Geo-Obras Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIGA Sistema de Informações Orçamentárias Gerenciais Avançadas
Advertisements

A TARGET.IT surgiu da iniciativa de profissionais da área com a finalidade de prover soluções e softwares para WEB e integrações entre sistemas. Atuando.
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
O Sistema de Gestão Integrada da RBMLQ-INMETRO
Auditorias governamentais do TCE-RJ em gestão municipal de resíduos sólidos no âmbito do Tema de Maior Significância 2012 Julho/2012 TMS Resíduos Sólidos.
8º Seminário de Transportes Multimodais de MG “Vias das Indústrias – Logística e Desenvolvimento SET/08.
Controle Externo e Interno da Administração Pública
Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
Seleção dos projetos para 2011 Brasília, 28 de março de 2011 COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Programas de Modernização.
II Fórum Nacional de Contabilidade Pública
Como fazer Engenharia de Software sem dinheiro!!!
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
BARRACÃO INDUSTRIAL.
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado da Paraíba.
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social
Nova Contabilidade Pública
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?
Aspectos Técnicos Subsecretaria de Informática
SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O NOVO CENÁRIO FISCAL ?
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
Estratégia de Planejamento do Projeto
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Presidente: Conselheiro Renato Martins Costa
Grupo de Gestores das Finanças Estaduais
Proposta Técnica Preliminar
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
no contexto do Arranjo Metropolitano
A experiência do Estado de Minas Gerais
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
OS DESAFIOS DO PODER PÚBLICO NO CUMPRIMENTO DOS PRECEITOS LEGAIS
Corrupção consome R$1,1 mil em média de cada brasileiro. São R$ 200 bilhões por ano perdidos para a corrupção no Brasil. ISTO É FATO.
15 anos desenvolvendo soluções criativas
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos DAEE - DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA CBH-PS Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul CBH-PS.
Tribunal de Contas de Santa Catarina
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA
GEO-OBRAS Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo
Maio/2012 SISTEMA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL-SRPPS
Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro - TCMRJ
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
GeoPB Envio de Informações de Obras Públicas
SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE DE OBRAS PÚBLICAS
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/15
Sistema de Controle Interno - SCI
Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PRESTAÇÃO DE CONTAS NOVEMBRO/14
Equipe de Desenvolvimento:
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS.
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
Superintendência de Gestão da Informação
Encontro Técnico sobre Processo Eletrônico e sobre Contas de Governo [ Tempo de apresentação: 20 minutos Tempo de debate: 10 minutos ] TCE-PR - Implantação.
Setembro 2012 Identificação do porte de fornecedores Novas regras para MPEs.
Análise de viabilidade de adoção do SCMP concluída Cronograma de implementação negociado Instalação validada Migração dos dados realizada Equipes de negócios.
Projeto Ser Competente Gerente do projeto: Henrique Fagundes Carvalho Patrocinador: Maria Cristina Gonçalves Discacciati Data de status: 04/12/
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - PMAQ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Transcrição da apresentação:

Geo-Obras Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais Luiz Henrique Starling Lopes

Histórico Instrução Normativa 09/2003 – ANEXO I Instrução Normativa 07/2004 - SISOBRAS Inicio do projeto: Novembro de 2011 com a assinatura do Termo de Cessão de uso do Sistema e de Cooperação Técnica com Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso Tempo de Desenvolvimento: 1,5 anos Equipe terceirizada A unidade de técnica de engenharia é relativamente nova no Tribunal de Contas. Foi criada em 1998 e passou por grandes dificuldades por falta de normativos ou sistema que auxiliasse o Controle Externo. Em 2003, foi publicado o primeiro normativo - Instrução Normativa 09/2003 – A instrução normativa trouxe como novidade a obrigatoriedade dos jurisdicionados encaminharem de forma quadrimestral o Anexo I, que era uma planilha em word que trazia as informações relativas à licitação e contratação de obras e serviços de engenharia. Em 2004, foi publicado outro normativo – Instrução Normativa 07/2004 – Esta Instrução trouxe como novidade a obrigatoriedade de que as informações fossem enviadas via SISOBRAS. De 2004 até 2011, foi mantido o SISOBRAS, mas sem qualquer investimento. Em 2010, o Tribunal identificou o Geo-Obras. Sistema desenvolvido pelo Tribunal de Contas. Em 2011 foi firmado o Termo de Cooperação Técnica e o termo de cessão de software cedendo o Geo-Obras para o Tribunal de Contas de Minas Gerais

Dificuldades Número de Jurisdicionados – 3.343; Jurisdicionados com grande volume de contratações que exigiram o desenvolvimento de envio de informações por lotes; Processo de validação do sistema lento Instalação do Comitê de Validação Tecnológica – CVT – 07/2012; Elaboração de Instrução e Resolução; Realização de fase de testes – 08/2012 a 12/2012; Atenção ao espaço necessário para armazenamento; As dificuldades enfrentadas pelo Tribunal estão sendo: 1

Experiência de Minas Gerais Fase de validação do sistema Período de testes: Agosto a dezembro de 2012 Realizada com a participação de 192 servidores: 67 Municípios – 7,85 % dos municípios mineiros 2 Órgãos estaduais Departamento de Estradas de Rodagem Departamento de Obras Públicas

Experiência de Minas Gerais Fase de validação do sistema Objetivos: Estimar o espaço de armazenamento do Banco de Dados e capacidade dos Servidores; Identificar possíveis adaptações que seriam necessárias ao sistema; Identificar soluções tecnológicas que reduzissem o retrabalho dos órgãos com sistema próprio; Identificar instabilidades e bugs no sistema; Planejar a melhor maneira de implantar o sistema.

