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Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
Talita de Cássia Cleiton Sávio
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No entender de Freire, o homem não pode ser entendido fora de suas relações com o mundo, de vez que é um “ser-em-situação”, é também um ser do trabalho e da transformação do mundo. O homem é um ser da “práxis”: da ação e da reflexão.
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A práxis da pedagogia freireana entende a que as relações sociais são produtoras de sociabilidade humana e, sendo assim, a humanização destas práticas constitue condição fundamental para a educação.
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Segundo Freire, “a educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é a transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados”
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A práxis na visão de Freire, então, é a compreensão de que há uma necessidade de o homem sempre estar pensando sobre seus atos, implica, assim, o exame de suas práticas e ideias.
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Como a práxis pedagógica Freireana se aplica no nosso dia a dia?
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Conclusão O conhecimento para a intervenção social e política, portanto, tem o desafio de questionar a lógica pedagógica tradicional, marcada pelas concepções e princípios neoliberais, no qual a educação serve fundamentalmente para regulação e não para libertação. Neste caso, o processo educativo, como práticas cotidiana de compreensão das relações humanas, tem como pressuposto possibilitar ao aluno ir além da experiência ingênua do mundo e se apropriar de uma visão crítica sobre o mesmo.
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Bibliografia FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
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