Mídias Graváveis, Extensões, Gravadores e Gravações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Representação da Informação como padrões de bits
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
INFORMÁTICA BÁSICA Unidade I
As Letras do Som Sérgio Augusto Simão Universidade Federal De Viçosa Centro De Processamento De dados 0xx xx
Sistemas Multimídia Som
USB Flashdisk - Pen Drive
Experiência videográfica
Arquiteturas de Barramento
Noções de Informática Prof. Eduardo
Editor de Slides BrOffice Impress
Introdução à Informática
Formato de arquivo de Vídeo
Geórgia Vanize E Vanessa Cristina
Universidade Federal de Minas Gerais
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 05
Sistemas Multimídia Vídeo
VÍDEOS NA WEB.
Hardware/Software para Multimédia
Aquisição e reprodução de som
CLASSIFICAÇÃO DOS PERIFÉRICOS
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.
Sistemas Operacionais
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Tecnologias Especificas Informática
Multimídia na Internet Meios de Armazenamento
Disciplina: Manutenção e organização de Computadores
Arquitectura dos processadores
02/04/2017 Aula 12 – Organização de arquivos I
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Semicondutores e as suas Aplicações
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Extensões de arquivos.
Quarta Aula Pastas e Arquivos
DISPOSITIVO DE ARMAZENAMENTO
Eduardo Gomes Hardware e Software Hardware Software.
O que é DVD?  O DVD é a nova e fantástica tecnologia do setor de home vídeo, com qualidade de áudio e vídeo bastante superior às fitas de vídeo, o DVD.
Técnicos de Suporte Telêmaco Borba
Trabalho Realizado por: - João Chapouto nº8 11º12
Componentes de um computador
Unidades de Medida da Informação e Suas Medidas;
Disco Óptico CD – Compact Disk
Aula 2 – Software O que é Software ? Outros exemplos de Software
Introdução à INFORMÁTICA
Introdução a Informática Prof. Msc. Ítalo Campos de Melo Silva
Hardware : Memórias Instrutor : Marcos
MEMÓRIAS Memória SIMM - 72 vias Memória DIMM vias
Meios e Dispositivos de Entrada e Saída (2/2)
Introdução à Informática
Compressores e descompressores
E Deus disse: 1 - No principio, Deus criou o Bit e o Byte.
Gestão de Sistemas Operacionais I
(Sistema de Processamento de Dados)
TIC - Tecnologias da Informação e
Aquisição e reprodução de som
Conceitos de vídeo Bruna gomes nº2 Turma 9ºD voc. Multimedia.
Dispositivos de leitura e armazenamento de dados Prof. Alfredo UNICESPI – 1º sem 2011 AULA 2.
Prof. Jonas Defante Terra
O Computador.
Tecnologias de Informação e Comunicação Ano lectivo 2012/201 Profª. Alexandra Nogueira
Bem vindos!!!. Roteiro Hardware Processamento Periféricos Memória Componentes Placa mãe.
Este arquivo tem como objectivo dar alguma info relacionada com o programa Burnaware. Parece-me ser um programa bem simples, rápido e eficiente. No entanto.
Introdução a Informática
Representação da Informação
MULTIMÉDIA MENU.
Tecnologias de Informação e Comunicação Estrutura e funcionamento de um sistema informático Agrupamento de Escolas de Carvalhos Professora Susana Oliveira.
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
Victor Passos. INFORMÁTICA Ciência do Tratamento Automatização da Informação, utilizando para tal máquinas automáticas INFORmação autoMÁTICA.
Aula 2 Armazenamento de dados
Transcrição da apresentação:

Mídias Graváveis, Extensões, Gravadores e Gravações

Extensões – Áudio e Vídeo Problemas para rodar? Qual a mídia utilizada? Qual a extensão do arquivo?

Extensões – Áudio e Vídeo - O que é um arquivo? Documento ou programa - O que é uma extensão? Formatos nos quais são salvos os arquivos Ex: .doc, .zip, .ppt, etc.

Extensões – Áudio e Vídeo - Extensões de áudio - WAV ou WAVE Forma curta de WAVE form audio format. É um formato de arquivo de áudio padrão da Microsoft e IBM para armazenamento de áudio em PCs. Em média, um minuto de música corresponde a 10 MB.

Extensões – Áudio e Vídeo - Extensões de áudio - MP3 - (MPEG audio Layer-3) Causou grande revolução no mundo do entretenimento como um meio popular de distribuição de áudio. - Formato de arquivo de áudio que proporcionou reduções nas dimensões dos arquivos de som. - Um minuto de música em MP3 gira em torno de 1MB. É um formato de áudio que roda na maioria dos aparelhos de DVD.

Extensões – Áudio e Vídeo - Extensões de áudio - WMA - (Windows Média Áudio) É um formato produzido pela Microsoft, que tem grande compatibilidade com o Windows Media Player mas pode ser reproduzido por outros Players (Winamp, Viplay, etc.). - Oferece qualidade de audio similar ao MP3. Não roda na maioria dos aparelhos de DVD.

