Classificação das orações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Adverbiais
Estudo das orações coordenadas
Profa. Eugenia Fernandes
ORAções coordenadas.
Orações subordinadas adverbiais
Português Professora Pollyanna Mattos.
Período Simples e Período Composto
Português – Prof.ª Lívia Oliveira
Conjunção.
Orações Subordinadas Adverbiais
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações subordinadas adverbiais
Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Adjetivo – Preposição -
Palavras Invariáveis Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio.
NOÇÕES SEMÂNTICAS TRADUZIDAS POR CONJUNÇÕES
Classificações das conjunções
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações Subordinadas Adverbiais MORFOSSINTAXE
Coordenação e subordinação
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
CONJUNÇÃO.
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Exercícios (Quantificadores e Conjunções)
Orações Subordinadas Adverbiais
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Orações subordinadas adverbiais
Orações Coordenadas Sindéticas e assindéticas
Ponto 3 Sintaxe e Semântica (Sintaxe)
ORAÇÕES SUBORDINADAS.
Período composto por coordenação
CONJUNÇÕES Profa. Luana Lemos.
Conjunção.
Os conectivos: preposição, conjunção,interjeição
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Conjunção.
A frase simples e a frase complexa
Sintaxe.
ADVERBIAIS 1ª. Causais: são aquelas que modificam a oração principal apresentando uma circunstância de causa, isto é, respondem à pergunta "por quê?"
ORAÇÕES COORDENADAS.
PERÍODO COMPOSTO.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Português 8º ano Versão Actualizada
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Desafio Pré-Vestibular Professor: Ulisses Coelho
PROFESSOR GILMAR COSTA
Coordenativas e subordinativas
Orações subordinadas adverbiais
Coordenação e subordinação
Preposição e Conjunção
Conjunção Introdução.
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Orações Subordinadas Adverbiais
ORAÇÕES COORDENADAS Introdução ao período composto.
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
SUBORDINAÇÃO 7.º ano. SUBORDINAÇÃO Processo sintático que consiste na junção de duas ou mais unidades linguísticas numa relação de dependência hierárquica.
Transcrição da apresentação:

Classificação das orações

O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS. FRASE SIMPLES O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS. UMA FORMA VERBAL UMA ORAÇÃO FRASE SIMPLES

O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS E TOCAVA PIANO. FRASE COMPLEXA O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS E TOCAVA PIANO. DUAS FORMAS VERBAIS DUAS ORAÇÕES FRASE COMPLEXA

AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS AS DUAS ORAÇÕES LIGAM-SE ENTRE SI POR UM ELEMENTO E PALAVRA(S) INVARIÁVEL (EIS)QUE FAZ(EM) A JUNÇÃO DE DUAS OU MAIS ORAÇÕES. CONJUNÇÃO LOCUÇÃO CONJUNCIONAL

AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS COORDENATIVAS LIGAM ORAÇÕES DA MESMA NATUREZA QUE NÃO DEPENDEM UMA DA OUTRA. NÃO SEGUI O TEU CONSELHO, MAS ARREPENDI-ME. NÃO SEGUI O TEU CONSELHO. ARREPENDI-ME.

AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS SUBORDINATIVAS ESTABELECEM UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE ORAÇÕES. IREI DE FÉRIAS, SE PASSAR NOS EXAMES. IREI DE FÉRIAS. SE PASSAR NOS EXAMES

A COORDENAÇÃO: ORAÇÕES COORDENADAS O SOL NASCEU. A NATUREZA DESPERTOU. DUAS FRASES SIMPLES O SOL NASCEU E A NATUREZA DESPERTOU. UMA FRASE COM DUAS ORAÇÕES: FRASE COMPLEXA

ORAÇÕES COORDENADAS O PEDRO ENTROU E COMPROU O LIVRO. COPULATIVAS ADITIVAS O PEDRO ENTROU, MAS NÃO COMPROU O LIVRO. ADVERSATIVAS O PEDRO ENTROU OU SAIU. DISJUNTIVAS CONCLUSIVAS O PEDRO ENTROU , LOGO COMPROU O LIVRO. O PEDRO ENTROU, POIS ESTAVA ANSIOSO. EXPLICATIVAS

AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS COORDENATIVAS COPULATIVAS E,NEM, TAMBÉM, QUE (= E) NÃO SÓ….MAS TAMBÉM NÃO SÓ… COMO TAMBÉM TANTO…COMO ADVERSATIVAS MAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, ENTRETANTO, QUE (= MAS) APESAR DISSO, NO ENTANTO, AINDA ASSIM, NÃO OBSTANTE, DE OUTRA SORTE DISJUNTIVAS OU OU….OU, JÁ…JÁ, ORA…ORA, NEM…NEM, QUER…QUER, SEJA…SEJA, SEJA…OU CONCLUSIVAS LOGO, POIS, PORTANTO POR CONSEGUINTE, POR CONSEQUÊNCIA EXPLICATIVAS POIS, PORQUANTO, QUE

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS OU CIRCUNSTANCIAIS A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS OU CIRCUNSTANCIAIS REPETIREI O EXERCÍCIO SE FOR PRECISO. CONDICIONAIS TEMPORAIS REPETIREI O EXERCÍCIO ENQUANTO FOR PRECISO. CAUSAIS REPETIREI O EXERCÍCIO PORQUE PERCEBEREI A MATÉRIA. FINAIS REPETIREI O EXERCÍCIO PARA PERCEBER A MATÉRIA. COMPARATIVAS REPETIREI O EXERCÍCIO COMO FAZIA MEU IRMÃO.

