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INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.

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1 INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo construtivo ao nível da segurança, conforto e durabilidade das construções, a Indústria da Construção nos últimos anos sofreu uma rápida e grande evolução. Não são alheios a essa evolução e mudanças os aspectos tecnológicos, relativos à forma de construir e à mão de obra empregue.

2 O objectivo da construção é a realização de obras que satisfaçam as necessidades dos utentes. O objectivo da construção é a realização de obras que satisfaçam as necessidades dos utentes. À concretização deste objectivo estão associadas um conjunto de actividades, realizadas por diversos intervenientes, que se sintetizam correntemente em cinco grandes etapas.

3 ETAPAS Necessidade do utente Controlo Autorid Públ. outros Etapa I Promoção, viabilidade Planeamento PROMOTOR Etapa II Estudos e projectos PROJECTISTAS Etapa III Materiais e componentes FABRICANTE/FORNECEDOR Etapa IV Construção da Obra CONSTRUTOR Etapa V Utilização e Manutenção UTENTE

4 É na ETAPA I que se inicia o processo de orçamentação. É na ETAPA I que se inicia o processo de orçamentação. E nesta fase que o promotor estuda a Viabilidade Económica E nesta fase que o promotor estuda a Viabilidade Económica Estima os vários custos, incluindo as incertezas. Estima os vários custos, incluindo as incertezas. Faz a estimativa de custos, muitas vezes baseada apenas em experiências anteriores. Faz a estimativa de custos, muitas vezes baseada apenas em experiências anteriores.

5 Na ETAPA II, Na ETAPA II, 1. São definidos o programa base; 2. É aprovado o estudo prévio; 3. São elaborados os ante projectos e obtidos os licenciamentos; 4. São elaborados os projectos de execução; 5. São feitas as especificações técnicas dos materiais a aplicar; e 6. São definidas todos os trabalhos a executar, quantificando-os se possível.

6 Nesta fase deverá ser feito um orçamento de custo, baseado na quantificação dos trabalhos e nos preços compostos de cada, determinado em função dos preços de cada fornecedor/fabricante de cada um dos recursos necessários à execução do trabalho. Nesta fase deverá ser feito um orçamento de custo, baseado na quantificação dos trabalhos e nos preços compostos de cada, determinado em função dos preços de cada fornecedor/fabricante de cada um dos recursos necessários à execução do trabalho. PREÇO BASE PREÇO BASE

7 Depois de estarem, Depois de estarem, 1. Elaborados os projectos; 2. Definidos as características técnicas dos materiais, equipamentos e componentes da obra; e 3. Determinado o valor base da obra. É seleccionada a empresa construtora a quem é feita a adjudicação da empreitada.

8 Este processo acontece durante a ETAPA III. Este processo acontece durante a ETAPA III. Inicia-se aqui um novo processo de orçamentação. Inicia-se aqui um novo processo de orçamentação. Cada empresa estuda o valor pelo qual se propõe executar os trabalhos que constituem a empreitada. Cada empresa estuda o valor pelo qual se propõe executar os trabalhos que constituem a empreitada.

9 Assim, cada empresa começará por estudar a obra, visitando o local de execução, estudando e analisando os projectos, solicitando esclarecimentos para dúvidas que ocorram, fazendo prospecção do mercado para os vários materiais a integrar na obra, seleccionando os fornecedores e possíveis parceiros, etc. calculando assim o seu orçamento de custos.

10 Conforme a estratégia de cada, as empresas passam do orçamento de custo ao orçamento comercial, que apresentam ao concurso. Conforme a estratégia de cada, as empresas passam do orçamento de custo ao orçamento comercial, que apresentam ao concurso.

11 Pretende-se que o orçamento seja rigoroso, comportando todos os trabalhos a executar. Pretende-se que o orçamento seja rigoroso, comportando todos os trabalhos a executar. Para tal é necessário que sejam satisfeitas algumas condições:

12 1. Que o projecto de execução traduza todos os trabalhos a executar;

13 2. Que as medições dos trabalhos sejam rigorosas e se evitem artigos demasiadamente ambíguos.

14 3. Que a descrição de cada artigo defina perfeitamente os trabalhos;

15 4. Que haja uma boa definição das características técnicas dos materiais e equipamentos a incorporar;

16 5. Que não haja incompatibilidades entre os vários projectos, (Arquitectura, Estabilidade, Especialidades) ou entre esses e as condições técnicas do C. E.

17 6. Que haja uma correcta avaliação dos preços unitários para cada trabalho. 6. Que haja uma correcta avaliação dos preços unitários para cada trabalho.

18 Se todas estas condições se verificarem a probabilidade de erro do orçamento comercial é mínima. Se todas estas condições se verificarem a probabilidade de erro do orçamento comercial é mínima.

19 Para orçamentar são necessárias ferramentas. Para orçamentar são necessárias ferramentas. O mercado fornece diversas ferramentas: O mercado fornece diversas ferramentas: Folhas de calculo mais ou menos elaboradas; Folhas de calculo mais ou menos elaboradas; Programas de orçamentação e gestão. Programas de orçamentação e gestão.

20 Mas nenhum programa funcionará bem sem uma boa e actualizada base de preços. Mas nenhum programa funcionará bem sem uma boa e actualizada base de preços.

21 É necessário ter uma base preços permanentemente actualizada, de fácil consulta e que faça reflectir no tempo as variações de mercado dos vários recursos necessários à execução da obra. É necessário ter uma base preços permanentemente actualizada, de fácil consulta e que faça reflectir no tempo as variações de mercado dos vários recursos necessários à execução da obra.

22 Para terminar: Para terminar: Há necessidade de se concretizar a uniformização da descrição dos artigos que compõe o orçamento, fazendo aquilo que há muito tempo é feito noutros países, nomeadamente na vizinha Espanha. Há necessidade de se concretizar a uniformização da descrição dos artigos que compõe o orçamento, fazendo aquilo que há muito tempo é feito noutros países, nomeadamente na vizinha Espanha.

23 FIM


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