O Macaco Nu – Cap 01 / Origens

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
Advertisements

No princípio Deus criou o céu e a terra…
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline.
Ecologia.
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
~ , `.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
Transição do estado infantil para o adulto: crise
Nutrição na Adolescência
Os nossos amigos golfinhos
Alimentos e a Evolução Humana
A RELAÇÃO HOMEM NATUREZA
Prof. Alexandre S. Osório
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem
HARPIA HARPYJA.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
Filo Chordata (Cordados)
Professora: Roberta Fontoura
AS ORIGENS DO SER HUMANO
Vida na terra, qual a origem?
Comportamento dos animais quando capturam ou colhem alimento
Pré-História As etapas da evolução humana
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
Peixes Anfíbios Répteis
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Cultura,lingua e comunicação UFCD 2
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
O Processo de Socialização - Crianças Selvagens
Substâncias inorgânicas:
A Origem do ser humano.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Tendências evolutivas
Evolução.
Répteis Características.
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 02
Revisão Avaliação Mensal de Ciências
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
Como se reproduzem os animais?
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
GRUPOS NA PERSONALIDADE
ESCORPIÃO-PRETO Bothriurus sp.
Aula 3. Interação entre organismos
filogénese e ontogénese
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
MOTIVAÇÃO PPB.
Plano de aula Aluno: Sebastião Afonso Serie: 2° ano
Introdução à Biologia.
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
O Espaço Geográfico Rural
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
Ufrgs Bict Disciplina de Fundamentos de Ecologia A Fatores Ecológicos
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Onça-pintada.
Diversidade nos animais
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Transcrição da apresentação:

O Macaco Nu – Cap 01 / Origens

192 espécies de primatas e símios pele praticamente sem pêlos Origens 192 espécies de primatas e símios pele praticamente sem pêlos

Origens Mamíferos: conservam uma temperatura corporal elevada e constante Instrumentos de regulação da temperatura: revestimento piloso (evitar perdas de calor)

Origens Macaco pelado: único mamífero sem pêlos Desaparecimento dos dinosauros (grandes répteis) ------ mamíferos (insetívoros)

Origens Macaco com pêlos (1) X macaco sem pêlos (2): (2) – melhor visão, olhos para frente da face e mãos que agarravam melhor. Desenvolvimento cerebral - Vida terrestre: competição com herbívoros e carnívoros (redutos florestais reduzidos)

Origens Vida terrestre (princípio): raízes colhidas no solo = maior custo de vida / agarrar e desenterrar Proteínas animais Vantagem cerebral + organização social + corpo ereto + mãos desenvolvidas para empunhar armas Técnicas de casa: armas + cooperação social

Origens Vida terrestre (princípio): nômades… Fogo, estoque de alimentos, abrigos artificiais Evolução do corpo e também do comportamento Partilha da comida --- cooperação social

Origens Carnívoros: preocupação com alimentação das crias Macaco pelado - sentido da visão melhor: olhos preparados para captar pormenores estáticos

Origens Primatas: não foram projetados para matar mãos boas para agarrar, mas não para dilacerar ou ferir mandíbulas e dentes fortes Batalha ganha com a cabeça e não com os músculos

Origens Desenvolvimento cerebral: até mais ou menos 23 anos de idade Infância mais longa: maiores oportunidades de aprendizagem com os adultos Neotonia: preservação de caracteres juvenis ou infantis

Origens Carnívoros: ação de matar separada da ação de comer O ato de comer é tão retardado que o matar em si se constitui em uma recompensa

Origens Macaco sem pêlos + residência fixa +pulgas Papel de cada sexo diferenciado Necessidade de comunicação e cooperação Mudanças biológicas + culturais Cultura = progressos tecnológicos

Origens Desaparecimento dos pêlos? Teorias falaciosas: 1) ausência de pêlos como aspecto da neotonia (recém-nascidos com corpo pelado como os chimpanzés)… no entanto, a neotonia envolve o retardamento de mecanismos de desenvolvimento

Origens Desaparecimento dos pêlos? Teorias falaciosas: 2) Abandono da vida nômade + abrigo fixo: parasitas (doenças)… não se aplica a outros mamíferos com pêlos.

Origens Desaparecimento dos pêlos? Teorias falaciosas: 3) Hábitos alimentares (sujar o revestimento piloso / doenças). Provavelmente utilizaram instrumentos para limpar os pêlos e esfolar a caça.

Origens Desaparecimento dos pêlos? Teorias falaciosas: 4) Uso do fogo para se aquecer durante à noite. Pêlo desnecessário durante o dia quando as temperaturas são mais altas.

Origens Desaparecimento dos pêlos? Teorias falaciosas: 5) Alimentos mais abundantes no mar. Teoria aquática.

Origens Desaparecimento dos pêlos? Teorias falaciosas: 6) Ausência de pêlos: equipamento sexual. Macaca sem pêlos mais atraente.

Teoria mais aceita: mecanismo de esfriamento Origens Teoria mais aceita: mecanismo de esfriamento

Questões de revisão 1) Quando o macaco com pêlos passou a viver na superfície (tornando-se macaco pelado) em função de uma dramática mudança ambiental, importantes mudanças físicas e comportamentais foram selecionadas e mantidas. Anatomicamente, por exemplo, os olhos deslocaram-se para frente, possibilitando uma melhor discriminação visual (sensibilidade a objetos estáticos). Cite outras mudanças anatômicas / fisiológicas e comportamentais. Qual delas foi certamente a mais importante para que esses primatas se tornassem mais complexos e diferenciados de outras espécies de organismos?

Questões de revisão 2) Por que o macaco pelado se tornou um assassino? Por que o ambiente selecionou tal característica? Por que a própria ação de matar teria se tornado mais reforçadora do que o comer? Que recursos foram necessários para que esse primata sobrevivesse?

Questões de revisão 3) Quando o macaco com pêlos foi para a superfície, ele perdeu seus pêlos? Quando ele se tornou macaco pelado, por que isso aconteceu? Qual seria a função dos pêlos antes da vida na superfície? E qual seria o substituto funcional dos pêlos na superfície? Como esse macaco mais primitivo (com pêlos) sobrevivia naquela floresta densa? Por que o ambiente modelou repertórios comportamentais tão complexos no macaco pelado da superfície? Em que condição, o nível de seleção cultural do Catania (1999) estaria presente (macaco da floresta ou macaco da superfície) e por quê?

Questões de revisão 4) Sobre o macaco pelado da superfície, como se dava a relação entre macho e fêmea? Qual era o papel de cada um? Qual era a vantagem de se cuidar das crias (filhotes)?