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS OU CIRCUNSTANCIAIS A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS OU CIRCUNSTANCIAIS REPETIREI O EXERCÍCIO EMBORA ESTEJA CANSADO. CONCESSIVAS CONSECUTIVAS REPETIREI O EXERCÍCIO DE MANEIRA QUE PERCEBEREI A MATÉRIA.

ORAÇÕES SUBORDINADAS RELATIVAS ADJECTIVAS A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS RELATIVAS ADJECTIVAS RESTRITIVAS AS CRIANÇAS QUE ESTAVAM DOENTES PERDERAM O APETITE. COMO SE VERIFICA, A ORAÇÃO RELATIVA ADJECTIVA RESTRITIVA LIMITA O SENTIDO DA ORAÇÃO A QUE SE REFERE. NESTE EXEMPLO, APENAS AS CRIANÇAS QUE ESTAVAM DOENTES PERDERAM O APETITE. ASSIM , ESTA ORAÇÃO, QUE EXERCE A FUNÇÃO DE ATRIBUTO, NÃO PODE SER SUPRIMIDA, POIS TORNARIA O SENTIDO DA FRASE INCOMPLETO. AS ORAÇÕES DESTE TIPO LIGAM-SE AO ANTECEDENTE SEM PAUSA ORAL E SEM VÍRGULA.

ORAÇÕES SUBORDINADAS RELATIVAS ADJECTIVAS A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS RELATIVAS ADJECTIVAS EXPLICATIVAS O MEU PAI, QUE É BOM NADADOR, ENSINOU-ME A NADAR. A ORAÇÃO RELATIVA ADJECTIVA EXPLICATIVA ACRESCENTA AO SEU ANTECEDENTE UM PORMENOR EXPLICATIVO, SEM LIMITAR O SEU SENTIDO, TAL COMO ACONTECE COM O APOSTO. ESTAS ORAÇÕES APRESENTAM-SE DELIMITADAS POR VÍRGULAS E PODEM SER SUPRIMIDAS SEM QUE A FRASE PERCA O SEU SENTIDO.

ORAÇÕES SUBORDINADAS COMPLETIVAS OU INTEGRANTES A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS COMPLETIVAS OU INTEGRANTES SINTO QUE A TEMPESTADE SE APROXIMA. PERGUNTARAM SE O PROFESSOR VINHA. CONTA-ME COMO O FILME ACABOU. NÃO SEI QUEM ELE É.

AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS SUBORDINATIVAS CONDICIONAIS SE A NÃO SER QUE, CONTANTO QUE, DESDE QUE, A MENOS QUE, SALVO SE, NO CASO QUE, UMA VEZ QUE, SEM QUE, EXCEPTO SE COMPARATIVAS COMO, CONFORME, SEGUNDO, QUE, (TAL)QUAL ASSIM COMO…ASSIM, ASSIM COMO…ASSIM TAMBÉM, BEM COMO, COMO…ASSIM, MAIS…DO QUE…, MENOS…DO QUE…, AO PASSO QUE, SEGUNDO(CONFORME)…ASSIM, TÃO(TANTO)…COMO CAUSAIS PORQUE, POIS, PORQUANTO, COMO, QUE (= PORQUE) VISTO QUE, POIS QUE, JÁ QUE, POR ISSO QUE, POR ISSO MESMO QUE

AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS SUBORDINATIVAS TEMPORAIS QUANDO, ENQUANTO, MAL, APENAS, QUE ANTES QUE, DEPOIS QUE, LOGO QUE, ASSIM QUE, DESDE QUE, ATÉ QUE, PRIMEIRO QUE, SEMPRE QUE, TODAS AS VEZES QUE, TANTO QUE, À MEDIDA QUE, AO PASSO QUE CONCESSIVAS EMBORA, CONQUANTO, QUE AINDA QUE, MESMO QUE, POSTO QUE, AINDA QUANDO, SE BEM QUE, SEM QUE, APESAR DE QUE, POR MENOS QUE, POR MAIS QUE CONSECUTIVAS (TAL, TANTO, TÃO) QUE DE MANEIRA QUE, DE MODO QUE, DE FORMA QUE, DE SORTE QUE FINAIS QUE (= PARA QUE) PARA QUE, A FIM DE QUE, POR QUE INTEGRANTES QUE, SE