HTTP Hypertext Transfer Protocol.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos Baseados na Web
Advertisements

Introdução à Internet.
Família tcp/ip Prof: Diovani Milhorim
Curso Informática Básica
Servidor de s e Protocolo SMTP
Engenharia de Software Alessandro Cruz Marcelo Brandão Theodoro Júnior
Internet Infra-estrutura
Programas Utilitários Básicos
Prof. Evandro Cantú, Dr. Eng. REDES DE COMPUTADORES.
Redes de Computadores 2 - Camada de Aplicação (HTTP) –
Internet: conceitos básicos
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Linux Servidor de Redes WEB Prof. Roberto Amaral.
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Capítulo 2: Camada de Aplicação
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Oficina de Pesquisa na Rede
Prof. Marco Aurelio N. Esteves
Internet Principais conceitos.
Tecnologias para Internet
TCP/IP básico e outros protocolos
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Protocolo HTTP e HTML Prof. Danton Cavalcanti Franco Junior
Aula 9 - Camada de aplicação
Redes de Computadores Camada de Aplicação.
Arquitecturas de extensão do servidor HTTP CGI | ISAPI : ASP, ASP.NET Programação na Internet Secção de Programação ISEL-DEETC-LEIC Luis Falcão -
Protocolo HTTP e Web Servers
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Hash HTTPS SSL Certificados.
Capítulo 2: Camada de Aplicação
Capítulo 2 – Camada de Aplicação
Histórico e conceitos básicos.
Protocolo HTTP Prof. André Rabelo.
Protocolo HTTP Protocolo de Transferência de Hipertexto
Cap. 2 – O nível aplicação 1ª Parte Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL.
Informática Instrumental
Programação WEB Variáveis Globais Get x Post Manipulação de Arquivos
Formulários HTML Jobson Ronan
Prof. Luís Sérgio Carvalho. Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém. Antivírus - Programa.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Criação de Páginas Web A Internet HTML Básico TIC 9º Ano
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Davidson Rodrigo Boccardo
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor
IIS Web Server.
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
Falso, HTTP usa TCP. 1) HTTP usa arquitetura cliente servidor, aceitando conexões UDP na porta 80.
Hypertext Transfer Protocol Equipe: Alan José de Moura Silva Filho (ajmsf) Cyrus Dias da Silva (cds) Dayse Danielle Soares da Rocha(ddsr) Elton Renan Magalhães.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
A Internet e Seu Impacto
Requisições e Respostas HTTP Prof. Leandro Luque.
Como é que a Internet funciona
Infra-Estrutura de Comunicação (IF678)
Infra-Estrutura de Comunicação (IF678)
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
Infra-Estrutura de Comunicação (IF678) Aula Prática 01 – CIn/UFPE Anália Lima Bruno Gentilini Eduardo Souza Ivan França.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
Servidor WEB IGOR ALVES. O protocolo HTTP 1990 surgimento da aplicação www Grande quantidade de informação que pode ser acessada por demanda Buscadores.
Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Maicon de Vargas Pereira.
Curso Superior em Redes de Computadores
Transcrição da apresentação:

HTTP Hypertext Transfer Protocol

Histórico (World Wide Web) Desenvolvido inicialmente em 1990 por Tim Bernes Lee no Laboratório de Física de partículas em CERN na Suíça; Permite recuperar documentos através de um sistema de navegação conhecido como “hipertexto“; Responsável pela “explosão” da Internet (curiosidade: em junho de 1993 existiam apenas 130 Websites)

URL, URI, URN “Recursos” são recuperados através de uma convenção de localização; Eventualmente, “resolução” envolve pesquisa em servidores DNS.

URI URI – Universal Resource Identifier. Conjunto de nomes ou endereços eletrônicos que formam uma cadeia de caracteres que referenciam uma determinada localização de um recurso na Internet. Também chamado Uniform Resource Identifier. Os URL’s e URN’s são tipos de URI’s

URL URL – Uniform Resource Locator, também referido como Universal Resource Locator. É uma espécie de identificador universal que define uma dada localização de um recurso na Internet. Um URL é um endereço Internet que informa ao utilizador como e onde se localiza um determinado “arquivo” na WWW. Um URL inclui não só o nome do “arquivo”, mas também o nome do servidor e a identificação da pasta em que este se encontra, bem como o protocolo necessário para recuperá-lo.

