Metodologia Científica Aula 3 Caroline Petian
Conhecimento e Sociedade O que é pesquisa? O que é ciência? Quando a pesquisa científica ocorre? Necessidade da divulgação científica para popularização da ciência.
Conhecimento e Sociedade Desde a Revolução Industrial no século XVIII e XIX às primeiras décadas do século XXI, os impressionantes avanços da ciência em todas as áreas – da física à medicina ou às tecnologias de informação e comunicação que inundam nosso cotidiano – consolidaram a centralidade do conhecimento no mundo contemporâneo.
Conhecimento e Sociedade Década de 80 – Brasil responsável por 0,4% da produção científica mundial. Atualmente: 2,7% da produção científica mundial. Brasil – 13º país em produção científica. https://www.google.com.br/
Conhecimento e Sociedade Investimento no ensino superior: graduação e pós-graduação; Investimento do governo e agências de fomento; Investimento de universidades em pesquisa (iniciativa pública e privada).
Vídeo Produção Científica no Brasil Fonte: brasil.gov.br
Porém, patentes ainda continuam tímidas. Em pouco mais de 20 anos, a produção científica brasileira aumentou 10 vezes; Porém, patentes ainda continuam tímidas. © Matt Egginton | Dreamstime.com
Pesquisas em diversas áreas: Saúde; Meio Ambiente; Informática; Ciências Sociais etc.
Como é divulgado o conteúdo científico? Canais frequentes; Pares; Públicos específicos X público geral.
O interesse do brasileiro Tema: Ciência e Tecnologia. Pesquisa do CNPq/2006 Entrevistados: Homens e Mulheres com + de 16 anos ► 2.004 pessoas Abrangência: 5 regiões brasileiras.
Temas de maior interesse © Georgios Kollidas | Dreamstime.com
Medicina e Saúde; Meio Ambiente; Ligação com interesse público.
Mas por quê baixo interesse? Destaque para: 37% não compreende; 24% não tem tempo; 7% não precisa saber sobre isso.
© Natis76 | Dreamstime.com
Mas por quê baixo interesse? Em 2010 Destaque para: 36,7% não compreende (se manteve); 16,8% não tem tempo (baixou); 3,6% não precisa saber sobre isso (baixou).
Onde estão os pesquisadores? O que há de ciência em nosso dia a dia? Como contribuímos para o conhecimento científico?
Credibilidade Profissionais com maior credibilidade: Médicos e Jornalistas. Entrevistas e Reportagens. © Dmitriy Shironosov | Dreamstime.com
Percepção Segundo a pesquisa do CNPq (2010) a percepção que o brasileiro tem é que: Cientistas são pessoas inteligentes que fazem coisas úteis à humanidade e que o interesse maior é ajudar a humanidade.
Ciência: como podemos dar os passos iniciais. Graduação TCC Eventos Científicos Iniciação Científica
Referências MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. Percepção pública da ciência e Tecnologia. 2006. Pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com a parceria da Academia Brasileira de Ciências. Disponível em: <http://www.cnpq.br/documents/10157/c52098dc-9364-4661-a8a9-d99c0b2bb9ef> Acesso em 01 out. 2012 MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. Percepção pública da ciência e Tecnologia. 2010. Pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com a colaboração da UNESCO. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0214/214770.pdf > Acesso em 07 out. 2012
Metodologia Científica Atividade 3 Caroline Petian
“Um cientista não deve assumir saber a verdade sobre o que tenta explicar a priori [por antecipação]. Quem assume que já possui a verdade sobre alguma coisa antes de investigar, tem seu poder de avaliação dos fatos comprometido com ideias pré-estabelecidas, o que acaba prejudicando seu julgamento. Preconceitos nunca são bem vindos quando se busca explicações científicas.” (Francisco Saiz) Qual é o alerta que o autor desta frase faz?
a) Existe a necessidade das certezas prévias para que não sejam pesquisadas questões banais. b) Deve-se enfatizar a importância do rigor científico na construção de verdades imutáveis. c) Deve-se considerar o valor do conhecimento científico pautado em critérios objetivos, em observações e comprovações. d) As teorias científicas devem ser sempre produzidas a partir de palpites e opiniões que as sustentem. e) O conhecimento é fruto de ideias pré-estabelecidas que fundamentam as verdades e explicações teóricas.