialmente durante as partes críticas do projeto. Steve McConnell, Software Project Survival Guide, Microsoft Press, 1998.

Objetivo do Planejamento & Gerenciamento Prover uma abordagem para o gerenciamento de projetos de software Prover diretrizes básicas para planejamento, alocação de pessoas, execução e monitoramento de projetos Prover uma abordagem para gerenciamento de riscos

Relação com Outros Fluxos de Atividades The Project Management Workflow provides the framework whereby a project is created and managed. In doing so, all other workflows are utilized as part of the project work: Requirement workflow Analysis and Design workflow Implementation workflow Test workflow ...

Relação com Outros Fluxos de Atividades (cont.) The Project Management Workflow is one of the supporting process workflows, together with: Configuration and change management workflow Deployment workflow Environment workflow

Planejamento & Gerenciamento

O Gerente de Projeto Aloca recursos Define prioridades Coordena as interações com clientes e usuários Procura manter a equipe de projeto focada na meta do projeto Estabelece um conjunto de práticas para assegurar a integridade e qualidade dos artefatos do projeto Responsável em assegurar a existência de um processo de adequação das mudanças do produto

O que o RUP não cobre? Gestão de pessoas: contratação, treinamento, acompanhamento Gestão de orçamentos: definição, alocação, etc Gestão de contratos com fornecedores e clientes

P&G: Artefatos

Argumento Negocial (Business Case) 1. Objectives A brief description of the purpose of the Business Case. 2. Scope A brief description of what the Business Case applies to; what is affected or influenced by this document. 3. References A list of related or referenced documents.

Argumento Negocial (cont.) 4. Product Description Describe briefly the product that is to be the end result of the project effort. 5. Business Context Domain, market, scope, contractual, speculative, continuation of existing project, etc. 6. Product Objectives Success criteria; revenue projection, market recognition etc.

Argumento Negocial (cont.) 7. Financial Forecast Estimates of return on investment, costs, resources, revenue. Include assumptions used to generate the estimates. 8. Constraints High-level requirements, external interfaces, technical approach, etc., that impact on risk and cost.

Lista de Riscos

Lista de Riscos Detalhada 1. Objectives A brief description of the purpose of the Risks List. 2. Scope A brief description of what the Risks List applies to; what is affected or influenced by this document. 3. References A list of related or referenced documents.

Lista de Riscos Detalhada (cont.) 4. Risks 4.1 <Risk Identifier – a descriptive name or number> 4.1.1 Risk magnitude or ranking An indicator of the magnitude of the risk may be assigned to help rank the risks from most damaging to the project to least damaging. 4.1.2 Description A brief description of the risk.

Lista de Riscos Detalhada (cont.) 4.1.3 Impacts List the impacts on the project or product. 4.1.4 Indicators Describe how to monitor and detect that the risk has occurred or is about to occur. Include such things as metrics & thresholds, test results, specific events, etc. 4.1.5 Mitigation strategy Describe what is currently done in the project to reduce the impact of the risk.

Lista de Riscos Detalhada (cont.) 4.1.6 Contingency plan Describe what will be the course of action if the risk does materialize: alternate solution, reduction in functionality, etc.

Plano do Projeto (RUP) O plano do projeto define o cronograma geral do projeto no tempo: datas para as fases e os marcos principais, e datas para as iterações com os seus objetivos principais.

Esqueleto de um Plano de Projeto 1. Objectives A brief description of the purpose of the Project Plan. 2. Scope A brief description of what the Project Plan applies to; what is affected or influenced by this document. 3. References A list of related or referenced documents.

Esqueleto de um Plano de Projeto (cont.) 4. Phase Plan An overall project "road map", showing how to allocate time to the phases and specifying what will be achieved at each major milestone. Include a timeline or Gantt chart. 5. Schedules Diagrams showing iterations within phases, release points, demos, and other milestones.

Esqueleto de um Plano de Projeto (cont.) 6. Objectives of Each Iteration Brief descriptions of what the iterations are called, the main objectives are for each iteration, what risks they address, etc. 7. Releases Brief descriptions of each release, whether demo, beta, etc. 8. Resource plan Organization, staffing plans, training plans. 9. Cost The project’s budget.

Planejamento & Gerenciamento Hermano Moura Leitura adicional Capítulos 12 a 13 do livro The Unified Software Development Process (de Ivar Jacobson, Grady Booch e James Rumbaugh)

Planejamento & Gerenciamento Leituras recomendadas: Object-Oriented Project Management with UML. Murray R. Cantor. John Wiley & Sons, 1998. Software Project Management: A Unified Framework. Walker Royce. Addison Wesley Longman, 1998. Software Engineering: A Practitioner’s Approach (Third Edition). Roger Pressman. McGraw-Hill, 1992.

Exercício (para 19 set 2000) Defina um sistema a ser desenvolvido durante o curso por você e um grupo de colegas. Defina a equipe de desenvolvimento entre os seus colegas e forneça uma descrição escrita do sistema.

Metodologia de Desenvolvimento de Software www.cin.ufpe.br/~mds Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco