A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Práxis pedagógica segundo Paulo Freire."— Transcrição da apresentação:

1 Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
Talita de Cássia Cleiton Sávio

2 No entender de Freire, o homem não pode ser entendido fora de suas relações com o mundo, de vez que é um “ser-em-situação”, é também um ser do trabalho e da transformação do mundo. O homem é um ser da “práxis”: da ação e da reflexão.

3 A práxis da pedagogia freireana entende a que as relações sociais são produtoras de sociabilidade humana e, sendo assim, a humanização destas práticas constitue condição fundamental para a educação.

4 Segundo Freire, “a educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é a transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados”

5

6 A práxis na visão de Freire, então, é a compreensão de que há uma necessidade de o homem sempre estar pensando sobre seus atos, implica, assim, o exame de suas práticas e ideias.

7 Como a práxis pedagógica Freireana se aplica no nosso dia a dia?

8 Conclusão O conhecimento para a intervenção social e política, portanto,  tem o desafio de questionar a lógica pedagógica tradicional, marcada pelas concepções e princípios neoliberais, no qual a educação serve fundamentalmente para regulação e não para libertação. Neste caso, o processo educativo, como práticas cotidiana de compreensão das relações humanas, tem como pressuposto possibilitar ao aluno ir além da experiência ingênua do mundo e se apropriar de uma visão crítica sobre o mesmo.

9 Bibliografia FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.


Carregar ppt "Práxis pedagógica segundo Paulo Freire."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google