MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instrumentos de Medição
Advertisements

Os inversores são circuitos estáticos (não tem partes móveis) que convertem potência DC em potência AC com frequência e tensão ou corrente de saída desejada.
MEDIDOR DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Prof. MSc. Renato Medeiros
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
ELETRODINÂMICA.
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Fontes de Tensão e Corrente
INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS
Motores de Passo: descrição, operação e acionamento.
Introdução às Medidas em Física a Aula
Introdução às Medidas em Física a Aula
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
Instrumentos de Medições Elétrica
DLX pH-RX-Cl DLXB pH-RX-Cl Bomba dosadora microprocessada Display LCD
Prof. Filipa Vicente
Introdução à Eletrônica – PSI2223
Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA.
Eletricidade e Mecânica
Montagem e Manutenção de Computador I
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
Determinando Resistências Elétricas
Potência elétrica.
Aula 3 – Usando o multímetro digital
Potência elétrica.
CSM TAP.
AULA 2 – Conceitos básicos de eletrônica
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Eletricidade e Mecânica
Medidas Eletromagnéticas
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
Associações de resistores
CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Professor Eduardo da Silva -
Electricidade Educação Tecnológica.
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
ELETRICIDADE.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: BATERIA AULA 01.
Eletricidade Aula 9.
FÍSICA ELETRÔNICA.
Física Experimental III – aula 1
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
Eletricidade Aula 8.
Física Experimental III – aula 2
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Instalações Elétricas Materiais utilizados em instalações elétricas Dispositivos.
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO
ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Luís Carlos C. Monteiro.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
2. Circuitos elétricos e eletrónicos
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
MEDIDORES DO TIPO MULTÍMETRO
Multímetros X Segurança Estamos utilizando os dispositivos adequados?
Laboratório de Física Professores: Denes Morais José Cássio.
MEDIDAS ELÉTRICAS MEDIÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA
Eletricidade Geral Aula 8 Marcelo Machado da Costa.
Capítulo 3 - Circuitos e medições elétricas
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Instrumentos Elétricos de Medição Parte II.
Prof. Paulo Baltazar, eng mecânico Revisão e conceitos básicos de eletricidade.
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Transcrição da apresentação:

MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA Disciplina: Medidas Elétricas Professor: Euler Alunas: Adriana Mara Andresa Magalhães Jôse Vanêssa

INTRODUÇÃO: O instrumento empregado na medição das grandezas elétricas (corrente, tensão e resistência) são denominados VOM (volt-ohm-milliammeter), ou Multitestes. Existem dois tipos básicos de VOM: os analógicos que utilizam um mostrador baseado no deslocamento de um ponteiro e os digitais que apresentam o valor medido em um mostrador digital.

MULTÍMETRO ANALÓGICO MULTÍMETRO DIGITAL

CONSIDERAÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA: Tanto os multitestes analógicos quanto os digitais são capazes de executar medidas de tensão e corrente em CC ou em baixa freqüência (em torno de 400 HZ). Um multiteste, na realidade, é somente um medidor de corrente e as medições das outras grandezas (tensão e resistência elétrica) são derivadas desta. CONSIDERAÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA: 1. Utilize um instrumento de teste somente se tiver certeza que o está utilizando de forma correta. Para tanto, leia os manuais de operação do instrumento antes de utilizá-lo. 2. Escolha o instrumento correto para medir a grandeza desejada, seja ela corrente, resistência elétrica ou tensão ( CC ou CA).

3. Estime o valor da grandeza a ser medida, de modo a selecionar corretamente o calibre do instrumento a ser utilizado. Por exemplo: se for desejado medir a corrente por um circuito onde uma lâmpada de 200Watts e 220Volts está conectado, deve-se escolher um Amperímetro com calibre de 1A. Caso não seja possível fazer esta estimativa, utilize o instrumento de maior calibre possível. 4. O instrumento utilizado deve ter a classe de exatidão compatível com a qualidade da medida a ser feita. 5. Deve-se utilizar um instrumento com o melhor rendimento possível e sempre considerar o distúrbio introduzido quando este é inserido no circuito que se está medindo. Desta forma, obteremos o valor da grandeza a medir descontando a influência das perdas internas do instrumento utilizado. Para fixarmos a importância deste conceito, vamos medir a corrente máxima fornecida por uma bateria de tensão contínua de 10Volts com resistência interna de 1Ohm. Como será visto mais adiante, para medir a corrente em um circuito, temos que inserir o amperímetro em série com este circuito.

A resistência interna do amperímetro é extremamente pequena, o que significa que ele não interfere na resistência equivalente do circuito, indicando uma corrente próxima a aquela que realmente existe no circuito. Ao trabalharmos em corrente contínua, devemos nos ater ao sentido da corrente. A corrente sempre deve entrar no amperímetro pelo seu polo positivo (+, normalmente indicado pela cor vermelha) e sair pelo seu pólo negativo (-, normalmente indicado pela cor preta).

Dicas A maioria dos amperímetros possui fusíveis de proteção interna, para o caso da corrente que for passar pelo amperímetro ser maior do que a sua capacidade. Eventualmente, ao utilizarmos o amperimetro de forma incorreta, esses dispositivos de proteção atuarão e terão de ser substituídos. É necessário conectar sempre o amperímetro em série ao circuito. Em certas situações, veremos que isto não é possível, como no circuito de nossa casa. Suponhamos que queremos medir a corrente de uma das fases que alimentam o circuito interno de uma residência. Infelizmente, não é possível "abrirmos" o circuito sem que haja o desligamento do mesmo. Neste tipo de situação, utilizamos o alicate amperímetro, que é um sensor de corrente que é colocado em volta do cabo que se deseja medir, e, através de um sensor com base no efeito hall, é feita a medição da corrente da linha, tanto contínua quanto alternada.

MEDIÇÃO COM AMPERÍMETRO ALICATE AMPERÍMETRO MEDIÇÃO COM AMPERÍMETRO

Instrumentos de medidas: CONEXÃO TIPO DE MEDIDA OBSERVAÇÃO Corrente Amperímetro ou Galvanômetro Série com o circuito A quente Bobina móvel: CC e BF senoidal. Ferro Móvel: CC e BF com formas de onda genéricas. Tensão Voltímetro Paralelo Verificar eficiência do instrumento. Resistência Ohmímetro A frio Ajustar o zero da escala antes de executar uma medida. OBS: Tanto o Voltímetro como o Ohmímetro são construídos a partir de um amperímetro, normalmente, de bobina móvel.