Dito e Feito, Porto Editora 1 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização
Programas de Português do Ensino Básico Dito e Feito, Porto Editora 2 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Programas de Português do Ensino Básico Dicionário Terminológico Plano Nacional de Leitura
Metas de Aprendizagem Acordo Ortográfico 3 Dito e Feito, Porto Editora Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Metas de Aprendizagem Acordo Ortográfico
Programa de Português Metas de Aprendizagem 2.º ciclo 4 Dito e Feito, Porto Editora 4 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Programa de Português 2.º ciclo Metas de Aprendizagem http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/
5 PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Compreensão do oral Dito e Feito, Porto Editora 5 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Compreensão do oral Compreender discursos orais e cooperar em situação de interacção * Escutar para aprender e construir conhecimento * Compreensão de discursos orais * Adequação aos objectivos e aos participantes em situação de interacção Expressão oral Exprimir oralmente ideias e conhecimentos * Falar para construir e expressar conhecimento * Participar em situações de interacção oral * Organização do discurso * Fluência
6 PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Leitura Compreender Dito e Feito, Porto Editora 6 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Leitura Compreender e interpretar textos * Ler para construir conhecimento(s) * Ler para apreciar textos variados * Ler textos literários * Identificação de ideias centrais e de pormenores relevantes * mobilização e construção de conhecimentos e de ideias * Identificação do sentido de palavras e frases em contexto * Domínio da complexidade textual Tornar-se leitor * Estudo e construção de conhecimentos * Formação do gosto literário
7 PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Escrita Elaborar e divulgar textos Dito e Feito, Porto Editora 7 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Escrita Elaborar e divulgar textos * Escrever para construir e expressar conhecimento(s) * Escrever em termos pessoais e criativos * Planificação do texto * Redacção do texto * Revisão do texto * Difusão do texto Reconhecer e produzir diferentes géneros e tipos de textos * Conhecimentos de técnicas e formatos de textos para narrar * Conhecimentos de técnicas e formatos de textos para const. e trans. saberes * Conhecimentos de técnicas e formatos de textos para argumentar
8 PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Conhecimento explícito da língua Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Conhecimento explícito da língua Conhecer as propriedades das palavras e alargar o capital lexical * Plano da língua, variação e mudança * Plano fonológico * Plano morfológico * Plano das classes de palavras * Plano sintáctico * Plano lexical e semântico * Plano discursivo e textual * Plano da representação gráfica e ortográfica * Domínio de convenções ortográficas * Mobilização do conhecimento das propriedades das palavras * Mobilização do conhecimento dos Paradigmas flexionais * Mobilização do conhecimento de processos de inovação lexical * Aprendizagem de novas palavras Estruturar e analisar unidades sintácticas * Identificação de constituintes das respectivas funções sintácticas * Conhecimento e mobilização de processos sintácticos internos à frase complexa
Proposta de anualização Dito e Feito, Porto Editora 9 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Proposta de anualização
CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA Plano da Língua, Variação e Mudança Dito e Feito, Porto Editora 10 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano da Língua, Variação e Mudança Dicionário monolingue, de sinónimos Variedades do português: africanas e brasileira Língua padrão
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Fonológico 11 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Fonológico Vogais orais e nasais, consoantes Semivogal Ditongos orais e nasais Ditongo: crescente e decrescente Hiato Sílaba, monossílabo, dissílabo, trissílabo, polissílabo Sílaba métrica e sílaba gramatical (segmentação) Sílaba tónica e sílaba átona Palavras agudas, graves, esdrúxulas Entoação: declarativa, interrogativa, exclamativa, imperativa
