Trovadorismo: cantiga de amor cantiga de amigo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROVADORISMO EM PORTUGAL
Advertisements

Literatura TROVADORISMO x HUMANISMO Profª. Mara Magaña.
Século XII ao século XIV.
Trovadorismo.
Trovadorismo Origem do trovadorismo, os trovadores, literatura medieval, literatura portuguesa, história da Idade Média, cantigas de amor, cantigas de.
TROVADORISMO (XII-XIII-XIV)
O Sagrado e o Pecado : A presença feminina na lírica galego–portuguesa medieval Nathaly Felipe Ferreira Alves Orientadora: Prof.a. Dr.a. Diva Valente Rebelo.
Século XII ao século XIV.
TROVADORISMO Panorama Histórico Cronologia Poesia Trovadoresca
Literatura Prof. Henrique
Atos dos Apóstolos 19,1-8 Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e.
Literatura - trovadorismo
Literatura na Idade Média
Idade Média Trovadorismo.
Resumex I.O que é literatura?
No intervalo entre uma música e outra, Seu Dola anunciou que a irmandade havia sido convidada para participar das festividades de aniversário da cidade.
Cantigas de Amigo As Cantigas de Amigo têm origem tradicional-popular e baseiam-se num lirismo muito antigo. Como características basilares destacamos.
LITERATURA PORTUGUESA
E o que eram as cantigas? As cantigas eram poemas feitos para serem cantados, acompanhados por instrumentos musicais: o alaúde, a flauta doce,
LITERATURA PORTUGUESA
ERA MEDIEVAL SÉCULO XII A XIV
Literatura de informação no Brasil.
Idade Média Prof Luiza Monteiro
Literatura Análise de Cantigas Eduardo Batista.
Maria a Bem-Aventurada
Uma criança pergunta a Deus Clique com o mouse para avançar.
Evolução da Língua Portuguesa
D. Dinis “ O Lavrador”.
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ
Organizado por Andréa Motta
TROVADORISMO -- Primeira manifestação literária da língua portuguesa.
Trovadorismo: Local de Produção: Modo de Circulação:
Trovadorismo ( ).
Literatura Prof.ª Francieine Lisowski
Literatura na Idade Média
Trovadorismo Literatura – Aula 1.
Literatura ... ÉPOCA – IDADE MÉDIA
Prof.ª Carol TROVADORISMO.
TROVADORISMO.
Trovadorismo e humanismo
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
TROVADORISMO.
ANJO PROTETOR.
TROVADORISMO.
Dialogo com Deus!.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
TROVADORISMO Matéria: Literatura Profª.: Aline Bernar.
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
Trovadorismo Contexto histórico
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
Estilo de Época Moreninha Moreninha, Moreninha Tu és do campo a rainha
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Idade Média (Primeira manifestação literária portuguesa)
Trovadorismo Era Medieval.
Períodos Literários e estilos de época
Literatura Contexto Histórico TROVADORISMO x HUMANISMO TROVADORISMO
Ai flores, ai flores do verde pino
Idade Média (Primeira manifestação literária portuguesa)
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Faça você prime iro. A sobrecarregada enfermeira viu o jovem entrar no quarto e, inclinando- se, disse alto ao paciente idoso, – Seu filho está aqui…
HOMENS MULHERES Tu és santo, Poderoso, Tu És digno, De adoração.
POESIA TROVADORESCA Contextualização histórico-literária
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
Esquemas-síntese das cantigas de escárnio e maldizer
Esquemas-síntese das cantigas de amigo
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
As naus de verde pinho Manuel Alegre
LITERATURA PORTUGUESA
TROVADORISMO EM PORTUGAL Suzete Beppu
Transcrição da apresentação:

Trovadorismo: cantiga de amor cantiga de amigo

Trovadorismo Objetivos cantiga de amor e cantiga de amigo Compreender o contexto de produção da literatura trovadoresca. Conhecer as situações de recepção dessa literatura. Sensibilizar-se para a audição da poesia musicada. Discutir as principais características das cantigas de amor e das cantigas de amigo. Identificar alguns dos autores de maior destaque desse período.

Trovadorismo Introdução cantiga de amor e cantiga de amigo Podemos dizer que o Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Os textos poéticos produzidos durante esse período dividem-se em: cantigas líricas cantigas satíricas de amor de amigo Aqui vamos tratar apenas das cantigas líricas. de escárnio de maldizer

Trovadorismo Contexto histórico cantiga de amor e cantiga de amigo Idade Média: as primeiras cantigas datam do século XII. Feudalismo. Igreja católica: extremamente poderosa, definia a moral e os valores vigentes. Portugal: processo de formação nacional (separação da Espanha). Língua portuguesa: começava a se definir, diferenciando-se das demais línguas faladas na Península Ibérica.

Trovadorismo Poesia e música cantiga de amor e cantiga de amigo As cantigas trovadorescas eram musicadas e declamadas pelos trovadores nos palácios, acompanhadas por instrumentos musicais. Assim, essa literatura não estava associada à leitura, mas à audição (até porque a maior parte da população, incluindo os nobres, era analfabeta). Como a transmissão das cantigas era oral, muitas delas acabaram se perdendo. Felizmente, algumas foram anotadas à mão e compiladas em cancioneiros, por ordem de reis. Apenas três deles chegaram até nós: Cancioneiro da Ajuda. Cancioneiro da Biblioteca Nacional. Cancioneiro da Vaticana.

Trovadorismo Cantiga de amor: características cantiga de amor e cantiga de amigo Cantiga de amor: características Eu lírico masculino. O eu lírico dirige-se a uma mulher nobre, idealizada e distante. Amor cortês: expressão que se refere a uma postura de humildade e servidão diante da amada. Vassalagem amorosa: expressão usada para designar essa submissão do homem à mulher; remete à relação entre os senhores e seus vassalos na sociedade feudal. Amor não correspondido. O uso do pronome de tratamento senhora para se dirigir à amada é uma das expressões mais recorrentes da vassalagem amorosa.

Trovadorismo Cantiga de amigo: características cantiga de amor e cantiga de amigo Cantiga de amigo: características Atenção para a diferença entre eu lírico e trovador: embora o eu lírico seja uma mulher, as cantigas são sempre compostas e cantadas por homens. Eu lírico feminino, normalmente uma camponesa (nunca uma nobre, como nas cantigas de amor). O principal tema é o lamento pela falta do amigo. Amor menos idealizado e mais carnal. Frequentemente o eu lírico dirige seu canto a elementos da natureza, como as árvores ou o mar. Nessas cantigas, a palavra amigo deve ser entendida como namorado ou amante.

Trovadorismo cantiga de amor e cantiga de amigo Leia e ouça “Ai flores do verde pino”, de Dom Dinis Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo? Ai Deus, e u é? Ai flores, ai flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado? Ai Deus, e u é? Se sabedes novas do meu amigo, aquel que mentiu do que pôs comigo? Ai Deus, e u é? Se sabedes novas do meu amado, aquel que mentiu do qui mi há jurado? Ai Deus, e u é? Vós me perguntardes polo voss'amigo, e eu bem vos digo que é sã'e vivo. Ai Deus, e u é? Vós me perguntardes polo voss'amado, e eu bem vos digo que é viv'e são. Ai Deus, e u é? E eu bem vos digo que é sã'e vivo e seera vosc'ant'o prazo saído. Ai Deus, e u é? E eu bem vos digo que é viv'e são e seera vosc'ant'o prazo passado Ai Deus, e u é? Ouça uma versão contemporânea dessa cantiga de amigo Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=FPJ61GqOfCA>. Acesso em: 8 mar. 2014.

Trovadorismo Alguns dos principais autores cantiga amor e cantiga de amigo Alguns dos principais autores Paio Soares de Taveirós Dom Duarte Dom Dinis João Garcia de Guilhade Aires Nunes João Soares de Paiva Martim Codax cantiga de amor e cantiga de amigo

Trovadorismo Assista a bons filmes ambientados na Idade Média cantiga de amor e cantiga de amigo Assista a bons filmes ambientados na Idade Média O nome da rosa Filme de Jean-Jacques Annaud. Itália. 1986. Robin Hood: o príncipe dos ladrões Filme de Kevin Reynolds. EUA. 1991. Em nome de Deus Filme de Clive Donner. Iugoslávia/Reino Unido. 1988. O feitiço de Áquila Filme de Richard Donner. EUA. 1985.