Sistemas Agrosilvopastoris de alta produtividade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Advertisements

Paulo Rogério Soares de Oliveira
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
FONTES DE FINANC IAMENTO PARA AS AÇÕES AMBIENTAIS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO BANCO DO NORDESTE PARA O MEIO AMBIENTE.
Análise emergética da mini-usina “MUAI ou GERIPA”: um sistema integrado com produção de etanol, eletricidade e alimentos. Dr. Enrique Ortega FEA Forum.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas para Modelagem e Simulação.
Energia limpa.
USO DE ANÁLISE EMERGÉTICA E SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEO-REFERENCIADAS NO ESTUDO DE PEQUENAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS FENI DALANO ROOSEVELT AGOSTINHO Engenheiro.
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Comparação entre as as fontes energéticas Professora: Ana Paula Diniz
A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
Introdução à Metodologia Emergética.
Balanço de Emergia na Biosfera
Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez
O futuro pode ser ecológico?
Transformações de energia na Biosfera
Profª. Graziella Fernandes de Castro
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
2003 – Ano Internacional da Água Doce Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa URUAÇU – GOIÁS - BRASIL.
05. MÁXIMA POTÊNCIA OBJETIVOS:
A CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS E PRODUTOS RURAIS USANDO EMERGIA. ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO SÍTIO “DUAS CACHOEIRAS”. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp,
CAPÍTULO 1. SISTEMAS E SÍMBOLOS
Análise Emergética de um Assentamento de Reforma Agrária
Como funciona a natureza? A visão da Metodologia Emergética
Impactos ambientais da produção de biodiesel de soja
04. Níveis tróficos e qualidade de energia
CAPÍTULO 28. POPULAÇÃO E CAPACIDADE DE SUSTENTAÇÃO.
Análise emergética on-line de sistemas rurais Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia de Alimentos Departamento de Engenharia de Alimentos.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
O futuro pode ser ecológico? Que podemos fazer para ajudar nessa tarefa? CODE-IPEA.
AVALIAÇÃO EMERGÉTICA Laboratório Engenharia Ecológica.
Álcool Etanol Combustível
Segunda parte: Análise sistêmica
Microdestilaria de álcool Henry Ford – 1925 entrevista ao jornal The New York Times “O álcool é o combustível do futuro” Universidade Estadual de Campinas.
Microdestilaria de álcool Henry Ford – 1925 entrevista ao jornal The New York Times “O álcool é o combustível do futuro” Universidade Estadual de Campinas.
Introdução à Metodologia Emergética.
UNICAMP - FEA - DEA - LEIA ANÁLISE EMERGÉTICA METODOLOGIA EMERGÉTICA Discutir a interação entre a economia e os ecossistemas Mostrar a dependência do.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
Environmental Accounting Emergy and Environmental Decision Making
Dados do sistema MUAI L/dia Área plantada com cana (8 meses):1 494 ha (35%) Área plantada com sorgo (2 meses):1 947 ha (45%) Área de reserva florestal:680.
1 Serviços e produtos das florestas Março 2005 Enrique Ortega Departamento de Engenharia de Alimentos Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática.
Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol,
Contabilidade Emergética dos Sistemas
Análise do Ciclo de Vida da Soja
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Marcos Djun Barbosa Watanabe , Prof. Dr
207. Produção Líquida (NETPROD)
Escola: Coopen Série: 5°ano Aluno: Daniel
Racionalização de investimentos em pastagens: uma abordagem sistêmica no processo decisório Ivo Martins Cezar.
Escola: COOPEN Aluno: Gabriel Série: 5°ano vespertino
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
Escola: COOPEN Aluna: Ana Laura Série: 5°ano matutino
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Restauração de Habitats
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Aula 3. Interação entre organismos
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Sistema Agrosilvipastoril Manejo
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Projeto de extensão Capim Limão
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Conclusão Material e Método Fundamentação teórica Introdução Referências Bibliográficas Resultados e Discussões. Utilização da biodigestão anaeróbia da.
REVISANDO UNIDADES I & II.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
FATORES EXTRACELULARES (Ambiente) BIÓTOPO (vida) BIOCENOSE (seres vivos) SOLO Topografia, Propriedades Físicas (textura, estrutura) Propriedades Químicas.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Sistemas Agrosilvopastoris de alta produtividade. Fórum Biocombustíveis: uma visão integral Sessão A: situação e perspectivas da agricultura da região de Campinas. Sistemas Agrosilvopastoris de alta produtividade.

O que é um Sistema Agrosilvipastoril? O SASP é uma modalidade agrícola em que se combinam no mesmo espaço plantas forrageiras (gramíneas) e leguminosas (rasteiras, arbustos) e árvores junto com produção agrícola e pecuária para produzir alimentos, água, serviços ambientais e energia de biomassa.

