Análise e Desenvolvimento de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RUP – Rational Unified Process
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Os projetos.
Engenharia de Software
Rational Unified Process
UML Modelando um sistema.
UML Visões – Parte 2.
Prototipação de Software
Rational Unified Process(RUP)
Valéria Maria Lauande Março/2010
FACULDADE DOS GUARARAPES
RUP - Rational Unified Process
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
RUP Rational Unified Process (Processo Unificado de Desenvolvimento da Rational) 1.
U P (R U P) Rational Unified Process
Implementação de Sistemas
RUP: Fluxo de Análise e Projeto
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Principios e Conceitos de Projeto
Alunos: Artulanez Souza Iony Melo
RUP Prof.ª Elaine B. Figueiredo.
Rational Unified Process
RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)
RUPinho Qualidade de Software
Unibratec Análise e Gerencia de Projetos Profº Henrique Vila Nova
Visão Geral PRO.NET.
Visão Geral do RUP.
Fundamentos de Engenharia de SW
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Sistemas
Análise e Projeto de Software CSTDS Profº. Henrique Vila Nova 1.
Análise e Projeto de Software CSTDS Profº. Henrique Vila Nova 1.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
PAS Características: Elaborado com o propósito de ser utilizado em práticas acadêmicas de desenvolvimento de software. Foi desenvolvido de forma iterativa.
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
O Processo de desenvolvimento de software
Especificação em Projeto de Sistemas
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Análise e Projeto Orientados a Objetos
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
RUP - Cap. 5 – Processo Iterativo e Incremental
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Engenharia de Software
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Trabalho de Engenharia de Software II
dotProject EAP – dP EAP Jose Nome Matrícula Filipe Barbosa de Almeida
Técnicas e Projeto de Sistemas
Processo Centrado na Arquitetura
Gestão de projetos de Software GTI-16
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS
Engenharia de Software
Capítulo 14 A fase de elaboração cria a linha base da arquitetura Disciplina: Estudo do RUP Autor: Vander Alves Orientação: Augusto Sampaio Paulo Borba.
Os projetos.
Projeto QuickList 51GoodIdea. Missão Fornecer aos clientes soluções inteligentes, intuitivas e práticas. Sempre priorizando funcionalidade e fornecimento.
Capítulo 13 Concepção Disciplina: Estudo do RUP Autor: Sérgio Soares Orientação: Augusto Sampaio Paulo Borba.
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa
/ de Julho de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
Elicitar Requisitos Documentar Requisitos Validar Requisitos Estrutura Implementação Implementar Componentes Testar de Unidades Corrigir Defeitos Testar.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Análise e Desenvolvimento de Software Análise e Projeto de Software Profº. Henrique Vila Nova

Fase de Elaboração

Fase de Elaboração Construindo a Arquitetura

Fase de Elaboração

Objetivos Capturar a maioria dos requisitos (90%) Construir a arquitetura do sistema Na forma de um Executável Que demonstre a capacidade de esta arquitetura acomodar o resto do sistema Produzir protótipos evolucionários ou descartáveis que eliminam riscos de Requisitos ou projeto Reusabilidade de componentes Viabilidade técnica

Objetivos(parte 2) Implantar o ambiente de suporte Detalhar o Planejamento

Início Planejar a fase de Elaboração Formar equipe de elaboração Eventualmente, o planejamento feito na fase de concepção pode não ter sido detalhado o suficiente Formar equipe de elaboração A equipe é um pouco maior que a equipe da Concepção Novas habilidades são necessárias nesta fase, como por exemplo, pessoas com conhecimento em componentes reusáveis

Início Definir os critérios de avaliação da fase Objetivo : Levantamento de Requisitos Os Atores e casso de uso necessários para Projetar a arquitetura Identificar riscos importantes Justificar o estudo de Viabilidade Justificar planejamento Foram descobertos?

Início Definir os critérios de avaliação da fase Objetivo: Estabelecer a arquitetura A arquitetura executável satisfaz os requisitos formalmente levantados? A arquitetura parede ser robusta o suficiente para acomodar o sistema atual, além de requisitos futuros? A arquitetura acomoda requisitos de hoje e do futuro?

