O Algoritmo dos Componentes conexos Trabalho Pratico – Disciplina de EDA Engenharia Informática 2ºano Trabalho Elaborado por: André Casaca
Objectivo do projecto Para os alunos: Criar um algoritmo conciso e experimental Analisar e testar o algoritmo de diferentes formas para uma maior captação de bugs no sistema/programa Conseguir uma maior rapidez no programa Para ao utilizador: Conseguir definir com facilidade os campos de uma imagem a preto e branco as zonas que estão separadas umas da outras Facilidade em modificar uma imagem
Funcionamento do algoritmo Analisa a imagem e quando encontrar um pixel branco faz da seguinte forma: Analisa os vizinhos. O menor numero analisado nos vizinhos, será o que vai ocupar o pixel actual. Na mesma lista de vizinhos do pixel ira ave um procedimento de analise de igualdades, estes podem ter números diferentes mas estarem em zonas iguais. II. Ira ocorrer uma segunda volta que actualizará já com os valores correctos
Exemplificação do funcionamento (0, 0, 0, 0) = 1 (1, 0, 2, 2) = 1 (3, 0, 4, 4) = 3 Com o seguinte resultado!
Identificação de Igualdades Null 2 = 1 4 = 3 Casos especiais: 5 = 3 6 = 5 então 6 = 3
Segunda Volta Irá ficar da seguinte forma: (depois já de todas as igualdades compostas) Com 2 zonas bem definidas(1 e 3)
Ficando pintado da seguinte forma:
Apresentação do pseudo Código do projecto Detecta o Pixel da cor Branca: Procura dos vizinhos:
Procura de igualdades: Segunda Ronda:
FIM