Avaliação energética e de dependabilidade de Data Centers.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Data Center Definido por Software
Advertisements

UNIVERSIDADE DE VERÃO CASTELO DE VIDE UNIVERSIDADE DE VERÃO 2005 O PLANETA EM PERIGO, A HUMANIDADE EM RISCO?
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
TI VERDE Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
Análise de Sensibilidade de Modelos Hierárquicos para Computação em Nuvem Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Planejamento de data center, com ênfase em sistemas hardened para melhorias de dependabilidade focado em variação de temperatura Rafael Roque
Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando: Lubnnia.
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres
GRASP Greedy Randomized Adaptative Search Procedure
GRASP Greedy Randomized Adaptive Search Procedures
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Oficina Interna em Investigação Científica na Engenharia-Capítulo Seeds do GEPEA-USP [RIC1-2004] Dinâmica Sustentável do Uso Final da Energia no Lado da.
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
Dárlinton B. Feres Carvalho
Avaliação de Sistemas Operacionais
Seminário Energia Nuclear pós-Fukushima
6. Conclusões: Licenciatura em Eng.ª Electrotécnica e de Computadores – Ramo de Sistemas de Energia Projecto, Seminário ou Trabalho de Fim de Curso 2003/2004.
Proposta de uma metodologia Green ICT automatizada
Alunos: Erick Butler Poletto Ricardo Alexandre Fiorelli Orientadores: Prof. Paulo Cugnasca (Brasil) Prof. ssa. Chiara Francalanci (Itália)
Proposta de uma metodologia Green ICT automatizada
Alunos: Erick Butler Poletto Ricardo Alexandre Fiorelli Orientadores: Prof. Paulo Cugnasca (Brasil) Prof. ssa. Chiara Francalanci (Itália)
Prefeitura de Santo André
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
Atualização de Cadastro de Usuários
1 Programa de Engenharia Elétrica - PEE/COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Extending OpenFlow for Unified Management and Control of Cloud.
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
TENDÊNCIAS NA SIDERURGIA E PERFIL PROFISSIONAL
Prof. Dr. Aguinaldo dos VANTAGENS.
Call Center de Emergência Marcus A. de Queiroz V. Lima
Workshop Modcs Evaluating Coffee Manufacturing Using Stochastic Petri Net Lubnnia Morais Orientador: Eduardo Tavares
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Tecnologias e benefícios de dutos solares:
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Aluno: João Ferreira Orientador: Paulo Maciel Algoritmo baseado no de Ford e Fulkerson para otimizar a distribuição de energia em modelos EFM.
Um estudo de estratégias de redundância para melhoria de dependabilidade em ambientes Openmobster mobile cloud computing Igor de Oliveira Costa
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
Data Center.
Microsoft Azure Apresentação de visão geral para parceiros
Análise de sensibilidade em modelos hierárquicos para sistemas de cloud computing Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Gestão Sustentável Faculdades Porto-Alegrenses Núcleo Integrado de Pós-Graduação Especialização em Gestão do Capital Humano Professor Ézio Rezende Edição.
Parceria Estratégica. 1.Mandic, Soluções e Parceria. 2.O que é Computação em Nuvem? 3.A Oportunidade. 4.Como se diferenciar com o modelo de negócio na.
Desenho e simulação de bioprocessos
Single-Chip Cloud Computer (SCC) Um processador many-core experimental desenvolvido pela Intel Labs.
Testes de Software AULA 02 Eduardo Silvestri
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Otimização de trade-offs no gerenciamento de cadeias de suprimentos verdes Gabriel Alves Jr. Orientador: Dr. Paulo Maciel Co-Orientador:
Aluno: João Ferreira Orientador: Paulo Maciel A Power Load Distribution Algorithm to Optimize Data Center Electrical Flow.
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
26/3/2004 X Congresso Brasileiro de Energia 1 Reformas e inovação tecnológica no setor elétrico brasileiro João Lizardo R. H. de Araújo, CEPEL.
UMA ABORDAGEM PARA O PROJETO DE REDES URBANAS DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS POR OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICAS Cezar Miranda Paula.
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
MOTIVAÇÃO: Os conversores de potência DC-DC são utilizados em muitos sistemas de alimentação de energia elétrica na indústria do petróleo e gás natural,
Armazenagem.
Especialização em Perícia Ambiental. Carga horária: 20 horas.
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastres numa Infraestrutura nas Nuvens MODCS 2013 Centro de Informática - UFPE Aluno: Ermeson Andrade.
Empresas Sustentáveis
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
MAPS: Um Modelo de Adaptação de Processos de Software Ciro Carneiro Coelho Orientador Prof. Hermano Perrelli de Moura.
Análise de Sensibilidade de Métrica de Disponibilidade aplicada em Serviços de Streaming de Vídeos usando Infraestruturas de Cloud Computing Rosangela.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Transcrição da apresentação:

Avaliação energética e de dependabilidade de Data Centers. João Ferreira (jfsj3@cin.ufpe.br) Orientador: Prof. Paulo Maciel (prmm@cin.ufpe.br) 1 – Pensar em um estudo de caso que comtemple alguma das linhas de pesquisa mostradas!

AGENDA 1 – Introdução 2 –Motivação 3 – Objetivos (Geral e Específicos) 4 –Estudo de Caso 1 - Resultados 5 – Estudo de Caso 2 - Demonstração da Ferramenta

Introdução Nos últimos anos têm havido um alto crescimento no tamanho, complexidade, poder de processamento e armazenamento de Data Centers. O data center é um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados e ativos de rede. Esta expansão implica em um aumento no consumo de energia dos Data Centers.

