Música...2:32 Gr.guerra...3:00 Neymar...2:47.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CORONELISMO, UM TIPO PARTICULAR DE CLIENTELISMO.
Advertisements

I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
O Império Romano.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Império Romano Turma:114 Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos
1 - Antecedentes: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de “novas.
Roma.
MARCOS As Parábolas do Reino.
MARCOS 6.30 A identidade de Jesus.
Imagem e Memória da República
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Prof. Everton da Silva Correa
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Sociologia
Regime Militar (1964 – 1985).
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
O GOVERNO LULA ( hoje).
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Prof. Everton da Silva Correa
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Profª Karina Oliveira Bezerra
Curso Direito à Memória e à Verdade
Vida privada romana: Gladiadores romanos.
Shows de Roger Waters no Brasil...4:12
Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta
Curso Direito à Memória e à Verdade
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – O REGIME AUTORITÁRIO
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Destacar o novo papel dos sindicatos nas reividicações salariais e sua luta por espaços mais democráticos. Objetivo da aula 1/12.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Curso Direito à Memória e à Verdade
 Apresentar o Brasil em perspectiva comparada, com os regimes ditatoriais na América Latina. Objetivo da aula 1/12.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Lucas Mazzocatto Mecânica I
Palavra de Vida Março de 2008.
Introdução à Questão Social
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
Mapa Físico da Europa.
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Tema da aula Grupo – Capítulo
Sociologia geral Introdução.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Roma História – Prof. Lisi 1° ano / 2014.
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
Sociologia Por quê?.
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
Revolução Russa Rússia.
O Império Romano.
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
Rolagem Automática Faixa 9 do CD “Botando a Boca no Trombone 1”
REGIME MILITAR NO BRASIL
Música...2:32.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
9º anos HISTÓRIA Prof. VALDIR
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
O apogeu da civilização romana (p. 203 – 217) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as principais conquistas dos plebeus após os conflitos com os.
MAPA MUNDI. A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. NO TERMO MAIS REMOTO.
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

Música...2:32 Gr.guerra...3:00 Neymar...2:47

é um termo que caracteriza uma situação de No Brasil, futebol é considerado uma “paixão nacional”. Na verdade, “paixão” é um termo que caracteriza uma situação de “romantismo” E este, foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Era uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um “nacionalismo” que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

Para Hegel, tal “romantismo” era capaz de gerar “alienação” (momentânea positiva), um processo essencial pelo qual a consciência ainda ingênua, convencida de que a realidade do mundo é independente dela mesma, chega a tornar-se consciência de si. Porém, Marx chama a atenção para o “permanente” estado de alienação que impediria a evolução social ... Inclusive alguns tipos de “alienação” são proibidos por lei...

Alienação parental ??? Lei 12.318 de 26 agosto 2010 http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/alienacao-parental-pode-resultar-em-perda-da-guarda-do-filho/2451691/ Alienação parental ??? Lei 12.318 de 26 agosto 2010 Virou até “novela”... ...7:53

“identificação de tal prática” A maior dificuldade é a “identificação de tal prática” nas famílias. Na sociedade, o tema é bastante “enemmente” interessante, inclusive envolvendo futebol...

(Enem 2012) Aqui é o país do futebol... 2:34 http://www.youtube.com/watch?v=wdzcOPeKYAM (Enem 2012) Aqui é o país do futebol... 2:34 Brasil está vazio na tarde de domingo, né? Olha o sambão, aqui é o país do futebol [...] No fundo desse país / Ao longo das avenidas / Nos campos de terra e grama / Brasil só é futebol / Nesses noventa minutos / De emoção e alegria / Esqueço a casa e o trabalho / A vida fica lá fora / Dinheiro fica lá fora / A cama fica lá fora / A mesa fica lá fora / Salário fica lá fora / A fome fica lá fora / A comida fica lá fora / A vida fica lá fora / E tudo fica lá fora SIMONAL, W. Aqui é o país do futebol. Disponível em: www.vagalume.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).

Na letra da canção Aqui é o país do futebol, de Wilson Simonal, o futebol, como elemento da cultura corporal de movimento e expressão da tradição nacional, é apresentado de forma crítica e emancipada devido ao fato de a) reforçar a relação entre o esporte futebol e o samba. b) ser apresentado como uma atividade de lazer. c) ser identificado com a alegria da população brasileira. d) promover a reflexão sobre a alienação provocada pelo futebol. e) ser associado ao desenvolvimento do país. d

No Brasil, é histórico associar futebol e alienação devido ao Tricampeonato do Brasil em 1970 estar ligado ao período de maior repressão da ditadura militar...

É bom lembrar que ... Em 1968, revoltas estudantis espalharam-se pelo mundo todo. Em 26 de junho de 1968, após a “Passeata dos Cem Mil”, membros da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) lançaram um carro-bomba contra o quartel-general do II Exército, em São Paulo. Um soldado morreu e seis ficaram feridos... A situação política agravou-se ainda mais em agosto, quando o deputado Márcio Moreira Alves recomendou, num discurso, que as moças se recusassem a dançar com cadetes em protesto contra o regime militar. O governo pediu licença ao Congresso Nacional para processar o deputado, mas o pedido foi negado. Costa e Silva convocou então o Conselho de Segurança Nacional e, no dia 13 de dezembro de 1968, editou o AI-5, que lhe dava poderes para fechar o Parlamento, cassar políticos e institucionalizar a repressão.