Extensões – Áudio e Vídeo - Extensões de vídeo - MPEG Na década de 80 ficou aparente que a imagem estava tendendo para a tecnologia digital. Também era claro que se padrões internacionais não fossem desenvolvidos para a imagem digital, haveria uma "Torre de Babel" de diferentes padrões que porventura se proliferariam; assim, em 1988 ISO esquematizou o MPEG (Moving Picture Experts Group), para desenvolver padrões para o vídeo digital. Foram definidos três itens a serem desenvolvidos: Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization - ISO)

Extensões – Áudio e Vídeo - Extensões de vídeo - MPEG 1 - Video e audio associados a uma taxa de 1.5 Mbps (mais tarde chamado de MPEG-1); orientado como imagem digital armazenada em Mídia de armazenagem digital 2 - Imagens em movimento e audio associados a uma taxa de 10 Mbps (mais tarde chamado de MPEG-2); orientado como broadcast (transmissão) 3 - Imagens em movimento e audio associados a uma taxa de 60 Mbps (MPEG-3); para televisão de alta-definição (mais tarde reduzido para 40 Mbps e então cancelado).

Extensões – Áudio e Vídeo - Extensões de vídeo - VCD - (Vídeo Compact Disc) É um formato que permite reproduzir vídeos a partir de um CD. - É um formato compactado de vídeo. A maioria dos aparelhos de DVD e alguns Vídeo-Games reproduzem esse formato de vídeo. - O VCD usa a tecnologia de conversão com arquivos MPEG.

Extensões – Áudio e Vídeo - Extensões de vídeo - SVCD - (Super Vídeo Compact Disc) É um formato intermediário entre o formato VCD e o formato DVD. - A diferença básica entre um VCD e um SVCD é a qualidade de imagem e som do vídeo final. - O SVCD usa a tecnologia de conversão com arquivos tipo MPEG-2.

Extensões – Áudio e Vídeo - Extensões de vídeo - AVI - (Audio Video Interleave) Arquivo com audio e vídeo (compactado) criado pela Microsoft. - Roda apenas nos aparelhos de DVD que são compatíveis com o codec (codificador/decodificador) DivX.

Extensões – Áudio e Vídeo - Extensões de vídeo - VOB (Video Object ou Versioned Object Base) É o principal formato de vídeo usado em mídias de DVD. Nele contêm vídeo, áudio, legendas, e menu.

Mídias Graváveis - Tamanho de Arquivos Um byte é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados lá armazenados. 8 bits (Binary digIT) = 1 Byte (B) 1000 Bytes (B) = 1 Kilobyte (KB) 1000 Kilobytes (KB) = 1 Megabyte (MB) 1000 Megabytes (MB) = 1 Gigabyte (GB)

Mídias Graváveis - CD-R - CD-RW (CD Recordable) Mídia simples para gravação de dados ou áudio. As mais comuns têm capacidade de armazenar 700 MB de dados ou 80 minutos (aproximadamente) de áudio. - CD-RW (CD Rewritable) Mídia de CD regravável. Normalmente têm a mesma capacidade dos CD-R.

Mídias Graváveis - DVD - DVD-R - DVD-RW (Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc) - DVD-R (DVD Recordable) Mídia de DVD para usada gravação. Roda na maioria dos aparelhos de DVD de mesa. Sua capacidade é de 4,7 GB. - DVD-RW (DVD Rewritable) Mídia de DVD regravável. Normalmente têm a mesma capacidade dos DVD-R.

Mídias Graváveis - PEN-DRIVE - USB (Memória USB Flash Drive) é um dispositivo de armazenamento de dados (como CD ou disquete). Tem uma fisionomia semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. - USB Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão Plug and Play que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.

Mídias Graváveis Obs. Para sabermos se o arquivo desejado poderá rodar em nosso aparelho de DVD (ou outro Player) devemos ficar atentos às possibilidades de mídias e formatos nosso aparelho aceitará (para leitura). Para saber isso, o manual deverá ser consultado ou simplesmente observar a parte dianteira do aparelho, onde normalmente é impresso os tipos de mídias e formatos (ou extensões) ele poderá rodar.

Gravações Para começar uma gravação, você deve projetar o que deseja fazer e onde utilizará o arquivo a ser gravado. Temos como principais opções para gravação: - Criar disco de dados (Em CD ou DVD) - Criar CD de áudio (Em CD) - Criar CD de vídeo (Criar um VCD ou SVCD em CD simples) - Copiar disco inteiro (Copiar CD ou DVD) - Criar CD de áudio e dados (misto) (CD) - Limpar disco (Limpar CD-RW ou DVD-RW) - Gravar imagem no disco (Ou criar um DVD)

Gravações Temos vários programas que acionam o gravador. Vamos ver três deles: O Nero Burn, que roda no Sistema Windows. O K3B e o GnomeBaker que rodam no sistema Linux.

Gravações NERO - Podemos gravar CDs e DVDs de Áudio, Dados, VCD, SVCD, mini DVD, DVD e outros. - Possui um assistente passo-a-passo na criação do CD ou DVD. - Para criar CDs de áudio ou VCDs/DVDs podemos utilizar arquivos MP3 ou WAV / AVI ou MPEG, sem que seja necessário fazer a conversão de formatos.

Gravações K3B A aplicação K3b é uma aplicação de gravação de CD e DVD do projeto KDE O principal objetivo do K3B, é ser o bastante fácil de utilizar. Pode ser utilizado para gravar cd's e dvd's com dados, mas também com música. Permite ainda fazer cópias de cd.

Gravações Gnome Baker - A aplicação GnomeBaker destina-se à gravação de cd's e dvd's em Linux. Foi desenvolvida no âmbito do projeto Gnome. Caracteriza-se pela facilidade de uso e pelo ambiente gráfico fácil de entender.

Gravando com o K3B Abrimos o programa