Introdução Em geral um sistema de data center é composto por: Estrutura de Resfriamento; Estrutura de TI; Estrutura Elétrica; Um Data Center tem a necessidade de alta disponibilidade dos equipamentos que executam sistemas essenciais.

Motivação Os Datacenters foram identificados como um dos mais rápidos e maiores consumidores de energia e a este consumo está associado um custo, financeiro e ambiental. As emissões de carbono e as questões energéticas aparecem nas manchetes internacionais com grande frequência. Governos, ONGs e corporações realizam estudos para analisar sua própria emissão de carbono, com o objetivo de medir o impacto de suas atividades sobre o aquecimento global.

Objetivo Geral AVALIAR O CONSUMO ENERGÉTICO E A DE DEPENDABILIDADE DO AMBIENTE DE DATA CENTERS As questões de sustentabilidade podem entrar na parte ENERGÉTICA. Ao invés de utilizar a manutenção, trabalhar com redundância, visto que o impacto é maior; Trabalhar com TI  Maior e menor consumo energético | relação com a sustentabilidade (com a add de mais equipamentos); Eficiência de TI é mais complicada, melhor pensar na utilização; Utilização – desempenho (não modelar, sendo informação provida, supondo que a utilização seja de x%); Com a redundância, poderíamos ver a questão do balanceamento de carga (politica para gerenciamento energético do datacenter, no horário de pico diminuir a utilização); Apresentar resultado, em nível de modelagem, dia 04/04, as 10h; Juntar para dar uma unidade melhor; Pegar os papers do grupo e ... Considerar o nível de utilização dos equipamentos de TI (questão das eficiências energéticas de TI | Refrigeração | Nível de utilização do sist TI). São questões que vão impactar o consumo, além da configuração do sistema (esquema de redundância); TCO = custo de compra + custo funcionando + custo de reciclagem.

Objetivos Específicos 1 - Gerar modelos formais de dependabilidade (e.g. RBD, SPN, Fault Tree, Markov Chain) usando hierarquia e contemplando a utilização de mais de uma fonte de energia. 2 – Avaliar o impacto da redundância de equipamentos no consumo de energia elétrica (sustentabilidade). 3 – Avaliar as políticas de gerenciamento energético. 4 - Definir estratégias de otimização para se ter um consumo de energia de forma sustentável a um baixo custo. AVALIAR O CONSUMO ENERGÉTICO E A DE DEPENDABILIDADE DO AMBIENTE DE DATA CENTERS As questões de sustentabilidade podem entrar na parte ENERGÉTICA. Ao invés de utilizar a manutenção, trabalhar com redundância, visto que o impacto é maior; Trabalhar com TI  Maior e menor consumo energético | relação com a sustentabilidade (com a add de mais equipamentos); Eficiência de TI é mais complicada, melhor pensar na utilização; Utilização – desempenho (não modelar, sendo informação provida, supondo que a utilização seja de x%); Com a redundância, poderíamos ver a questão do balanceamento de carga (politica para gerenciamento energético do datacenter, no horário de pico diminuir a utilização); Apresentar resultado, em nível de modelagem, dia 04/04, as 10h; Juntar para dar uma unidade melhor; Pegar os papers do grupo e ... Considerar o nível de utilização dos equipamentos de TI (questão das eficiências energéticas de TI | Refrigeração | Nível de utilização do sist TI). São questões que vão impactar o consumo, além da configuração do sistema (esquema de redundância); TCO = custo de compra + custo funcionando + custo de reciclagem.

Estudo de Caso 1 Redundância de equipamentos pertencentes a infraestrutura elétrica de datacenters Cinco cenários foram modelados, baseados no White Paper 48. Os cenários possuem uma redundância crescente de equipamentos

Estudo de Caso 1 Os cinco cenários foram modelados em SPN, utilizando o TimeNet. Foram adicionados a cada um dos cenários um gerador (Cold Standby) e feita uma comparação. MODELO SEM GERADOR MODELO COM GERADOR 4 5 2 1 3

Availability para 10 Cenários Resultados Availability para 10 Cenários

Números de Nove para 10 Cenários Resultados Números de Nove para 10 Cenários =-LOG((1-B5);10)

Resultados

Resultados

Resultados

Integração de técnica de otimização ao ASTRO Estudo de Caso 2 Integração de técnica de otimização ao ASTRO ASTRO É um software desenvolvido pelo MoDcs É utilizado para design da arquitetura em alto nível dos datacenters; Avalia a dependabilidade e sustentabilidade em sistemas data Center; Possui modelos híbridos de dependabilidade que permitem a utilização de (RBD) e (SPN) para avaliação desses sistemas de datacenter.

Integração de técnica de otimização ao ASTRO Estudo de Caso 2 Integração de técnica de otimização ao ASTRO OTIMIZAÇÃO Os problemas de otimização buscam maximizar ou minimizar uma função matemática com certo número de variáveis​​, sujeito a certas restrições; A função matemática que deve ser otimizada é conhecida como função objetivo;

Integração de técnica de otimização ao ASTRO Estudo de Caso 2 Integração de técnica de otimização ao ASTRO GRASP É um Procedimento de busca adaptativa gulosa e randomizada; Consiste de duas fases: Construção, na qual uma solução é gerada, elemento a elemento; Busca Local, na qual um ótimo local na vizinhança da solução construída é pesquisado;

Integração de técnica de otimização ao ASTRO Estudo de Caso 2 Integração de técnica de otimização ao ASTRO Mostrar o estado atual desta integração.

Obrigado !