Resumindo É a harmonia entre criação de animais e a produção agricultura para gerar sustentabilidade . “Todos respeitam o espaço de todos e interagem”!

Modelo de SISTEMAS AGROSILVOFLORESTAIS PECUÁRIOS Árvores Produção de Leguminosas Cercas vivas Bancos de Forragem Barreiras de árvores contra o vento. Pasto com alta densidade arbórea Dispersas

O que são índices eMergéticos? Qual foi a minha tese? Comparação dos índices emergéticos em algumas Propriedades Agrosilvipastoris do Brasil e da Colômbia O que são índices eMergéticos? São razões matemáticas entre os fluxos renováveis e não renováveis de um sistema que permitem calcular o beneficio que o produtor obtém e o impacto que provoca ao meio ambiente. Os índices emergéticos são: a transformidade, a taxa de rendimento, a taxa de investimento e, principalmente, a renovabilidade do sistema.

Modelo de Fluxograma de análise eMergética de propriedades SASP

Fotos das Propriedades Estudadas com sistemas Agrosilvipastoris no Brasil e na Colômbia. El Hatico (Colômbia) Nata da Serra (Brasil) El Rodeo (Colômbia) La Meseta (Colômbia)

Como provar que investir em SASP é economicamente viável? Ao compararmos, nas tabelas mostradas a seguir, os índices econômicos e energéticos dos sistemas agrosilvipastoris com os de sistemas de pastagem convencional, confinados e semi-confinados identificamos a quais são os que apresentam melhor desempenho.

Analise emergética e interpretação: Resultados Sistemas AgroSilviPastoris (SASP) Nata da Serra EL Hatico El Rodeo La Meseta Tr Transformidade (média) 98275 123051 244394 309269 EYR Taxa de Rendimento 2,04 1,94 1,31 1,83 EIR Taxa de Investimento 0,96 1,06 1,61 1,2 %R Renovabilidade 50,93 47,25 41,99 41,10 EER Intercâmbio Emergético 0,94 0,12 0,38 0,10 Rentabilidade Econômica 0,90 0,11 2,31 2,67 Trabalhadores/ha 0,04 0,09 1,15 Trabalhadores Familiares/Contratados 6,00 21,00 3,00 4,00

Comparação entre as propriedades Agrosilvipastoris e Sistemas de pastagem tradicional, semi-confinados e confinados (Raggi, 2005). Características das propriedades estudadas

Características das Propriedades

Tabelas Comparativas dos cálculos 1. Rentabilidade em reais 2. Rentabilidade em dólares 3. Média da rentabilidade econômica 4. Renovabilidade 5. Média da Renovabilidade

Comparação entre as Áreas Agrícolas dos Sistemas

Receitas em Reais por Hectare /Ano

Receitas em Dólares

Médias das Receitas das Propriedades

Renovabilidade

Comparação entre as Médias de Renovabilidade

Comparação da rentabilidade dos sistemas comparados

Comparação entre a rentabilidade dos sistemas Todas as fazendas apresentam índices de troca de emergia próximas de um (1) que é o que caracteriza um sistema orgânico, mostra que mesmo usando pouca quantidade de herbicidas (El Rodeo) (La Meseta) apresentam índices de sistemas sustentáveis.

Princípios fundamentais dos SASP Aproveitar ao máximo os recursos da própria fazenda; Reciclar os nutrientes; Eliminar os produtos químicos; Realizar manejo biológico de pragas e doenças. Usar eficientemente a água e descontamina-la por meio biológicos. Aproveitar integralmente a fertilidade do solo baseando-se no manejo eficiente da matéria orgânica. Revalorar o conhecimento local.

Conclusões Os SASP apresentam bons valores de eficiência e rentabilidade como resultado da adoção de práticas agroecológicas; Comparando-se os índices emergéticos dos SASP com os tradicionais,verifica-se que os SASP são mais rentáveis, necessitam de menores investimentos e os impactos ambientais são menores.

Proposta da implementação do SASP Ter avanços na agricultura sustentável . Com o auxilio da CIPAV, sob a coordenação do Dr.. Enrique Murgueitio, e da Unicamp sob a orientação do Dr. Enrique Ortega fizemos projetos que estimulam os produtores rurais a aplicar sistemas agrosilvipastoris, gerando serviços ambientais e contribuindo para melhorar a qualidade de vida de quem depende da agropecuária.(Cartilha e financiamento do Banco Mundial). Acrescentaremos nestes projetos a instalação de micro-destilaria e e biodiesel. (Construídas de uma forma sustentável com a mínima agressão ao meio ambiente e com produtos orgânicos).

Maiores esclarecimentos falar com Teldes ou Dr Ortega teldes@fea.unicamp.br ortega@fea.unicamp.br Entre no site: www.unicamp.br/fea/ortega Telefones 19-3521-4058 19-3521-4053