Início Definir os critérios de avaliação da fase Objetivo: Atenuar os principais riscos Os riscos críticos foram atenuados? Ou seja, foram eliminados ou possuem um plano de contingência? Os Riscos críticos foram identificados? Os riscos foram investigados o suficiente para que se possa continuar investindo o projeto? Você continuaria apostando no projeto? Os riscos ainda existentes podem ser eliminados de forma relativamente simples e conhecida na fase de construção?

Início Definir os critérios de avaliação da fase Objetivo: Validar o planejamento O projeto está suficientemente bem definido em termos de cronograma, orçamento e níveis de qualidade? È Provável que o projeto forneça o retorno ao investimento como descrito no estudo de viabilidade? Estamos prontos para fechar o contrato? O RUP aconselha o fechamento de contrato ao final da fase de Elaboração Mas, quem financia o projeto até então? Na prática, as empresas desenvolvedoras fecham contrato ao final da concepção.

Fase de Elaboração Projeto da arquitetura Capturar, analisar, projetar, implementar e testar apenas requisitos arquiteturalmente interessantes Detalhes irrelevantes para a arquitetura são ignorados Ao final, Construímos o “esqueleto” do sistema O “ sistema não terá muita funcionalidade – apenas alguns cenários Porém, estes cenários irão ilustrar ou provar a viabilidade de arquitetura Deve-se levantar pelo menos 80% dos requisitos A arquitetura é projetada a partir de uma visão global do sistema Porém , usualmente apenas 10% dos casso de uso têm importância arquitetural

Ênfase de Elaboração Fluxo de Requisitos Levantar os atores e pelo menos 90% dos Casos de uso Não é preciso detalhar os 90% dos casos de uso, mas apenas a parte arquiteturalmente relevante ou que envolva um risco crítico

Ênfase de Elaboração Fluxo de Análise e Projeto Apesar de um modelo inicial da arquitetura (um candidato) ter sido feito na concepção Este modelo tinha como objetivo demonstrar a viabilidade da arquitetura Eventualmente, tal modelo será descartado A análise e projeto na Elaboração tem como objetivo uma arquitetura executável que suporte todo o sistema A análise e projeto é feito para aproximadamente 10% dos casos de uso Além de casos de uso, o Arquiteto tem que ser preocupar com: Camadas de aplicação Subsistemas (módulos) e suas interfaces Nós de Rede e suas configurações

Ênfase de Elaboração Fluxo de implementação e Teste A implementação da Arquitetura da Arquitetura envolve A Implementação dos componentes, Subsistemas, classes essenciais A Distribuição destes elementos nos nós de rede (deployment) A arquitetura é uma primeira versão do sistema com pouca funcionalidade ligada ao domínio da aplicação Porém, com a infra-estrutura funcionamento e integrada com sistema operacional, Banco de dados, sistemas legados, middleware (CORBA, J2EE, .NET, Etc), rede, Etc. Os Testes garantem o funcionamento da integração Distribuição, armazenamento, persistência, concorrência, desempenho, escalabilidade, Etc.

Ênfase de Elaboração Fluxo de Planejamento e Gerenciamento O estudo de viabilidade é muito vago e impreciso ao final de concepção e deve ser refinado Ao Final da elaboração, já existe informação suficiente para se definir o orçamento da construção e transição e, eventualmente, fechar contrato A arquitetura é uma fonte de informação para se estimar o tamanho do sistema O retorno sobre o investimento também deve ser avaliado

Avaliação da Fase Segue de acordo com os critérios definidos no início Em caso de objetivos não atingidos, deve-se planejar novamente as próximas iterações Eventualmente, o término da fase e estendido A avaliação convence os stakeholders que os riscos mais sérios foram atacados e a arquitetura está estável

Planejamento da Fase de Construção O número de iterações necessárias para construir o sistema depende de seu tamanho e complexidade Os riscos restantes da elaboração devem ser atacados o quanto antes Preferencialmente, por ordem de magnitude

Resumo Um arquitetura estável deve ser criada Um Subconjunto dos modelos e código são desenvolvidos com respeito aos aspectos arquiteturalmente interessantes A arquitetura executável prova que pode acomodar o resto do sistema