PAULO FREIRE 10 ANOS DE SAUDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Pedi e vos será dado!”. “Pedi e vos será dado!”
Advertisements

I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
65º Fórum Mineiro de EJA A Contribuição da Educação Popular para o Trabalho Social e para a EJA Maria Amélia G. C. Giovanetti Belo Horizonte Abril/2007.
Paulo Freire A Pedagogia da Libertação
COMPLEMENTO NOMINAL.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Encontro Pós-Conferência Mundial de Jovens "Juventude Sai Ideal - Mensageiros do Amor de Sai" Encontro pós-Conferência 2007– Programa de Jovens Sathya.
GRUPO ETERNOS APRENDIZES CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
A VOLTA DO FILHO MAIS NOVO
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
CHORINHO BRASILEIRO Na cidade de Joinville  houve um concurso de redação na rede municipal. Título:  " dai pão a  quem tem fome  ". O primeiro lugar.
Vá clicando à medida que fores lendo.
INSTALAÇÃO DA ERA NOVA. INSTALAÇÃO DA ERA NOVA.
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
MÉTODO PAULO FREIRE.
5 – MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR E A “PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE”
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Imagine que o amor ñ foi criado para ficar homens entre os
APRENDIZ DA VIDA!.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Ele – Oi, estive o dia todo pensando em você!
Pastoral da Educação e da Cultura
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
H – Oi, estive o dia todo pensando em você !!!
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 DE OUTUBRO DE 2014 TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – Ex 22,20-26 SALMO RESPONSORIAL SALMO 17 (18) II LEITURA - 1 Tes 1,5c-10.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.
Pedagogia Para a Vida.
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Tendência Progressista Libertadora
Um repórter perguntou à Cora Coralina
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
APRENDÍ QUE... APRENDÍ QUE... William Shakespeare.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
Aprendi Clique.
Práticas de Leitura e Escrita
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
O Papel Social do Professor
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
"Vai, a tua fé te salvou".
POWERPOINT DE HOMENAGEM AOS PAIS
Salmo 77 Bíblia Viva leia, medite passe para outros Pedido de socorro
Senhor Que queres que eu faça?
ORAÇÃO DE UM Homem desesperado que, já sem forças, apresenta suas preocupações ao Senhor. Ó Senhor, Ouve a minha oração! Escuta os meus insistentes pedidos.
Sentimento do mundo.
Música: Que amor é esse / Autoria: Min. Koynonia de Louvor
PAULO FREIRE.
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
By Búzios Slides Sincronizado com a Música Chega de Saudade Caetano Veloso.
Entrega de flores.
2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” 2010 “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”
Eu Só Tenho a Ti Vineyard Piratininga.
Rubens Alves Escrever e ler são formas de fazer amor. O escritor não escreve com intenç ões didático – pedagógicas. Ele escreve para produzir prazer. Para.
No segundo semestre de 2009 entrevistamos alunos da EJA, objetivando conhecê-los em suas características: sócio-demográfica, sócio-cultural e sócio-cognitiva.
A PAZ DO SENHOR Eu quero para mim e pra você.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Conflito e Crise: Os Juízes
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
APRENDIZ DA VIDA!.
EQUIPE: Rafaela – 36 Juquiliane – 23 Maria Eduarda Bitu – 30 Gabriela - 37.
4ª. Carta À igreja de Tiatira
Um breve histórico Paulo Freire. Vida Nasceu em Recife, em 1921; Formou-se em advocacia, mas não exerceu; Foi exilado para o Chile, após o golpe militar.
Pedagogia Progressista Libertadora
Naja Slides A MINHA HISTÓRIA JOSÉ AUGUSTO
Transcrição da apresentação:

PAULO FREIRE 10 ANOS DE SAUDADE

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 1921 - São Paulo, 1997) foi um educador brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Assim como o opressor, para oprimir, precisa de uma teoria da ação opressora, os oprimidos, para libertar-se, necessitam igualmente de uma teoria de sua ação. O opressor elabora a teoria de sua ação, necessariamente sem o povo, pois que é contra ele. O povo, por sua vez, enquanto esmagado e oprimido, introjetando o opressor, não pode, sozinho, constituir a teoria de sua ação libertadora. Somente no encontro com a liderança revolucionária, na comunhão de ambos, na práxis de ambos, é que esta teoria se faz e refaz. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

Desrespeitando os fracos, enganando os incautos, ofendendo a vida, explorando os outros, discriminando o índio, o negro, a mulher, não estarei ajudando meus filhos a ser sérios, justos e amorosos da vida e dos outros. Pedagogia da Indignação, 2000

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele. A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele. Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo. Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura 3º COLE Campinas, 1981

HOMENAGEADO 16º COLE - 2007