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Morfológico Dito e Feito, Porto Editora 12 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Morfológico Palavras variáveis e invariáveis Flexão nominal, adjectival – número (singular, plural); género (masculino, feminino); grau (aumentativo, diminutivo), (normal, comparativo, superlativo) Flexão pronominal – número (singular, plural); género (masculino, feminino), pessoa (1.ª, 2.ª, 3.ª) Flexão: - Pronomes pessoais: caso
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 13 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Flexão verbal - conjugação (1.ª, 2.ª, 3.ª) - pessoa (1.ª, 2.ª, 3.ª) singular, plural - número (singular, plural) Verbo regular - Vogal temática: paradigmas flexionais da 1.ª, 2.ª e 3.ª conjugações Tempos verbais – presente, futuro, pretérito (perfeito, imperfeito) Modos verbais – indicativo, imperativo, condicional, infinitivo, conjuntivo (presente) Formas verbais finitas: mais-que- - perfeito do indicativo; condicional (tempo e modo); presente, imperfeito e futuro do conjuntivo - Formas verbais não finitas: gerúndio, particípio, infinitivo pessoal Verbo irregular Verbos defectivos
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 14 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Palavra, palavra simples, palavra complexa Radical, sufixo, prefixo Derivação – prefixação, sufixação Composição Derivação Afixação
PROCESSOS MORFOLÓGICOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS Dito e Feito, Porto Editora 15 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PROCESSOS MORFOLÓGICOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS Palavra simples Palavra formada por um único radical, sem afixos derivacionais, podendo ter afixos flexionais. bom; carro; casas Palavra complexa Palavra formada por derivação ou por composição. folhagem; tristeza; porta-voz Radical Constituinte morfológico que contém o significado lexical e exclui os afixos flexionais. livros; comer
Dito e Feito, Porto Editora 16 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Forma de base Constituinte a partir do qual se formam novas palavras. Inclui obrigatoriamente um radical. cas- [-eiro] Afixo Elemento que se adiciona a um radical ou a uma palavra para formar uma nova palavra. Prefixo Sufixo Interfixo desfazer florista cafeteira
(derivação imprópria) Dito e Feito, Porto Editora 17 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização DERIVAÇÃO AFIXAÇÃO PREFIXAÇÃO SUFIXAÇÃO PARASSÍNTESE amanhecer CONVERSÃO (derivação imprópria) cantar (V); cantar (N) DERIVAÇÃO NÃO AFIXAL trocar > troca simultâneos COMPOSIÇÃO MORFOLÓGICA [radicais e palavras] agricultura MORFOSSINTÁCTICA [palavras] guarda-chuva
Plano das Classes de Palavras 18 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano das Classes de Palavras Nome próprio, comum (colectivo) Nome contável; não-contável Adjectivo qualificativo Adjectivo numeral Adjectivo relacional Determinante artigo (definido, indefinido), possessivo, demonstrativo Determinante interrogativo Quantificador numeral Quantificador universal; Quantificador existencial Pronome pessoal; possessivo, demonstrativo Pronome indefinido Pronome pessoal átono: [utilização em próclise, mesóclise, ênclise] relativo QUANTIFICADOR Palavra ou locução que especifica o nome, indicando número, quantidade ou parte. Numeral [cardinal, multiplicativo ou fraccionário] Universal – Indica todos os elementos de um conjunto. todo; qualquer; nenhum… Existencial – Remete para uma parte do conjunto ou expressa uma quantidade não precisa. muito(s)/muita(s); pouco(s)/pouca(s); algum(s); vários(as); bastantes… Interrogativo Relativo NOME Próprio Contável Comum Não contável Colectivo ADJECTIVO Qualificativo Numeral [ordinal] – primeiro; segundo… Relacional [deriva de nomes; surge à direita do nome; não varia em grau.] estudantil; nacional…
