Segundo Reinado Política Externa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL – II REINADO
Advertisements

A) Política Interna Predomínio do “Parlamentarismo às avessas”:
A) POLÍTICA INTERNA 3 fases: Consolidação (1840 – 1850):
BRASIL IMPÉRIO SEGUNDO REINADO ( ) CARACTERIZAÇÃO POLÍTICA
A GUERRA DO PARAGUAI.
2º Reinado O governo de D. Pedro II Unidade 8 (temas 3 a 6)
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A) POLÍTICA INTERNA 2 correntes políticas:
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA EXTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
SEGUNDO REINADO.
Revisão para prova Conteúdos: A independência das Américas inglesa e espanhola; O processo de independência da América portuguesa; O governo de D. Pedro.
Segundo Reinado: Política Externa.
Segundo Reinado: Política Externa.
MÓDULO 07 – PERÍODO REGENCIAL( )
O Segundo Reinado ( ) D. Pedro II.
América Latina Unidade e diversidade.
SEGUNDO REINADO História do Brasil Prof. Osiel Lima.
O segundo Reinado
Segundo Império Golpe da Maioridade (1840).
A Política do Segundo Reinado 1 - Introdução
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina. Por quê? Para controlar a navegação.
SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Segundo Reinado (1840 – 1889).
Segundo Reinado( ).
SEGUNDO REINADO ( ).
2º Guerra Mundial.
RELAÇÃO BRASIL/ARGENTINA
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Conde D´Eu, Isabel e os três filhos, D
A GUERRA DO PARAGUAI.
A Política do Segundo Reinado 1 - Introdução
Segundo Reinado no Brasil ( )
Política no Segundo Reinado
Professor Edley
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
A) POLÍTICA INTERNA 3 fases: 2 correntes políticas:
Política Externa no Segundo Reinado
A Guerra do Paraguai.
Pra se apaixonar Professor Jorge Oliveira.
Causas e consequências
GUERRA DO PARAGUAI Ana Laura Gurgel Nakamura Camila Moreira Barbosa
A consolidação do Império no Brasil
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
América Platina.
O que de fato aconteceu? A GUERRA DO PARAGUAI
Segundo Reinado (1840 – 1889).
Segundo Reinado (política interna e modernização)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA OBJETIVOS.
Guerra do Paraguai Guerra do Paraguai
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Segundo Reinado (1840 – 1889) Profª Cristina Misutani
GUERRA DO PARAGUAI 22/04/2017
MS PARTE 03
Segundo Império A consolidação de um modelo de Estado para o Brasil
O SEGUNDO REINADO.
Cap Crise do 2º Reinado.
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
Política externa do Império e Guerra do Paraguai 1. A formação da Nação: antecedentes. 2. Três grandes eixos da política externa do Império. 2.1 Estabelecimento.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
MODERNIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO
 Golpe da maioridade (184)  Bipartidarismo  Parlamentarismo ( 1847)  Movimentos sociais – Revolta dos Liberais e Praieira. POLÍTICA.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.
Guerra do Paraguai.
O 2º REINADO B) POLÍTICA EXTERNA: Conflitos platinos:
Brasil Império: Período Regencial( ) e Segundo Reinado ( ) Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia Barreiros, 2016.
O Segundo Reinado ( ) Prof. Rafael Chaves -
II REINADO (1840/1889)‏ Quadro Político Partido Conservador
Transcrição da apresentação:

Segundo Reinado Política Externa

Política externa do Império Influenciada pelas transformações ocorridas no país após a década de 1850 Prosperidade econômica advinda do café Duas questões internacionais principais Relações com a Inglaterra Hegemonia na América do Sul

Inglaterra Questão Christie Década de 1860 Tarifa Alves Branco X Bill Aberdeen Sentimento antibritânico no Brasil Naufrágio do Prince of Walles Prisão de marinheiros ingleses Em ambos os casos o embaixador William Christie apresentou exigências descabidas Arbitramento do rei Leopoldo – ganho de causa para o Brasil Rompimento das relações entre Brasil e Inglaterra – 1863 Pedido de desculpas inglês – 1865 (por interesse)

Questões Platinas Desejo brasileiro de manter a hegemonia na América do Sul e o Rio da Prata desimpedido para a navegação brasileira Uruguai – divisão política entre Blancos (aliados unionistas da Argentina) e Colorados (aliados do Brasil) Guerra contra Oribe (blanco) e Rosas (presidente argentino) – 1850 Desejavam unir os dois países, contrariando os interesses brasileiros na região – ocupação de Buenos Aires e Montevidéu Guerra contra Aguirre (blanco) – 1864 Apoio de Solano López (Paraguai) aos blancos Nova invasão brasileira – Deposição de Aguirre e imposição do colorado Venâncio Flores

Guerra do Paraguai (1864-1870) Maior e mais sangrento conflito armado da América do Sul Paraguai Ditadura Militar Situação única na América Latina Industrialização, reforma agrária e erradicação do analfabetismo Desejo de expansão e abertura para o mar (Paraguai Mayor) Expansionismo militar – maior exército da América do Sul (64 mil homens na ativa e 28 mil na reserva) Aprisionamento de brasileiros no Paraguai resulta na declaração de guerra brasileira Formação da Tríplice Aliança patrocinada pela Inglaterra

Guerra do Paraguai (1864-1870) Vitórias iniciais do Paraguai e virada brasileira Poucos recursos para uma guerra prolongada Batalhas Riachuelo Tuiuti Lomas Valentinas Itororó Angosturas Avaí O brasileiros promoveram um verdadeiro genocídio no Paraguai, exterminando 99% de sua população Consequências Destruição irreversível (até o momento) do Paraguai Brasil - retomada da dívida externa com os ingleses Profissionalização do Exército Abolicionismo Republicanismo e Positivismo