BRASIL: PRIMEIRO REINADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 13 – D. Pedro I e as regências
Advertisements

O 1º REINADO.
I Reinado ( ).
Ordem social e econômica do período colonial:
MÓDULO 5- A TRANSFERÊNCIA E PERMANÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA NO BRASIL( ) A) ANTECEDENTES: - D.João VI e sua corte, pressionados pelo BLOQUEIO CONTINENTAL.
A Independência do Brasil: Primeiro Reinado, o Governo de D. Pedro I
MÓDULO 5- A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL( )
Quando o Brasil virou capital do Império Português
1. Ordem social e econômica do período colonial:
Primeiro Reinado ( ).
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA INTERNA.
A Independência do Brasil
Primeiro Reinado ( ).
Primeiro Reinado
HISTÓRIA PRIMEIRO REINADO Prof. Eutrópio Neto.
Ordem social e econômica do período colonial:
Aulas 19 e 20 Ordem social e econômica do período colonial:
BRASIL – IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO.
Primeiro reinado 1822: D. Pedro realiza a independência do Brasil em 7 de setembro de D. Pedro passa de príncipe regente a imperador e seu período.
INDEPENDÊNCIA DO.
O processo de Independência
Primeiro Reinado Prof. Ive.
Brasil – Império Primeiro Reinado ( )
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR
Ordem social e econômica do período colonial:
I Reinado ( ).
As Independências na América Latina
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
A organização do Estado brasileiro
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
I império brasileiro
No balanço do Reggae! Professor Jorge Oliveira.
(1822 – 1830): o governo de Dom Pedro I
Revisão 1 Prof. Osvaldo.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Brasil – Império Primeiro Reinado ( )
PERÍODO JOANINO INTRODUÇÃO:
RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA
História do Brasil Império
PERÍODO JOANINO INTRODUÇÃO: 1.1. A história é resultado de processos históricos e não de ações individuais de pseudo-heróis A diferença entre mito.
PRIMEIRO REINADO, PERÍODO REGENCIAL E REVOLTAS REGENCIAIS.
Aula 3 - Cursinho Noturno
Professor Bruno Barreira
Processo de Independência do Brasil [1822]
Capítulo 10 A independência se conquista no grito?
Primeiro Reinado ( ).
Período Imperial: ( ) Primeiro reinado( )
Brasil – Primeiro Reinado
“QUIZ” História.
PRIMEIRO REINADO [1822 – 1831].
Primeiro Reinado Cap. 52 – História / Prof. Lisi.
BRASIL IMPERIAL PROF: ADRIANO CAJU.
Independência do Brasil- Parte II
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
O IMPÉRIO DO BRASIL: Primeiro Reinado
A construção do Estado: Política e Economia no Primeiro Reinado
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
Primeiro Reinado ( )
Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
O Império Brasileiro Profª Gladis Annes. I Império (1822/1831) Período Regencial (1831/1840) II Império (1822/1889) Fundação: A Única Monarquia instituída.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO.
DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A AMÉRICA LATINA:
Maria Eduarda 5º ano B.  Em 1.823, foi convocada uma Assembleia Constituinte para elaborar a primeira Constituição do Brasil. Seus membros foram escolhidos.
Prof. Rafael Chaves - O Período Joanino ( ) Prof. Rafael Chaves -
Transcrição da apresentação:

BRASIL: PRIMEIRO REINADO 1822-1831 -Após a independência, seguiu-se um período de conflitos internos -Redutos portugueses, como Bahia, Maranhão, Pará, Piauí e Província Cisplatina desencadearam uma guerra contra a independência -A pacificação das províncias foi feita às custas de empréstimos da Inglaterra e contratação de mercenários (Lorde Cochrane) -Estados Unidos – primeiro país a reconhecer nossa independência, em 1824

- Em 1825, Portugal e Inglaterra reconhecem a independência do Brasil, que teve que pagar a Portugal 2 milhões de libras, e a Inglaterra exigiu a renovação dos tratados de comércio e navegação, de 1810 -D. Pedro convoca uma Assembleia Constituinte para escrever a primeira Carta Magna do país – Constituição da Mandioca –o povo afastado de qualquer decisão política e os poderes do imperador limitados por um Parlamento

-D. Pedro dissolveu a Assembleia e nomeou um Conselho de Estado que outorgou a Constituição (imposta) -Princípios da Constituição: Governo monárquico unitário e hereditário Voto censitário Eleições indiretas Catolicismo como religião oficial Submissão da Igreja ao Estado Quatro poderes: executivo, legislativo, judiciário e moderador

Obs: o despotismo de D. Pedro deu início à ruptura entre o imperador e a aristocracia rural. CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR Reação de algumas províncias nordestinas, encabeçadas por Pernambuco, diante da outorga da Constituição A Confederação defendia a separação das províncias nordestinas do restante do Brasil e a proclamação da República do Equador, tendo por modelo a Constituição da Colômbia. Principais líderes: Frei Caneca e Manuel Pais de Andrade. -

-Devido ao seu perfil despótico, o governo entrou em conflito com os liberais -As oposições a D. Pedro aumentaram após a derrota do Brasil na Guerra da Cisplatina, em 1825 e a sucessão em Portugal -Após a morte de seu pai, D.João VI, D. Pedro deveria assumir o trono, já para os brasileiros, ele não tinha mais vínculos com Portugal, após proclamar a independência do Brasil -Havia um clima de medo de uma possível recolonização do Brasil -O assassinato do jornalista da oposição, Líbero Badaró, em São Paulo, em 1830

Noite das Garrafadas: após uma viagem a Minas Gerais, D Noite das Garrafadas: após uma viagem a Minas Gerais, D. Pedro foi recebido com festa pelos portugueses, os brasileiros reagiram e houve um conflito de rua, no dia 13 de março de 1831 -Como última tentativa de agradar seus opositores, o monarca substituiu o seu ministério, convocou outro somente de brasileiros. As críticas aumentaram e o imperador convocou um novo, apenas de portugueses. -Sem apoio político, D.Pedro abdicou em 07 de abril de 1830.