Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Como criar avisos de revista científica e pesquisa
Orientação – acesso ambiente virtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
Moodle para Professores
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Programa Intel® Educar
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE FECHADA.
Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino on-line, e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source.. O contexto.
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
Ministério da Saúde CGSI/DRAC/SAS FÓRUM de DISCUSSÃO
Cadastro sistema acadêmico UFF IDUFF Passo a passo
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Ferramenta de ensino on-line
Tutorial de Acesso ao Moodle QI
Tutorial da Plataforma MOODLE
Nesse manual abordaremos de forma resumida como proceder para a autorização de uma guia, seja ela de Consulta, SP/SADT ou Internação.
Tela Inicial / Usuários Nesta página é possível visualizar os usuários e grupos. Por padrão o sistema tem dois grupos: admin (que são para os administradores.
Plataforma moodle e aulas do mediatizado
Ensino Recorrente Mediatizado Enquadramento: Regulamento Interno – Artigo 70º Portaria nº 18/2010 de 17 de Fevereiro de 2010.
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Plataforma de Ensino a Distância
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
TUTORIAL (Acadêmicos)
Compras – Cadastro de Cotação de Produtos
IT-Academy. Faculdade de Computação e Informática – MS IT Academy Certificações Microsoft –Microsoft Certified Professional : MCP –Microsoft Certified.
Instituto SOS Professor
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Acrescentar um Envio de Arquivo Único Permite criar uma atividade para os alunos enviarem trabalhos, com prazo final, nota, tamanho de arquivo, etc.
Passo a passo para a sua adesão ao Incentivo É Contigo 2013
Tutorial Sistema Igrejashow Índice 1.Acessando o Painel de ControleAcessando o Painel de Controle 2.Conhecendo o SistemaConhecendo o Sistema 3.Conhecendo.
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Objetivo Ao final deste treinamento serão capazes de:
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
ADVOCA Solução Jurídica
Moodle Residência Agrária Utilizando as ferramentas Prof. Liziany Müller Andréia Lima.
Manual do MOODLE Elaboração
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA – RE MATEMÁTICA
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Tutorial de Criação de Edições e Publicação Bem-vindo ao tutorial para EDITORES do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado.
Após a carregar a página, digite seu usuário e senha, disponibilizado pela SERAC ou pelo Setor de TI, caso tenha recebido o treinamento presencial. Clique.
MOODLE UNIFEOB.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
TutorialAneiBrasil Um passo-a-passo de acesso ao site e aos cursos.
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Manual Paciente Virtual para Aluno. Nessa parte do manual será apresentado ao usuário (Administrador) como realizar login com o perfil de administrador.
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
PLATAFORMA MOODLE: EAD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
© Todos os direitos reservados para Icatu Seguros S/A Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida de nenhuma.
Roteiro para acesso aos cursos EAD da SEFAZ/MS
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Tutorial do AEP – Apoio ao Ensino Presencial Alunos
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância Versão para o Professor Módulo 1

Um forte abraço em todos, boa leitura e boa aula! Caríssimos colegas, Apresentamos o Manual de Utilização do Moodle, a plataforma web de ensino a distância utilizada por todos os níveis de ensino da Faculdade Redentor. Ensino a distância não significa ensino distante, e sim prover o aluno de instrumentos extra-classe de estudos, avaliação e de interação com o docente e seus colegas de turma. Este manual é o primeiro passo para orientar o trabalho de todos os professores que acreditaram na utilização das ferramentas de ensino a distância que a Faculdade Redentor está adotando. Este manual foi desenvolvido para esclarecer como solicitar ajuda ao suporte técnico da Faculdade e como configurar individualmente o ambiente. O Moodle é a plataforma web de ensino a distância preferida por instituições de ensino em todo o planeta. As ferramentas que apoiam o professor em sala estão evoluindo e certamente esta evolução é apenas para nos acompanhar. Estamos à disposição para qualquer ajuda no email pos.suporte@redentor.edu.br Um forte abraço em todos, boa leitura e boa aula! Suporte Técnico Faculdade Redentor

O que é Moodle ? É um pacote de softwares pra produzir disciplinas baseadas na Internet e sites da Web, sendo possível disponibilizar on-line vários recursos e atividade. O nome do sistema vem de: Modular-Object-Oriented Dynamic Learning Enviornment Ele permite basicamente: Gerar e disponibilizar conteúdos, aulas e atividades; Diferentes formas de interação - Definição, execução e controle de atividades e projetos. O Moodle tem uma extensa e diversa comunidade de utilizadores com cerca de 200.000 usuários cadastrados, que falam mais de 75 línguas em 175 países (dados de 16/10/07).

