Na Roma Antiga era assim:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dar atenção especial à família,
Advertisements

“O Chamado de Deus”..
São Joaquim e Santa Ana Pais de Nossa Senhora.
Temos nós o direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer?
Relacionamento em Casal
CLICK José namorava há oito meses uma moça levada e inconstante. Ela era linda e ele estava completamente apaixonado. Num dia qualquer, ela resolveu.
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
O desafio da incerteza F A L M A I Í Daniela Mello Lydia Valentini.
Pais com limites, Filhos com limites
Elaborado por Prof. Marcelo Rocha Contin
Escola Básica 2/3 Manuel de Figueiredo Ano lectivo: 2008/2009
TEMA: O TESTEMUNHO DO SERVO DO SENHOR
S. Valentim Andreia Daniel Nº4 6ºC.
Valentine’s Day.
As Diferenças entre Homens e Mulheres
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Homem esperto + Mulher esperta = Romance
Se não estivesse tão fora de moda,
1º de Maio, São José Operário
O Dia De São Valentim….
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
Amor com Amor se paga.
Limites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores e com o esforço de abolirmos os abusos.
1º de Maio, São José Operário
São José, Esposo de Maria e
Jesus curou espiritual e emocionalmente, além de fisicamente. O discípulo tem um ministério para com os doentes.
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
Clique para passagem de slides
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
Desenvolvimento 1. Por que homens e mulheres fecham os ouvidos aos conselhos de parentes, amigos e servos do Senhor? LA, 61 amigos e servos do Senhor?
CASADOS...  .
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
O Sol e a Lua.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Islamismo Islamismo.
Lenda chinesa Lili e a sogra.
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
COMO DECIDIR COM QUEM CASAR? (Perguntas feitas a crianças)
GABRIEL Há muitos, muitos anos, numa vila verdejante e acolhedora do concelho da Póvoa de Lanhoso, Gabriel, um menino de olhos azuis da cor do mar, vivia.
A disposição de um Pai Mateus
Dia Internacional do Amor Valentine`s Day.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
O casamento de Isaque e Rebeca
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
O perigo de perder a si próprio
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
Entraram todos com seus bilhetes e maletas, correndo pelos corredores. De repente, sem querer, um dos vendedores tropeçou em uma mesa na qual havia uma.
Desenvolvimento 1. Em que momento marido e mulher começam a conhecer o caráter mutuamente? LA, 105 mutuamente? LA, 105 Ao enfrentar o recém-casado par.
ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA?
Maria a escolhida de Deus
Mês de Maio, Mês de Maria, Mês das Mães
Catequese 9 Maria, a mulher do “Sim”.
All rights reserved Se não estivesse tão fora de moda, eu iria falar de "Amor”… Se não estivesse tão fora de moda, eu iria falar de "Amor”… Daquele amor.
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
Adolescência: Conflito entre gerações
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Esposa admirável e dois filhos queridos.
Naquele silêncio, cheio de mormaço de
PARA PARAR E PENSAR.
“JOHANNA MARIA EM RIMAS E MELODIAS”
Faça você prime iro. A sobrecarregada enfermeira viu o jovem entrar no quarto e, inclinando- se, disse alto ao paciente idoso, – Seu filho está aqui…
CASADOS E FELIZES.
"Não o que eu quero, porém o que tu queres." (Mc 14, 36) P Jesus nos ensina que o Pai tem um plano de amor para cada um de nós, que Ele nos ama com um.
Uma carta ao Pai (e à Mãe no) Natal
Transcrição da apresentação:

Na Roma Antiga era assim: As idades mínimas para casar encontravam-se relacionadas com o atingir da puberdade . No caso dos homens, esta idade estava fixada aos 14 anos e nas mulheres aos 12 anos. Na prática, era raro um homem casar antes dos 30 anos. No tocante às mulheres, procurava-se aguardar os 14, 15 anos. Era socialmente aceite o casamento de um homem com uma mulher com idade para ser sua filha ou neta; já o contrário não era tão bem visto.

Casar quando ainda não se tinha completado o processo de desenvolvimento físico implicou para muitas jovens romanas a morte prematura durante o parto ou por complicações a este associadas. As mulheres das classes menos abastadas casavam em geral mais tarde, dado que não lhes era tão fácil arranjar o dote necessário. Os pais poderiam prometer os filhos em casamento aos 7 anos de idade.

Nos dias de hoje muitas culturas ainda são deste modo, como por exemplo, as que vou apresentar de seguida

A mulher Na Índia, o papel da mulher é mais dirigido para uma vertente familiar, para o casamento, e esforça-se para ser uma boa esposa e boa mãe. No entanto, não é fácil viver num país cheio de crenças, superstições e rituais…

Namoro e Casamento

Na sociedade indiana são os pais que escolhem a noiva para os filhos, que não tem direito a exercer a sua vontade de decisão. Mais de 90% dos casamentos são realizados sem nenhum período de namoro. É bastante frequente que o noivo e a noiva, no dia do casamento, estejam a ver-se apenas pela segunda vez na vida. Durante séculos, os casamentos arranjados tem sido a tradição na sociedade indiana. Ainda hoje, a grande maioria dos indianos têm os seus casamentos planeados pelos pais, familiares e outros da membros da família, respeitados por todos.

Era exigido o dote que acreditavam que fosse a melhor maneira de proteger uma mulher de sofrer abusos ou maus tratos pelo marido. O uso de um dote era combinado com um preço de noiva. Na Índia, o casamento é considerado como para toda a vida e a taxa de divórcio é extremamente baixa.

Na mulher muçulmana: É a família do noivo que procura uma noiva que considere adequada ao noivo. Um casamento muçulmano é uma espécie de contrato entre o homem e a mulher e o seu guardião. Este contrato implica o pagamento de um valor, valor esse acordado pelas duas partes e pago pelo noivo na altura em que o contrato é feito. Este pagamento pode nem sempre ocorrer, caso as duas partes o decidam eliminar.

A noiva nem sempre está presente quando o contrato é feito, embora o seu pai ou guardião esteja presente. Caso a noiva não esteja presente, duas testemunhas perguntam à noiva se dá ao seu representante poderes para celebrar o contracto e se concorda com a quantia paga. A oferta do casamento é feita pelo pai da noiva, ou pelo seu guardião. Segue-se uma aceitação feita pelo noivo, na presença de duas testemunhas muçulmanas. A noiva tem direito a receber a quantia referente ao contrato e fazer dela o que bem entender. O valor recebido poderá ser em dinheiro ou em géneros, e deverá ser especificada antes do noivo a dar à noiva.

A mulher chinesa: A menina, é destinada a se casar pouco importa se gostar ou não, se for amada ou desrespeitada pelo marido. O divórcio ou separação está fora de discussão. Uma vez casada, ela está casada para sempre e pertence à família do marido, exactamente como na sociedade feudal. Ela deve gerar filhos, possivelmente homens, para o marido e fazer sua vontade.

Nas mulheres ciganas: A tradição cigana é muito rígida no que diz respeito ao casamento. As moças ciganas são prometidas, desde muito novas, aos seus futuros noivos.

Geralmente, a escolha do marido para a jovem cigana é feita em função dos seus laços familiares e das suas condições económicas, já que, mais do que um ato de amor, o casamento cigano é a celebração de uma união entre famílias. Antigamente, o casamento nunca poderia ser feito entre ciganos e não ciganos mas, hoje em dia, já existem casamentos entre homens ciganos e mulheres não ciganas. O contrário é que nunca pode acontecer, sob pena de se expulsar a cigana da comunidade para sempre.