19 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano ADVÉRBIO Dito e Feito, Porto Editora 19 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano ADVÉRBIO * De predicado [valor de lugar, tempo e modo] – desempenha funções de modificador, complemento oblíquo ou predicativo do sujeito: aqui, ontem, devagar… * De frase [exprime atitude ou ponto de vista em relação à frase] – desempenha a função de modificador da frase. Felizmente, chegámos a tempo. * Conectivo [estabelece relações entre frases ou constituintes da frase]: assim, primeiro, depois, embora, porém, todavia… * Negação – não * Afirmação – sim * Quantidade e grau – muito, tanto, pouco, mais, menos… * Inclusão – até, mesmo, também… * Exclusão – apenas, excepto, salvo, só… * Interrogativo – onde, quanto, porquê, como… Verbo Verbo principal: intransitivo; transitivo Verbo copulativo Verbo auxiliar (dos tempos compostos, da passiva, temporal, aspectual, modal) Advérbio Advérbio de afirmação e de negação Advérbio de inclusão e exclusão; interrogativo Preposição Interjeição
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 20 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Conjunção coordenativa: copulativa, adversativa, disjuntiva Conjunção subordinativa: causal; temporal; completiva; final; condicional; comparativa
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 21 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Sintáctico Frase simples, frase complexa Tipos de frase – declarativa, interrogativa, exclamativa, imperativa Frase activa, frase passiva Frase e constituintes da frase Grupo nominal, Grupo verbal Constituintes da frase Grupo nominal; Grupo verbal Grupo preposicional; Grupo adverbial Concordância
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 22 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Funções sintácticas GN\_Sujeito GV\_ Predicado GPrep e GAdv_Modificador de frase Sujeito (simples, composto) Sujeito: nulo Predicado Complemento directo Complemento indirecto Vocativo Complemento oblíquo Agente da passiva Predicativo do sujeito
Constituintes da frase Dito e Feito, Porto Editora 23 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização SINTAXE Constituintes da frase GRUPO NOMINAL Coimbra é uma cidade portuguesa. [nome] Todos os homens procuram a felicidade. [quantificador; determinante; nome] Vinho do Porto é uma marca nacional. [nome; complemento do nome] A história que me contaste é assustadora. [determinante; nome; modificador do nome] Grupo cujo núcleo é um nome ou um pronome. Pode ser constituído apenas pelo núcleo ou pelo núcleo e por outras palavras que o complementam ou modificam.
24 Neva na Serra da Estrela. GRUPO VERBAL [verbo] Dito e Feito, Porto Editora 24 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Neva na Serra da Estrela. [verbo] Já tudo tinha acabado. [complexo verbal] O Francisco comeu uma maçã. [verbo; complemento] O meu gato apareceu no domingo. [verbo; modificador ] GRUPO VERBAL Grupo que tem como núcleo um verbo (ou complexo verbal). Pode ser constituído apenas pelo núcleo ou pelo núcleo e por outras palavras que o complementam ou modificam.
25 GRUPO ADJECTIVAL A situação é insustentável. [adjectivo] Dito e Feito, Porto Editora 25 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização GRUPO ADJECTIVAL Grupo que tem como núcleo um adjectivo. Pode ser constituído apenas pelo núcleo ou pelo núcleo e por outras palavras que o complementam ou modificam. A situação é insustentável. [adjectivo] Resolveste isto de forma muito eficaz. [advérbio; adjectivo] Todos ficámos contentes com a solução. [adjectivo; complemento]
26 GRUPO ADVERBIAL Ontem fui à biblioteca municipal. [advérbio] Dito e Feito, Porto Editora 26 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização GRUPO ADVERBIAL Grupo que tem como núcleo um advérbio. Pode ser constituído apenas pelo núcleo ou pelo núcleo e por outras palavras que o complementam ou modificam. Ontem fui à biblioteca municipal. [advérbio] Estás muito perto! [advérbio; advérbio] Vou ler o livro independentemente da tua opinião. [advérbio; complemento]
27 GRUPO PREPOSICIONAL Grupo que tem como núcleo uma preposição. Dito e Feito, Porto Editora 27 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização GRUPO PREPOSICIONAL Grupo que tem como núcleo uma preposição. Interesso-me por literatura medieval. [preposição; GN] Espero por ti até mais logo. [preposição; GAdv] Vim mais cedo para ficares contente. [preposição; oração]