Experiência de Minas Gerais Fase de validação do sistema Soluçoes Validadas pelo Comitê de Validação Tecnológica

Experiência de Minas Gerais Fase de validação do sistema Na fase de testes identificou-se 98% dos jurisdicionados possuem pouco ou nenhum controle sobre a execução de obras 2% dos jurisdicionados possuem um sistema de gestão de obras eficiente.

Experiência de Minas Gerais Jurisdicionados que possuem Sistemas de Gestão e Controles de Obras

Experiência de Minas Gerais Jurisdicionados com sistema próprio identificados Departamento de Estradas de Rodagem - DER 480 contratos vigentes – mensalmente Departamento de Obras Públicas – DEOP 250 contratos vigentes - mensalmente Secretaria de Estado da Educação - SEE Cerca de 2000 contratos vigentes – Escolas Estaduais Superintendencia de Desenvolvimento da Capital Cerca de 450 contratos vigentes – mensalmente Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa Centrais Energéticas de Minas Gerais - Cemig

Experiência de Minas Gerais Solução Tecnológica validada pelo CVT 98% dos jurisdicionados deverão adotar o Geo-Obras como sistema de Gestão. Informação Jurisdicionados Geo-Obras Gestão de obras TCEMG

Experiência de Minas Gerais Soluções tecnológicas validada CVT 2% que possuem sistema de gestão de obras - Definição de lay-out – Envio das informações ao Geo-Obras em lotes O envio será realizado utilizando um arquivo compactado, tendo em seu conteúdo o arquivo XML referente a importação e todos os documentos referenciados. Blocos de Informação Jurisdicionados Sistemas próprios de gestão TCEMG

Experiência de Minas Gerais Soluções tecnológicas validadas CVT No módulo auditor foi adicionada a funcionalidade de visualizar os pontos georreferenciados no mapa através do google

Experiência de Minas Gerais Solução Tecnológica validada pelo CVT Pesquisa automatizada na Receita Federal Retorno da pesquisa INFOCONV Jurisdicionados Geo-Obras Gestão de obras Pesquisa TCEMG Receita Federal

Experiência de Minas Gerais Solução tecnológica validada pelo CVT Consulta situação das pessoas jurídicas e físicas Verificação da composição societária das empresas Verificação da participação em licitações de empresas com os mesmos sócios

InfoConv – Receita Federal

InfoConv – Receita Federal

InfoConv – Receita Federal

Experiência de Minas Gerais Solução tecnológica validada pelo CVT Identificação das Licitações realizadas sob o regime da Lei Complementar 123 (Estatuto da Micro e Pequena Empresa) Identificação dos jurisdicionados que estão utilizando, na contratação de obras e serviços de engenharia, licitações sob o regime da Lei Complementar 123 Identificação dos contratos firmados com micro e pequenas empresas Identificação das empresas que se declararam micro e pequenas empresas nas licitações Verificar o cumprimento das disposições de preferência contidas nos artigos 44 e 48 da Lei Complementar 123

Experiência de Minas Gerais Solução tecnológica validada pelo CVT Implementação de ferramentas de controle gerencial e controle prévio de licitações Geração de relatórios gerenciais de unidades gestoras inadimplentes Adequação de filtros de relatórios para checagem do cumprimento da lei complementar 123. Geração de relatório de alertas sobre licitações com preços desconformes. Geração de relatório de alerta de preços de contrato acima do preço de licitação;

Experiência de Minas Gerais Solução tecnológica validada pelo CVT Acesso pelo Sistema de Gestão de Identidade – SGI Senha pessoal e intrasferível Chave de acesso para o Geo-Obras

Contacto para o compartilhamento de soluções Gabriel Novy Barbosa Chaves – gchaves@tce.mg.gov.br Luiz Henrique Starling Lopes – lhlopes@tce.mg.gov.br Emídio Correia Filho – efilho@tce.mg.gov.br Manoel Messias dos Santos – mmessias@tce.mg.gov.br

Diretoria de Engenharia e Perícia Analista de Sistema Desenvolvedor Superintendência de Controle Externo Cláudia Costa de Araújo Fusco carajujo@tce.mg.gov.br Diretoria de Engenharia e Perícia Emídio Corrêa Filho efilho@tce.mg.gov.br Coordenadoria de Fiscalização de Obras, Serviços de Engenharia e Perícia Luiz Henrique Starling Lopes lhlopes@tce.mg.gov.br Analista de Sistema Desenvolvedor Gabriel Novy Barbosa Chaves gchaves@tce.mg.gov.br