A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dar sem medida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dar sem medida."— Transcrição da apresentação:

1 Dar sem medida

2 A Liturgia de hoje nos fala do Culto que agrada a Deus.
Não são as celebrações grandiosas e solenes, mas a atitude permanente de entrega a Deus e aos irmãos. As Leituras bíblicas mostram o espírito com que devemos fazer as nossas OFERTAS Na 1ª Leitura, temos o Exemplo da viúva de Sarepta. (1 Rs 17,10-16) O povo vivia numa época difícil de seca e fome.

3 O Profeta Elias chega à cidade de Sarepta, morto de fome e sede.
Encontra uma viúva a quem lhe pede água e pão. - Ela dispunha só de um punhado de farinha e um pouco de azeite... Ela oferece tudo o que tem e Deus abençoa a sua generosidade: proporciona alimento, para ela e para o filho, durante todo o tempo da seca. * Deus não abandona quem dá com alegria. A generosidade, a partilha e a solidariedade não empobrecem, pelo contrário, são geradoras de vida.

4 Jesus censura o gesto dos fariseus e louva a GENEROSIDADE da viúva.
A 2ª Leitura nos apresenta o Exemplo de Cristo, o Sumo Sacerdote, que se doa inteiramente pela salvação da Humanidade. (He 9,24-28) No Evangelho, vemos o Exemplo de outra viúva. (Mc 12,38-44) Jesus senta-se perto da caixa de esmolas no templo e observa: - Uma pobre viúva oferece discretamente duas moedinhas; - Gente importante dá grandes quantias solenemente... Jesus censura o gesto dos fariseus e louva a GENEROSIDADE da viúva.

5 A oferta da viúva era pequena, mas era tudo o que ela tinha.
Deus não calcula a quantia, mas o amor com que damos. Duas viúvas, simples e humildes, revelam a grandiosidade dos pequenos gestos. A hospitalidade da primeira é compensada pelo milagre e a humilde generosidade da segunda merece de Jesus um grande elogio.

6 + Hoje o que Jesus enxergaria em nossas igrejas?
- A que grupo nós pertenceríamos? - Quais as pessoas que mais oferecem na comunidade? O Padre, os ministros, os animadores das pastorais? É difícil responder... Mas eu tenho a certeza, que muitas pessoas humildes, silenciosas, muito ocupadas, oferecem à comunidade um serviço semelhante à oferta da viúva: oferecem com sacrifício TUDO o que podem...

7 De nossas OFERTAS, o que teria a dizer?
São ofertas generosas, dadas com alegria, num gesto de amor e de fé? Partilhamos nosso tempo, nossos conhecimentos, nossa alegria, nosso sorriso. E o nosso DÍZIMO? É uma oferta generosa para retribuir a Deus o muito que recebemos? Ou apenas nos lembramos quando precisamos de um serviço da comunidade, dando a idéia que é uma taxa para comprar algum sacramento?

8 - A Bíblia, nos lembra que Deus, embora Criador de todo o universo,
sempre quer e exige ofertas dos homens. - Assim já nas primeiras páginas da Bíblia, encontramos os homens oferecendo em sacrifício as primícias dos trabalhos, como homenagem de gratidão a Deus. Encontramos: Abel e Caim oferecendo um sacrifício a Deus. (Gn 4) Deus aceitou o de Abel e rejeitou o de Caim...

9 - Será que ainda hoje há gente, que continua enganando?
- No Antigo Testamento: tinham o DÍZIMO... - Os Primeiros cristãos: punham todos os bens em comum... - A Igreja retomou o Dízimo, como um dos PRECEITOS, que nossos católicos esquecem com muita facilidade. O costume do dízimo foi introduzido por Deus. No Livro de Malaquias, Deus se queixa de quem o "enganava", por não pagar "integralmente". (Ml 3,6-10) - Será que ainda hoje há gente, que continua enganando?

10 QUANTO se deve dar? Deus não dá uma taxa fixa. Deixa a critério de nossa generosidade. - Entre os Antigos, dava-se o Dízimo (10%), - atualmente muitos cristãos dão o Centésimo (1%) da renda familiar, - outros o correspondente a um dia de trabalho por mês. Deve ser uma OFERTA, não apenas uma esmola insignificante... No Evangelho, a pobre viúva não pôs muito, mas deu tudo o que tinha, e com alegria.

11 Se a lei foi esquecida, o certo não é continuar assim.
Dízimo não é doação apenas de dinheiro. Podemos dar também o nosso tempo, em favor da comunidade... Tudo pode ser feito com gestos simples, como o da viúva... - Como partilhamos o que somos e temos? Se a lei foi esquecida, o certo não é continuar assim. A Escritura nos garante: "Deus ama a quem dá com alegria". (2Cor 9,7) Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

12 Nelso Geraldo Ferronatto
MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Sabes Senhor / CF1976 Lindbergh Pires COMEP Hoje: domingo, 26 de março de 2017 as 06:25:26 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço:


Carregar ppt "Dar sem medida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google