28 FUNÇÕES SINTÁCTICAS AO NÍVEL DA FRASE Sujeito Predicado Vocativo Dito e Feito, Porto Editora 28 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização FUNÇÕES SINTÁCTICAS [a abordar no 2.º Ciclo] AO NÍVEL DA FRASE Sujeito Predicado Vocativo Modificador
29 SUJEITO Simples Composto Nulo Subentendido Indeterminado Expletivo Dito e Feito, Porto Editora 29 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Simples Composto Nulo Subentendido Indeterminado Expletivo
30 PREDICADO Funções sintácticas internas ao GV Dito e Feito, Porto Editora 30 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PREDICADO Função sintáctica desempenhada pelo GV. Funções sintácticas internas ao GV [inseridas no predicado] Complemento Predicativo do sujeito A Maria está feliz. A Maria está em casa. Directo O João comprou um livro. Modificador do GV Ela desceu as escadas cuidadosamente. Indirecto O João telefonou à Maria. Oblíquo O João gosta de maçãs. Agente da passiva Este livro foi comprado pelo João.
É exigido pelo verbo e, por isso, obrigatório. Dito e Feito, Porto Editora 31 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização COMPLEMENTO OBLÍQUO É exigido pelo verbo e, por isso, obrigatório. Formas: Grupo preposicional Ainda estás a pensar no filme? Ela gosta de livros. Ela inscreveu-se no exame. Todos concordam com ele. Grupo adverbial Hoje comi bem. Deixa tudo aí.
32 MODIFICADOR FRÁSICO DO GV Modifica a frase, não apenas o verbo. Dito e Feito, Porto Editora 32 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização MODIFICADOR FRÁSICO Modifica a frase, não apenas o verbo. Infelizmente, chegou hoje. Chegas tarde com certeza. DO GV Não é exigido pelo verbo. Ele esteve em minha casa ontem. [Predicado] Como os distinguir: Modificador do GV pode ser negado ou interrogado. Encontrei a Joana [não] na biblioteca, mas na rua. Foi na biblioteca que encontrei a Joana? Grupo preposicional Encontrei a Joana na biblioteca. Como os distinguir: Modificador frásico não pode ser negado ou interrogado. *[Não] infelizmente, chegou hoje. *É infelizmente que chegou hoje? Grupo adverbial Eu vi-te lá. Oração Ficaram felizes quando chegaste.
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 33 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Coordenação entre frases: Oração coordenada copulativa, disjuntiva, adversativa
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 34 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Subordinação: oração subordinante Oração subordinada adverbial: causal, temporal Oração subordinada adverbial: final; concessiva; condicional Oração subordinada substantiva completiva Oração subordinada adjectiva (relativa restritiva e relativa explicativa)
Plano Lexical e Semântico Dito e Feito, Porto Editora 35 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Lexical e Semântico Família de palavras Neologismo / arcaísmo Expressão idiomática Sinónimos, antónimos Relações semânticas entre palavras Polissemia Hiperonímia, hiponímia Meronímia, holonímia Valores semânticos da frase: afirmativa, negativa Frase afirmativa e frase negativa
PLANO LEXICAL E SEMÂNTICO Hiperonímia e hiponímia Dito e Feito, Porto Editora 36 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PLANO LEXICAL E SEMÂNTICO Hiperonímia e hiponímia Hiperónimo (mais geral) Hipónimo (tipos ou espécies) árvore pinheiro, carvalho, macieira… Holonímia e meronímia Merónimo (parte) Holónimo (todo) carro porta, volante, pedal, retrovisor…
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 37 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Tempo Tempo: anterior, simultâneo, posterior Aspecto: eventos não durativos, durativos; situações estativas Modalidade: apreciativa, epistémica, deôntica Sigla, onomatopeia Significado
Plano Discursivo e Textual Dito e Feito, Porto Editora 38 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Discursivo e Textual Registo formal e informal Registo de língua - formal e informal Diálogo Diálogo, monólogo Discurso directo Citação Discurso directo/indirecto Princípio de cortesia Formas de tratamento Princípios reguladores da interacção discursiva Cortesia (formas de tratamento Cooperação (qualidade, quantidade, relação, modo)
