PROVA OPERATÓRIA Teoria adaptada por Fortunato Lopes Bennett, baseada na obra de Paulo Afonso Caruso Ronca & Cleide do Amaral Terzi Para alunos do 2º.Ano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Feliz Sábado. Feliz Sábado ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS! Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt 4:4 SEJAM.
Advertisements

O GRANDE SEGREDO DOS MACEDÔNIOS
Dois modos de ler a Bíblia.
Luz que brilha nas trevas
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2 Tm 3:16).  
A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca
Focando a habilidade de Pensar
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
NÃO PODENDO SER UTILIZADOS EM PARTES.
MARCOS A autoridade de Jesus.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
César Coll. César Coll Juan Ignácio Pozo Os Conteúdos Procedimentais devem proporcionar aos alunos autonomia para analisar e criticar os resultados.
O PREGADOR E A PREGAÇÃO.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
A Bíblia é um livro comum ?
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
MATEMÁTICA Análise das Questões.
JESUS CHAMA OS SEUS MINISTROS
O lema do ano é para nós, Um presente do Senhor através da sua Palavra, que vai nos guiar durante todo ano.
A nossa oração é pública e universal
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Porque o justo, pela sua fé, viverá.
O Livro do Eclesiastes.
Metodologia de Ensino e Extensão
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Fundamentos da Pregação Bíblica Pentecostal
Igreja Pentecostal da Bíblia
Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
CULTO PROFÉTICO Josué 6: 5
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
IGREJA CRISTÃ MARANATA
1ª DEUS CRIOU TODOS OS ANIMAIS, CONFORME SUA ESPÉCIE. OS ANIMAIS PODEM GERAR OUTRAS ESPÉCIES? EX. GENTE PODE VIRAR MACACO? PERGUNTA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Carta de Paulo a Filemon
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
O MINISTRO E SUA FAMÍLIA.
25 DE JULHO DE 2015 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. (Atos 15:35)
2. Uma comunidade carismática
UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA
LIÇÃO 6 A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR
LIÇÃO 12 - O DIACONATO Prof. Lucas Neto 1.
Cartas na Palavra de Deus
LIÇÃO 3 - DONS DE REVELAÇÃO
Quem ensina, tamb é m aprende; e quem aprende, tamb é m ensina!
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
Era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor; Era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor; No final do primeiro século D.C. era a quarta maior.
2. O Cristo glorificado 10 DE OUTUBRO DE 2015
As Quatro Áreas do Treinamento Ministerial
Projeto de Pesquisa Candice Cristiane B. S. Novaes
O MINISTRO E SUA FAMÍLIA.
Escola Bíblica Dominical
A ORGANIZAÇÃO DE UMA IGREJA LOCAL
LIÇÃO 12 RELACIONAMENTOS SOLIDÁRIOS Prof. Lucas Neto.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Paulo Ronca e Cleide Terzi
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
Escola Bíblica Dominical
2 DE ABRIL DE 2016 O evangelho do Filho do Homem... pareceu-me também a mim conveniente descrevê- los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me.
dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”
Transcrição da apresentação:

PROVA OPERATÓRIA Teoria adaptada por Fortunato Lopes Bennett, baseada na obra de Paulo Afonso Caruso Ronca & Cleide do Amaral Terzi Para alunos do 2º.Ano

A partir da adolescência, passa-se de ações simples como identificar e citar, para operações mais complexas como analisar, classificar, comparar, conceituar, criticar, deduzir, generalizar, levantar hipóteses, imagi-nar, julgar, localizar, observar, resumir, seriar, transferir, solucionar problemas.

Exemplos: - relacionar as profecias messiâ-nicas - aplicar as experiências dos per-sonagens bíblicos à vida contem-porânea - identificar e relacionar os símbo-los quadrangulares - analisar um texto escatológico - sintetizar os conhecimentos so-bre essa doutrina

PROVA OPERATÓRIA - é aquela em que o aluno atua de forma participativa, ele constrói e não simplesmente reflete o que lhe foi oferecido - é a exploração de toda a diversidade de habilidades - é a demonstração das competências desenvolvidas - não se restringe à memória factual e conceitual - explora conteúdos conceituais, atitu-dinais e procedimentais

PROVA OPERATÓRIA - é aquela em que se ensina o aluno estudar - ensina-o a pensar, não dando tanta ên-fase ou privilegiando somente a ação de memorização de conteúdos. A memorização é importante desde que seja apenas a alça, a ponte para o pensar.

EXEMPLO DE PROVA NÃO OPERATÓRIA

1. O que é escatologia? 2. Quais são os pontos cardinais da doutrina quadrangular? 3. Cite as 7 dispensações bíblicas. 4. Qual é a importância histórica da cidade de Tessalônica? 5. Cite 5 requisitos apresentados por Paulo a Timóteo para ser um bispo. 6. Quem era Filemon?

EXEMPLO DE PROVA OPERATÓRIA

1. Escatologia é o estudo dos acon- tecimentos futuros 1.Escatologia é o estudo dos acon- tecimentos futuros. Qual é a impor-tância da escatologia no estudo bí-blico? 2.Aimée Semple McPherson teve uma revelação durante uma prega-ção quando realizava uma campa-nha na cidade de Oakland. Nessa revelação os 4 rostos (homem, boi, leão e águia) vistos por Ezequiel representavam os 4 principais benefícios do ministério de Cristo. Cite esses 4 benefícios.

3. Ao longo da Bíblia, aparecem relatadas 7 dispensações, que são períodos em que Deus prova o seu povo acerca de uma promessa. Fale sobre a dispensação da inocên-cia. 4. Relacione o tema da primeira epístola escrita à Igreja de Tessa-lônica com o histórico dessa cidade.

5. Abaixo estão listados alguns dos requisitos para um bispo, colocados por Paulo ao instruir Timóteo. Relacione esses requisitos à prática ministerial de um bispo. A) irrepreensível B) marido de uma só mulher C) moderado D) apto para ensinar E) não dado ao vinho F) governe bem a sua casa G) não neófito

6. Filemon era o senhor de um escravo fugitivo chamado Onésimo, o qual se convertera após a fuga. Comente o objetivo de Paulo ao escrever a Filemon.