Menu Tela inicial do Sistema..........................................................................................................05 Cadastramento de novo usuário...........................................................................................06 Confirmação de e-mail do usuário........................................................................................07 Tela Inicial do Ambiente Extra-classe...................................................................................09 Editando o Perfil....................................................................................................................11 Acessar um curso específico................................................................................................14 Tela inicial para o professo...................................................................................................17 Enviar material para o aluno.................................................................................................18 Criando avaliações para o aluno...........................................................................................21 Corrigindo atividades ou provas............................................................................................23 Enviar material para o aluno..................................................................................................24 Como criar uma sala de chat.................................................................................................28 Grupos de Discussão.............................................................................................................35

Esta é a tela inicial da Plataforma de Ensino a Distância - Moodle da Faculdade Redentor, para acessá-la basta digitar o seguinte endereço: http://www.moodle.redentor.edu.br Se já for cadastrado, entre com o seu login e senha. Caso ainda não tenha se cadastrado, clique no botão “Cadastramento de Usuários”

Esta é a tela de “Cadastramento de Usuários”, basta preencher os dados corretamente e clicar em “Cadastrar este novo usuário”. Em seguida, você receberá um e-mail de confirmação

Assim que receber o e-mail de confirmação de cadastramento de novo usuário, clique no link indicado na mensagem para confirmar o cadastro. Você será redirecionado para Ambiente Extra-Classe

Esta é a tela de confirmação dentro do ambiente Extra-Classe, nela você poderá ver o nome cadastrado. Para continuar, clique no botão “Cursos” para ir a página inicial do Moodle.

Esta é a tela inicial do Ambiente Extra-Classe, nela você poderá ver a lista de todos os Cursos disponíveis, assim como as cidades onde estão sendo ministrados.

Para editar seu perfil no Ambiente Moodle é necessário clicar no nome cadastrado como indicado abaixo:

Na tela de edição de Perfil, clicando no link “editar perfil”, é possível: Adicionar Foto; Editar o nome; Editar o e-mail; Editar Descrição Editar Cidade e Estado [veja a imagem na próxima página]

Novamente na tela de edição de Perfil, é possível ir para a tela principal do Moodle clicando no link “Ambiente Extra-Classe”, onde terá a relação de todos os Cursos disponíveis.

Para acessar um curso específico, basta clicar em cima do curso desejado. Visitantes podem entrar neste curso (livre para acesso) Este curso tem um código de inscrição (é necessário uma senha fornecida pelo professor ou diretor do curso) Ao escolher um curso pela primeira vez, você será direcionado para a tela de acesso ao curso

Quando acessar pela primeira vez um curso fechado ( ) é necessário digitar o código de inscrição, fornecido pelo professor ou diretor do curso, e depois clicar no botão “Faça a minha inscrição neste curso”. Após feita a inscrição, o professor tem acesso como aluno. Para modificar a condição de acesso é necessário enviar um e-mail de solicitação para o suporte: pos.suporte@redentor.edu.br, informando os dados e curso desejado, para seja confirmado junto à direção da FacRedentor. Após a troca de status, o professor já terá privilégios para editar material dentro do curso.

Esta deverá ser a tela padrão inicial do curso, no caso, esta é a tela do Curso de Política Social. Assim que o professor por autorizado pelo suporte, já poderá editar o conteúdo assim como publicar material, aplicar questionários, enviar prova e receber material dos alunos

Esta é a tela inicial para o professor Esta é a tela inicial para o professor. Nela podemos ver no menu da esquerda as opções do curso. -Participantes: lista dos participantes do curso; -Fóruns: é possível participar ou criar novos; -Arquivos: enviar arquivos para armazenamento; No Centro podemos ver a descrição do curso, o fórum principal e as caixas de conteúdo (em destaque) No menu da direita temos os tópicos de notícias, eventos e atividades recentes.

Para enviar material para o curso é necessário clicar no link “Ativar Edição”

Nesta área do site, o professor pode editar os tópicos clicando em “Acrescentar Atividade”. Editar Sumário (texto relativo ao tópico); Ocultar ou revelar tópico Mover o tópico, para baixo ou para cima

Acrescentar Atividade Lição - criar prova para o aluno com possibilidade de tempo, número de questões e prazo final para resposta. Questionário - avaliação de pergunta e resposta. Envio de Arquivo Único - criar tópico para solicitar material, tarefa ou atividade ao aluno, com data de entrega pré-definida entre outras funções.

Acrescentar uma nova lição Permite criar avaliações com tempo definido, data de entrega entre outras opções.