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 39 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Actos de fala directos e indirectos Assertivos (afirmações, descrições, constatações, explicações); directivos (ordens, pedidos, convites, sugestões); compromissivos (promessas, juramentos, avisos, ameaças); expressivos (agradecimentos, congratulações, condolências, desculpas); declarativos
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 40 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Enunciação, enunciado, enunciador (quem), lugar (onde) e tempo (quando) da enunciação; referência deíctica e anafórica; coesão; coerência. Texto Tipologia de textos: narrativo, descritivo, Autor Sentido global Leitor; ouvinte expositivo, argumentativo, instrucional, conversacional, preditivo Texto oral; texto escrito
Plano da Representação Gráfica e Ortográfica Dito e Feito, Porto Editora 41 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano da Representação Gráfica e Ortográfica Letra: maiúscula, minúscula, manuscrita, impressa, dígrafos Ordem alfabética (alfabeto) Acento gráfico: agudo, grave, circunflexo; Diacríticos: til, cedilha, hífen Sinais auxiliares de escrita: parênteses curvos, aspas Sinais auxiliares de escrita: aspas, parênteses curvos
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 42 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Sinais de pontuação: ponto (final), ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, vírgula (não utilização entre o sujeito e o predicado), dois pontos, travessão Sinais de pontuação Utilização da vírgula em situação de enumeração
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 43 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Relações entre palavras escritas e entre grafia e fonia homonímia, paronímia, homofonia, homografia Paronímia Configuração gráfica: espaço, margem, período, parágrafo Configuração gráfica: alínea; marcas e numerações; subscrito, sobrescrito Formas de destaque: itálico, negrito, sublinhado
1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Dito e Feito, Porto Editora 44 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Regras ortográficas de acentuação gráfica e de translineação
Acordo Ortográfico 45 Dito e Feito, Porto Editora Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Acordo Ortográfico
1. Alfabeto da língua portuguesa Dito e Feito, Porto Editora 46 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1. Alfabeto da língua portuguesa O alfabeto da língua portuguesa passa a ter 26 letras com a inclusão de k, w e y. Essas letras são usadas nos casos seguintes: em antropónimos estrangeiros; em topónimos de origem estrangeira; nas siglas, símbolos e unidades de medida internacionais; em palavras de origem estrangeira de uso corrente;
2. Alterações na acentuação de palavras Dito e Feito, Porto Editora 47 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 2. Alterações na acentuação de palavras Supressão do acento agudo - palavras graves com ditongo tónico ói: jibóia > jiboia; jóia > joia Supressão do acento circunflexo - formas verbais graves terminadas em -êem da 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo ou do conjuntivo: lêem > leem; vêem > veem; crêem > creem; dêem > deem
Dito e Feito, Porto Editora 48 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Acento diferencial A diferenciação entre palavras graves homógrafas proclíticas deixa de ser feita através da acentuação aguda ou circunflexa e passa a ser dada pelo contexto: para (presente do indicativo e imperativo do verbo parar) e para (preposição): O automobilista para no sinal vermelho. A passadeira é para os peões atravessarem em segurança. pelo (presente do indicativo de verbo pelar), pelo (nome) e pelo (contracção da preposição por + artigo o): Eu pelo uma castanha. O gato tem o pelo macio. Andei a passear pelo Porto.
49 Uso facultativo do acento Dito e Feito, Porto Editora 49 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Uso facultativo do acento formas verbais terminadas em -ámos do pretérito perfeito do indicativo na 1.ª pessoa do plural: amámos ou amamos; passámos ou passamos; forma verbal grave do presente do conjuntivo do verbo dar: dêmos ou demos; nome feminino forma com sentido de molde: fôrma ou forma.
