Nesses dias, enquanto preparava essa homilia, ouvi a conversa de um paroquiano pechinchando com a secretária sobre o dízimo... Queria estar em dia...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Advertisements

Palavra sem dono.
uma oportunidade perdida
Desnudos como Francisco de Assis digamos o “Pai Nosso”(Liszt)
Feliz Natal Envolto em panos.
Dar sem medida.
Dar sem medida.
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Algo mais.
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
A Caminho de Jerusalém.
Senhor, que eu veja.
Sal e Luz.
Tome a sua Cruz.
Apresentação do Senhor
A Porta estreita.
Uma Morada para o Senhor
Caminho Verdade Vida.
Nos domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação iniciada.
Senhor, a quem nós iremos? Só tu tens palavras de vida eterna...
veio morar no meio de nós
Confiantes no Pai.
A VIDA venceu a morte.
Vimos uma Estrela.
Eu quero ver.
Igreja-Mãe.
O Chamado.
A Quem iremos?.
A Missão "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"
O Banquete e os Convidados
Juiz ou Salvador?.
A Liturgia desse domingo deseja preparar os cristãos
A Comunidade.
Finados.
"Vai evangelizar" A Missão.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Pescadores de homens.
Retorno da Missão.
O Chamado.
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
A Voz de Deus.
Teus pecados estão perdoados
O seguimento de Jesus.
Seguimento de Jesus.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
O Fariseu O Fariseu e o Publicano.
O Caminho, a Verdade e a Vida
Fé Vigilante Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar.
A Lei.
Marta e Maria.
Hoje se fala muito da FOME no mundo. Quem não viu imagens de pessoas famintas, que mais parecem cadáveres ambulantes. Deus nos convida a PARTILHAR o.
Palavra sem dono.
A Primeira pedra.
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
"Quem vos recebe, a mim recebe" A Liturgia de hoje reflete alguns aspectos do DISCIPULADO. Discípulo é todo aquele que, pelo Batismo, se identifica com.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Todos nós desejamos segurança, felicidade... Mas onde a podemos encontrar? - Muitos a procuram nas COISAS, nos bens terrenos e, para isso, se dedicam.
A Liturgia nos convida a refletir sobre o sentido da "LEI". Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe a sua "Lei"
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
Uma Estrela.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
Tema do 28º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos que.
Neste último Domingo do Ano Litúrgico, concluímos a caminhada como "discípulos" proclamando CRISTO, REI DO UNIVERSO. Hoje comemoramos também o Dia do.
O Tesouro A Liturgia deste domingo nos convida a refletir nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. As leituras nos ajudam a escolher.
O Chamado.
Transcrição da apresentação:

Nesses dias, enquanto preparava essa homilia, ouvi a conversa de um paroquiano pechinchando com a secretária sobre o dízimo... Queria estar em dia... mas com o mínimo... Creio que é a realidade de muitos cristãos: foram educados numa religião do mínimo: confessar uma vez por ano, comungar só pela páscoa, uma missa aos domingos...

E a Liturgia de hoje nos lembra que devemos escolher sempre o melhor, desejar sempre ALGO MAIS: A 1ª Leitura, fala da escolha feita por SALOMÃO: (Sb 7,7-11) - Recém coroado, o jovem Rei vai oferecer um sacrifício a Deus. - Deus, satisfeito, lhe diz: "Pede-me o que queres... e eu te darei..." - Salomão: "Sou um adolescente... dai-me um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o Bem e o Mal..."

- O pedido agradou a Deus: "Já que não pediste nem vida longa, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim inteligência para governar meu povo... vou te dar o que pedes... e também o que não pediste..." Salomão escolheu a SABEDORIA como Bem maior, preferível ao poder e às riquezas...

A 2ª Leitura convida-nos a acolher a PALAVRA DE DEUS. (Hb 4,12-13) "Ela é viva, eficaz e mais penetrante de qualquer espada de dois gumes". Ela ajuda a discernir o bem e o mal e a fazer a escolha certa. O Evangelho, narra a escolha do JOVEM RICO: (Mc 10,17-30 )

- Jesus está a caminho, ensinando aos discípulos as exigências do Reino e as condições para integrar a comunidade messiânica. - Um jovem ajoelha-se diante de Jesus e pergunta: "Que devo fazer para conseguir a vida eterna?" - Inicialmente, Jesus lhe propõe os Mandamentos. O Jovem responde que já observa tudo isso... Ele quer algo mais... - Então Jesus o olha com amor, porque de fato praticava... e "queria mais".

"Convida-o" a integrar a comunidade do Reino, apontando o caminho:. Desfazer-se dos bens terrenos;. Partilhar com os irmãos mais pobres.. Seguir Jesus no seu caminho de amor e entrega. - Era o "algo mais" que lhe faltava para passar da vivência tradicional da religião, para uma vivência mais generosa. Mas o Jovem prefere a riqueza e recusa o "convite" de Jesus. Não tem coragem de dar um passo a mais... e RETIRA-SE TRISTE...

- Jesus comenta: "Como é difícil a um rico entrar no Reino de Deus!" * A reação do Jovem rico evidencia um fato: A riqueza pode ser um obstáculo no caminho do Reino, quando ela se torna a nossa segurança e seguramos só para nós. O "caminho do Reino" dever ser um caminho a ser percorrido no amor, na solidariedade, no serviço, na partilha, na verdade, no dom da vida aos irmãos...

- E os Apóstolos não perderam a oportunidade: "E nós que deixamos tudo?" - Jesus garante: "Vocês terão recompensa em bens e... perseguições... e a vida eterna..." Quem é esse Jovem? Posso ser eu. Pode ser você... São muitas pessoas que observam os Mandamentos e até "desejariam fazer mais"...

Mas quando Deus pede algo mais... elas se retiram tristes, porque estão apegadas a muitas coisas, que amarram o seu coração e impedem de dar esse passo a mais. Estão satisfeitas apenas com o "mínimo" necessário... * E nós nos satisfazemos como o mínimo... ou procuramos oferecer "algo mais"?

Cristo nos dirige ainda hoje o mesmo convite: "Vai e vende TUDO... dá aos pobres... e depois me segue". * Todos nós temos alguma coisa para vender... Quais são as "riquezas", que devemos "vender" que tornam o nosso coração materializado e insensível às coisas de Deus. - Será que Cristo nos olha "com amor" porque vê a nossa generosidade? ou nós "nos afastamos tristes" porque não damos esse algo mais?

- Quantos pobres estão à espera de nossa oferta!... Pobres da palavra de Deus, de conforto, de entusiasmo, de orientação, educação... instrução religiosa... E nesse mês de outubro, dedicado às missões, a Igreja nos lembra que todos devemos nos sentir responsáveis pelas missões. Devemos distribuir as riquezas espirituais e materiais que possuímos, também aos que ainda vivem na miséria religiosa e social.

Cristo ainda HOJE continua a convidar: "Vai e vende tudo o que tens... e dá aos pobres... e depois vem e segue-me..." Ele continua nos "olhando com amor"... Ele conta com cada um de nós !... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Como o Cervo Melodia espanhola Arr.: F Gil Pozoco Acesse o Endereço: