Acervos digitais 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Advertisements

Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Hong Yuh Ching
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
Economia da Informação
Marfin sobre o Documentador;. Marfin sobre o Documentador;
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
E-ARQ Brasil: especificações técnicas e funcionais para sistemas confiáveis de gestão de documentos Fórum de documentos digitais Unicamp 21 de junho Campinas.
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
PROGRAMA INFRA-ESTRUTURA/ARQUIVOS. FAPESP - INVESTIMENTOS.
Empreendedorismo & Informática
O Programa 5’s na DBD/FMUSP
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
Desenvolvimento de aplicativos com base em modelo de requisitos e metadados Conselho da Justiça Federal 9/10/2007 Cláudia Piovesan Macedo.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Museu Histórico Bradesco: a memória como alicerce do conhecimento
Eixo 4. Apoio à Economia do Livro Biblioteca Digital Multimídia Eixo 4. Apoio à Economia do Livro Projeto Biblioteca Digital Multimídia.
Aula 6: Redes Sociais - (Facebook)
Aula 6 :Atividade prática de Digitalização de Documentos e Fotos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Ações de Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais da UNICAMP
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Caminhos para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Imobiliário
TABELA DE TEMPORALIDADE SEMINÁRIO DE VICE-PRESIDENTES
Monitoramento de logs e registros de sistemas
Local: Espaço dos Auditórios da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Av. Arlindo Bettio, 1000 Ermelino Matarazzo - São Paulo.
Faculdade Triângulo Mineiro - FTM
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
Políticas de Backup FATEC – Americana
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Características de um bom professor de biologia
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Aula Inaugural Biblioteca. Sistema integrados de Bibliotecas O sistema integrados das Bibliotecas da Mantenedora Soebras é composto pelas Bibliotecas.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
O ingresso na Universidade
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
Celebrating Teachers Day in 2023 Marcos Vono. Sobre mim... Eu não sou professor, mas, muitas vezes ajudo pessoas que querem aprender. Eu não sou pesquisador.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo
Agilidade de Processos com uma Integração Inteligente Vinicius Azevedo.
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Convergência Acervo impresso e digital na biblioteca híbrida
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Integrando Tecnologia nos Caminhos da Educação
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
PERSISTÊNCIA HISTÓRICA DE DADOS Quadro cognitivo V. 3.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
VI Congresso de Arquivologia do Mercosul1 Sistema Eletrônico de Arquivos Históricos da Unicamp Equipe Técnica SIARQ, CCUEC e AEL.
Documentos Eletrônicos
Introdução Através de manifestação formal e constatada a necessidade de uma gestão documental nos acervo pessoal e ou institucional do docente já desligados.
.AS TECNOLOGIAS EXISTENTES EM MINHA ESCOLA
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
DESIGN DIDÁTICO DIGITAL Profª Dra. Vani M. Kenski 2016 Grupo 2.
Transcrição da apresentação:

Acervos digitais 1

Humberto Celeste Innarelli Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas AEL/IFCH/UNICAMP Professor Associado da Faculdade de Tecnologia de Americana do Centro Estadual de Educação de Tecnológico Paula Souza FATEC-AM/CEETEPS Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo PPGCI/ECA/USP

Você já produziu documentos digitais? Você já gerenciou documentos digitais? Você faz a preservação documentos digitais?

Onde são produzidos os documentos digitais? Qual o papel da digitalização? E o documento convencional?

O que é o documento nato digital? O que é o documento digitalizado? E o documento híbrido?

Quem define as regras dos sistemas informatizados? Os sistemas informatizados geram documentos digitais? Os documentos digitais gerados pelos sistemas devem ser gerenciados?

Quem faz a gestão dos documentos digitais? Qual a influência dos arquivistas no desenvolvimento dos sistemas informatizados? Quem faz a gestão dos documentos digitais? Quem pensa na preservação dos documentos digitais?

Quais são os elementos básicos do documento digital? Nossos descendentes viverão em um mundo sem memória? Quais são os problemas dos documentos digitais?

Você já tentou abrir um documento que está em um disquete de 5 ¼”? E nos cartões perfurados? E em um CD ou DVD que está guardado há 5 anos?

Como produzir os documentos digitais? Como fazer a gestão dos documentos digitais? Como preservar os documentos digitais?

Os 10 mandamentos da preservação digital 11

Quais são os desafios para os profissionais de arquivo? Quem deve gerenciar os documentos digitais? E agora, o que vocês vão fazer?

Reflexão “Se a gestão do documento arquivístico digital continuar sob responsabilidade de profissionais das distintas áreas interessadas no desenvolvimento dos sistemas informatizados e dos profissionais da tecnologia da informação e comunicação, não teremos a preservação dos documentos arquivísticos digitais! O que teremos é um amontoado de informação, as quais, são desestruturadas, adulteradas e perdidas durante cada processos de migração tecnológica!” Innarelli (2010) 22/11/2011 13

Reflexão “Temos muito mais a discutir sobre documento digital antes de chegarmos a qualquer fórmula ou resultado, porém, é assustador imaginar que enquanto discutimos, muitos documentos foram e estão sendo perdidos” Innarelli (2003) 22/11/2011 14

Obrigado ... Humberto Celeste Innarelli humberto@unicamp.br @hinnarelli