3. Supressão das sequências consonânticas Dito e Feito, Porto Editora 50 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 3. Supressão das sequências consonânticas As consoantes mudas ou não articuladas são suprimidas e admitem-se duas grafias quando há oscilação de pronúncia. Alguns exemplos de supressão da consoante em casos em que não há dúvidas quanto à sua não articulação: accionar > acionar colecção > coleção actual > atual decepcionar > dececionar adopção > adoção adoptar > adotar assumpção > assunção sumptuoso > suntuoso
Dito e Feito, Porto Editora 51 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Alguns exemplos em que a sequência consonântica é pronunciada e, por isso, não é eliminada: ficcional convicção bactéria egípcio corrupção adepto Exemplos de casos de oscilação da pronúncia em que é aceite a grafia dupla: característica ou caraterística conceptual ou concetual intersecção ou interseção sector ou setor
Dito e Feito, Porto Editora 52 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 4. Supressão do hífen Nos compostos em que se perdeu a noção de composição: mandachuva e paraquedas. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, duplicando-se a consoante: contra-relógio > contrarrelógio. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente: auto-estrada > autoestrada; extra-escolar > extraescolar ; intra-ósseo > intraósseo.
53 Com o prefixo co-, mesmo quando o segundo elemento comece com o: Dito e Feito, Porto Editora 53 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Com o prefixo co-, mesmo quando o segundo elemento comece com o: co-ocorrência > coocorrência. Na maior parte das locuções: cartão-de-visita > cartão de visita; fim-de-semana > fim de semana. Nas formas monossilábicas do presente do indicativo do verbo haver com a preposição de: hei-de > hei de hás-de > hás de há-de > há de heis-de > heis de hão-de > hão de
Dito e Feito, Porto Editora 54 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 5. Uso do hífen Em compostos que designam espécies zoológicas ou botânicas: couve-flor e galinha-da-índia. Com os prefixos circum- e pan-, quando o segundo elemento começa por vogal, h, m ou n: circum-navegação e pan-africano. Com os prefixos hiper-, inter- e super-, quando o segundo elemento começa por r: hiper-realista e super-resistente. Com os prefixos pós-, pré- e pró-: pos-graduação, pré-fabricação e pró-europeu. Quando o segundo elemento começa pela mesma vogal com que termina o prefixo: infra-axilar e micro-ondas. Nas palavras formadas por prefixos ou falsos prefixos quando o segundo elemento começa por h: anti-histamínico.
6. Simplificação do uso das maiúsculas e minúsculas Dito e Feito, Porto Editora 55 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 6. Simplificação do uso das maiúsculas e minúsculas Uso de minúsculas Meses do ano, estações do ano, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais: janeiro; primavera; norte. [Nota: Excepto se estes nomes correspondem a uma região e são usados no seu valor absoluto – Vivo no Sul (por sul de Portugal) –, ou quando se usam as correspondentes abreviaturas.
56 Uso facultativo da minúscula e da maiúscula Dito e Feito, Porto Editora 56 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Uso facultativo da minúscula e da maiúscula Disciplinas escolares, cursos e domínios de saber: português ou Português Nomes de vias ou lugares públicos: Rua da Restauração ou rua da Restauração Formas de tratamento: Senhor Doutor ou senhor doutor Nomes de livros ou obras, excepto o primeiro elemento e os nomes próprios que se grafam com maiúscula inicial: O Retrato de Ricardina ou O retrato de Ricardina “Acordo Ortográfico”, in http://www.infopedia.pt/$acordo-ortografico Consultar: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/
57 E, para terminar, numa atitude de maior aproximação linguística… Dito e Feito, Porto Editora 57 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização E, para terminar, numa atitude de maior aproximação linguística…