Entre agosto e outubro de 1969, assumiu uma “Junta Governativa Provisória”(2ª) Em outubro Médici (1969-74) assume e garantiu a popularidade... Através do Milagre econômico 1969 a 1973 ... Crescimento chegou a 14% aa. e Futebol 1970... “Pra frente Brasil”...4:30

d. (Enem) Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol. O General Médici falou em consistência moral. Sem isso, talvez a vitória nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, é vital na preparação espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidadãos deste grande país, cônscios de seu papel de representantes de seu povo. Foi a própria afirmação do valor do homem brasileiro, como salientou bem o presidente da República. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do país. (...) A realidade do Brasil é a explosão patriótica do povo ante a vitória na Copa. Danton Jobim. Última Hora, 23/6/1970 (com adaptações).

O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixão do povo: uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) Debruçado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: - Será que algum terrorista se aproveitou do delírio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima logo que o alemão apitou o fim do jogo? Rubem Braga. Última Hora, 25/6/1970 (com adaptações).

Avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do período histórico em que foram escritos. I. Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma explosão de alegria popular. II. Os dois textos salientam o momento político que o país atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato. III. À época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra seus opositores. É correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

Muitos historiadores consideram a Copa de 1970 como a Copa do pão e circo...

http://recantodaspalavras. com http://recantodaspalavras.com.br/2010/05/29/copa-do-mundo-o-circo-alienante-cad-o-po/ Médici adorava ser fotografado tendo um radinho de pilha junto a uma das orelhas para que o povo visse o quanto ele era um torcedor como outro qualquer. A única diferença é que ele gostava de dar pitacos e “pediu” a escalação de um jogador. Ao não ser atendido, o técnico caiu... (livro “Quem derrubou João Saldanha”, de Carlos Ferreira Vilarinho).

O Brasil ainda seria campeão em 1994 (4ª. Vez)... Ano em que Itamar elegeu FHC... Em 1998, Brasil perdeu na Copa para a Holanda, mas FHC foi reeleito com a intenção de fortalecer o “Real” que “teria” promovido a distribuição de renda... Para tentar denunciar tal situação no Brasil em 1999... G.Pensador => “Brazuca” ...4:11

http://www.infoescola.com/historia/politica-do-pao-e-circo/ É bom lembrar que... A política do Pão e circo (panem et circenses, latim), era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento. Vídeo divulgando em 2013...3:01

e. (Uepa 2012) A imagem acima nos remete à luta entre gladiadores e. (Uepa 2012) A imagem acima nos remete à luta entre gladiadores. Um jogo importante na composição da política do “pão-e-circo” instituída no Império Romano. Na arena, escravos se enfrentavam até a morte para o deleite dos espectadores. Neste contexto, a violência se transforma em espetáculo público, e nele se observa: a) a capacidade de articulação dos gladiadores para as revoltas contra a ordem estabelecida, da qual a luta dos gladiadores era a principal representação pública. b) o vínculo entre a morte de um gladiador na arena e a ascensão dos mártires cristãos ao Panteão Romano, como ato de regeneração social. c) o sentimento de remissão dos gladiadores pelas culpas das mortes causadas em suas lutas nos espaços públicos e privados. d) a inserção dos escravos nas esferas públicas após a conquista de vitórias consecutivas nas arenas. e) a diversão das camadas sociais mais afetadas pela política expansionista de Roma e pelo crescimento do número de escravos nas cidades.

c3. (Uel 2009) A expansão imperial romana resultou, a partir do século I d.C., na utilização do trabalho escravo em grande escala e no aumento significativo do número de plebeus desocupados, aos quais se juntaram levas de pequenos agricultores arruinados. Isso incrementou o êxodo rural e provocou o inchamento das cidades, especialmente de Roma. Para amenizar o problema social dessas massas, o Estado passou a dar-lhes subsídios. Esta política caracterizou-se pela distribuição de: a) Terras para os desocupados, caracterizando uma verdadeira reforma agrária, conhecida como a política agrária, de Licínio. b) Dinheiro para a aquisição de roupas e alimentos, combatendo a inflação que assolava a República, provocada pela política de Tucídides. c) Grãos a preços baixos e espetáculos públicos gratuitos, conhecida como política do pão e circo, de Augusto. d) Sementes, instrumentos agrícolas e escravos para o cultivo de terras na Sicília e no norte da África: a política de colonização, de Suetônio. e) Escravos para estimular a agricultura na Península Ibérica, conhecida como a política agrícola, de Cláudio.

A política do “pão e circo” é entendida como uma forma de alienação bastante critica por Marx e Durkheim. Apesar de grandes pensadores sobre tal tema. Atualmente discute-se sobre a influência de um filme de 2006...2:20 https://www.youtube.com/watch?v=E8XzibXYMWk

Abertura Copa Confederações 2013...1:06 Já virou realidade??? Abertura Copa Confederações 2013...1:06 http://globotv.globo.com/rede-globo/copa-das-confederacoes/v/presidente-dilma-e-vaiada-pelos-brasileiros-na-abertura-oficial-da-copa-das-confederacoes/2636744/ Em junho 2014, abertura... Dilma...2:55 http://globotv.globo.com/globonews/globonews-na-copa/v/presidente-dilma-rousseff-nao-faz-discurso-na-abertura-da-copa/3414496/

Para Hegel, o “romantismo” era capaz de gerar O confronto entre governo e oposicionistas tem gerado conflitos que além de gerar questionamentos sobre quem estaria alienando quem... Para Hegel, o “romantismo” era capaz de gerar “alienação” (momentânea positiva), Porém, Marx chama a atenção para o “permanente” estado de alienação... Que poderia gerar “anomia” (falta de coesão social e solidariedade) segundo Durkheim, ou combate-la??? Música...2:32 Neymar...2:47