Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho 2011 www.micore.eu Organizado por: 1/12 Aplicação de Modelos de Erosão na Previsão do Impacte de Tempestades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
28 de Fevereiro de 2012.
Advertisements

PROPOSTA DE PLANO Departamento de Planeamento Urbano | DCIP | DDU
_______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________.
Impactos na Saúde Pública em Portugal gerados pelas Alterações Climáticos Elsa Casimiro.
I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste - Ereja 19 a 21 de junho de 2011 Campo Grande-MS.
Equipe NTE-Dourados/MS/2011
Escola Básica D. Manuel I - Tavira
Trabalho Elaborado por: Carlos Nº7 Nuno Nº.15 Paulo Nº.16 8ºB
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO
NOVA SISTEMÁTICA DE CONCESSÃO DE ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Luiz Renato Lazinski TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS OCEPAR Meteorologista
COMISSÃO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO São João del Rei – 10, 11 e 12 de novembro de 2010.
Furacões.
-Grandes obras- “Amados Gatos” de José Jorge Letria
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Investigação, Projectos e Educação
Previsão Climática Prof. Dr. Ruibran dos Reis
Objetivos Gerais Captar recursos para as atividades da CESE no âmbito nacional. Divulgar, nacionalmente, a ação da CESE; Estreitar e ampliar a articulação.
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
GEOPROCESSAMENTO e fotointerpretação
Esclarecimentos à Comissão de Fiscalização e Controle Aquisição de Lanchas-Patrulha de Fiscalização pelo Ministério da Pesca e Aquicultura de 2008 a 2010.
&.
Probabilidade Condicionada. Acontecimentos Independentes.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Resultados da Dataprev: principais informações FENADADOS 31 de agosto de 2012.
U S R M UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ROTARY EM MATOSINHOS ARMES
1 Julho de 2012 Anexo. 2 3 Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Julho – 2012/2011.
Caxias do Sul, Encontro PAIUNG em 31 de Agosto de 2009.
VII Semana da Física Lisboa, 28 de Outubro de 2003
ESTÁTICA Forças e Equilibrio Ano Lectivo
COLÉGIO ESTADUAL ANASTACIA KRUK - EFM
Energia das Ondas: potencial, e perspectivas
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Aulas 11 a 12 – 2o sem 2011 TI em RH Prof. Ms. Alfredo Senger 1 Aulas 11 a 12 – PARTE A1) Sistemas e Tecnologias, Gestão e Estratégias de RH – Exemplo.
Já ouviste falar no tsunami e no sismo que houve no Japão?
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
A origem dos elementos químicos
Catástrofes naturais.
Trabalho de Database Marketing 1 Investigação programada no NEC em P rojectos e Estudos Projecto 2 Morfodinâmica de praias Hidrodinâmica e dinâmica.
EVENTOS 2003 a 2007 Ano 2003 Copa Brasil & Sulamericano de Ginástica Aeróbica – Ginásio Tesourinho (10 a 12 de Outubro Porto Alegre) Ano 2004 II Copa Brasil.
Os campeões brasileiros por pontos corridos
SairPróximo Itens de Construção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE CONSTRUÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Probabilidades e Combinatória Distribuição de Probabilidades
Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 1/6 Sistema de Alerta de Tempestades André Pacheco (CIMA/Universidade.
Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 1/16 Inovação em Sistemas de Monitorização Rui Taborda (FCUL/Universidade.
Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: O PROJECTO MICORE Óscar Ferreira (CIMA/Universidade do Algarve)
Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: Indicadores de Impacto de Tempestades Óscar Ferreira (CIMA/Universidade.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
1.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Sistema de Avaliação de Aprendizagem
Seres Humanos, Mudança Climática e o Futuro Fonte: NASA.
Rio Verde - Goiás - Brasil
O desempenho dos periódicos brasileiros no JCR e SciELO Abel L. Packer Coordenador do Programa SciELO / FAPESP Assessor de Informação e Comunicação em.
Prof.: Uchôa Colaboração: Tiago Lemos
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
PED/REGIÃO ABCSEADE–DIEESE/ Consórcio Intermunicipal Grande ABC Julho de 2013 Divulgação N o 27 Aumenta a taxa de desemprego.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Tema: Alterações climáticas Trabalho realizado por:
Universidade Federal de São Paulo COEX - 1ª Prestação de Contas Encontro de Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado de São Paulo.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
Contagem Sequencial do Estoque
O IMPACTO DOS RISCOS NATURAIS
FURACÕES, TUFÕES, CICLONES, TEMPESTADES E ENCHENTES
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 1/12 Aplicação de Modelos de Erosão na Previsão do Impacte de Tempestades Bárbara Proença (FCUL/Universidade de Lisboa)

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 2/12 Disponibilidade de Dados Tempo presente Monitorização Limitações informação MODELAÇÃO Passado (hindcast) Previsão (forecast)

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho /12 Modelos Numéricos de Previsão de Erosão Software código fechado  SBeach  LITPROF (LITPACK)  Durosta  SMC  IO-BAS Software código aberto  XBeach Potencial de desenvolvimento Organizado por: Utilizador especialista Utilizador Final Programador

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 4/12 Origem do modelo XBEACH pt.wikipedia.org Furacão Katrina (28 Agosto 2005)

Vantagens Em desenvolvimento para representar de forma conjunta os fenómenos que os outros modelos ainda não conseguem reproduzir Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 5/12 XBeach (eXtreme Beach behaviour) Erosão dunar

Vantagens Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 6/12 XBeach (eXtreme Beach behaviour) movimentos dominados por ondas longas Ondas longas

Vantagens Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 7/12 XBeach (eXtreme Beach behaviour) Galgamento/Inundação

Vantagens Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 8/12 XBeach (eXtreme Beach behaviour) 2D

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 9/12 Xbeach - Aplicação XBeach  Ondas  Mares  Vento  Sobrelevação Morfologia

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 10/12 Xbeach – Exemplos

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 11/12 Xbeach – Aplicação no âmbito do MICORE Calibração com dados campo obtidos nos invernos de 2008/2009 e 2009/2010

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 12/12 Xbeach – Aplicação no âmbito do MICORE Calibração com dados campo obtidos nos invernos de 2008/2009 e 2009/2010