URN URN – Uniform Resource Name, também referido como Universal Resource Name/Number. Identificação independente e única de um recurso disponível na Internet. Um URN típico é o sistema ISBN para identificar individualmente os livros. ISBN 0-486-27557-4 (urn:isbn:0-486-27557-4) cita sem equívocos uma edição específica da obra de Shakespeare, "Romeu e Julieta" (Romeo and Juliet, em inglês). Para acessar esta objeto e ler o livro, é necessário obter a sua localização: o endereço URL. Um URL para este livro é um caminho de arquivos, como http://www.livroseletronicos/ingles/Shakespeare/romeoandjuliet.pdf, identificando o arquivo salvo em um servidor Web, no formato PDF. Então o propósito de URNs e URLs é o de serem complementares.

Anatomia de uma URL protocolo:// host.dominio[:porta] /recurso Exemplos: http://www.aulasderedes.com.br/aula1.htm file://c:\inetpub\wwwroot\default.htm

Protocolo HTTP Protocolo da camada de aplicação Modelo cliente/servidor cliente: browser que pede, recebe, “visualiza” objetos WWW servidor: servidor WWW envia objetos em resposta a pedidos HTTP/1.0: RFC 1945 HTTP/1.1: RFC 2068

HTTP (características) Usa serviço de transporte TCP; Cliente: estabelece conexão TCP (cria socket) ao servidor na porta 80; Servidor: aceita conexão TCP do cliente (“escuta” porta 80); Mensagens HTTP : mensagens do protocolo da camada de aplicação são trocadas entre browser (cliente HTTP) e servidor Web (servidor HTTP); Cada troca encerra conexão TCP; Não mantém estado.

Conexões persistentes x não persistentes HTTP/1.0; Servidor analisa pedido,responde e encerra a conexão TCP; 2 RTTs para trazer cada objeto (RTT = round trip time); Transferência de cada objeto; sofre “partida lenta” (TCPslow-start phase) ; PERSISTENTE default para HTTP/1.1;; Na mesma conexão TCP: servidor analisa pedido,responde, analisa novo pedido, ...; Cliente envia pedidos para todos objetos referenciados assim que recebe o HTML base; Menos RTTs e menos“partida lenta” ;

Formato da mensagem Tipos de Mensagem HTTP: Pedido: linha contendo método, recurso e versão linhas de cabeçalho (headers) linha em branco corpo GET /default.htm HTTP/1.1 Host: www.redes4.net Connection: close User-agent: Mozilla/4.0 (carriage return (CR), line feed (LF) adicionais)

Solicitação HTTP (formato Geral)

Métodos solicitação HTTP GET Recupera um recurso HEAD Recupera informações sobre um recurso POST Envia informações (“valores”) usando os campos de cabeçalho PUT Faz “upload” de um recurso DELETE Exclui um recurso

Formato da mensagem Tipos de Mensagem HTTP: Resposta Uma linha de status contendo : protocolo, código e frase de status linhas de cabeçalho (headers) linha em branco corpo HTTP/1.1 200 OK Connection: close Date: Thu, 06 Aug 1998 12:00:15 GMT Server: Apache/1.3.0 (Unix) Last-Modified: Mon, 22 Jun 1998 …... Content-Length: 6821 Content-Type: text/html   (dados dadosdados ... )

Códigos de resposta HTTP Retorno Descrição 1YZ Informação apenas 100 Continue 2YZ Resposta Positiva 200 OK 3YZ Redirecionamento para outra URL 301 Moved Permanently 4YZ Erros do Cliente 404 Not Found 5YZ Erros do Servidor 500 Server Error

Headers comuns Date Data e hora da resposta Host Identifica o domínio para qual foi feita a requisição, permite ao web server hospedar múltiplos sites sobre o mesmo IP. If-Modified-Since Permite recuperação condicional Expires Indica tempo para que o conteúdo seja considerado expirado Last-Modified Data da ultima alteração Content-Length Tamanho do “corpo da mensagem” em bytes