“Vozes da Fé” GOD tb canta...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Liturgia da Palavra ... Deus fala > o povo responde!
Advertisements

CELEBRAÇÃO VICARIAL DA CONFIRMAÇÃO
Leitura cristã da Criação
encontro pessoal e comunitário com Jesus
ESCOLHEU DOZE.
Cântico da liturgia judeo-espanhola
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
Uma Busca Constante... O Que Diz Efésios 5: 18-21?
Catequese Orante ao Redor da Mesa
Catequese Orante ao Redor da Mesa
Catequese orante ao redor da mesa
MISSA.
Bem-vindo/a.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
CELEBRAÇÃO LITÚRGICA DO MATRIMÔNIO
“Na Virgem Maria tudo é relativo a Cristo e tudo dele depende.”
SERVIÇO DE CÂNTICOS EXPRESSIVOS
A Igreja adianta-se qual o despontar da aurora
CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE
Estudo: Cartas do Apóstolo João às Sete Igrejas da Ásia e à Igreja Fiel do Senhor, onde ela se achar.
1 – ANTES DA LEI A Palavra de Deus na consciência
Enviai, Senhor, o vosso Espírito!
Santíssima Trindade Se você quer navegar por um site católico, clique aqui:
A morte, um mistério.
O Pai Nosso na Quaresma.
A Divina Providência, para combater os males de uma época, suscita não só pessoas ou instituições. Também o faz por meio de formas de piedade, moções.
Deus é Comunidade de Amor
Ficai atentos e orai! I Domingo do Advento.
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Semana Santa.
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Fortaleça-se em tempos de aflição
Santíssima Trindade.
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Música Judeo-espanhola 4’50
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Bíblia, Palavra que transforma.
Diocese de São João da Boa Vista
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
CANTO E MÚSICA NA LITURGIA
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
Sacerdócio e Eucaristia estão intimamente ligados.
CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DOS CÂNTICOS LITÚRGICOS
Conhecer e entender bem o sentido profundo da unção pós-baptismal com o óleo do crisma
Tema do 16º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
Deixar o Cântaro.
Lectio Divina Leitura em oração da Palavra de Deus.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Para um Tempo Novo, um coração novo
Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer».
Grupo de Oração Fonte de Vida
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Encontro com Deus O templo é primeiramente um lugar de oração, de louvor e de adoração ao Senhor. O ritual, os cantos, a liturgia são igualmente importantes.
Paróquia São João Baptista de Vila do Conde
16 Agosto de 2009 XX Domingo do Tempo Comum
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
CANTAR COM ARTE E COM ALMA
A Liturgia de hoje nos lembra a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1ª Leitura, Deus convoca o Povo para escutar a Palavra e.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
Efésios 5:18-19 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de.
Ciclo C Domingo XXVII do Tempo Comum Domingo XXVII do Tempo Comum 6 de Outubro de 2013 Música instrumental safardita.
Transcrição da apresentação:

“Vozes da Fé” GOD tb canta... João Abreu

Herdeiros de uma Tradição As aclamações, os hinos, os salmos que cantamos hoje fazem parte dos elos dessa cadeia começada com os cristãos dos primeiros séculos.

Testemunhos do NT Act. 16,25: S. Lucas, falando de Paulo e Silas na prisão, diz que “pela meia noite, em oração, cantavam hinos a Deus, enquanto os outros presos os escutavam”; Col. 3,16”…em ação de graças, entoem vossos corações salmos, hinos e cânticos espirituais.” (Ver também Ef. 5,19). Ef. 5,19: “Enchei-vos do Espírito Santo, recitando entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais”.

Herdeiros de uma Tradição A Liturgia do Séc. II constava de: Leituras, canto dos salmos, homilia e oração dos fiéis Tertuliano, De Anima, IX,4 Um esquema que se tornará clássico para cada celebração litúrgica.

O Canto hoje? “O Canto é um elemento fundamental da oração cristã. É o seu coroamento lírico”. JOUNEL P., A Missa ontem e hoje, Gráfica de Coimbra, p. 75

Hoje? “Cantar é próprio de quem ama”. “Quem bem canta duas vezes reza”. Tenha-se por isso em grande apreço o canto nas celebrações…

Cantar com Arte “a profunda ligação entre a beleza e a liturgia deve levar-nos a considerar atentamente todas as expressões artísticas colocadas ao serviço da celebração” Papa Bento XVI Exortação Apostólica pós-sinodal “SACRAMENTO DA CARIDADE”

Cantar com Arte “é necessário que, em tudo o que tenha a ver com a Eucaristia, haja gosto pela beleza” Papa Bento XVI Exortação Apostólica pós-sinodal “SACRAMENTO DA CARIDADE”,

Cantar com Arte “Como todas as expressões artísticas, também o canto deve estar intimamente harmonizado com a liturgia, colaborar eficazmente para o seu fim, ou seja, deve exprimir a fé, a oração, o enlevo, o amor por Jesus presente na Eucaristia.” Papa Bento XVI

Cantar com Arte Por isso, há que ter a preocupação da sua qualidade, tanto no que se refere aos textos como às melodias…” João Paulo II Carta Apostólica sobre a Santificação do Domingo, nº 50

Cantar com Arte … “Se não podemos, com palavras banais, exprimir coisas belas, como poderemos, com música banal, exprimir realidades transcendentes?” Pe. Manuel Luís (B.P.L., nº 29-31, p.104).

Cantar com Arte “Velai por que se escolham cânticos belos, que assentem em textos válidos e que estejam de acordo com um conteúdo significativo. A música litúrgica tem a capacidade sugestiva de entrelaçar o sentido teológico, o sentido da beleza formal e a intuição poética.” João Paulo II Discurso aos Bispos da Provença Mediterrânica, in La Maison Dieu

O CANTO LITÚRGICO DEVE envolver as pessoas; “agarrá-las” por dentro; tocá-las, não as deixar na mesma; provocar nelas a abertura à transcendência; a adesão aos textos sagrados; o amor a Deus;

DEUS Música Sacra Santidade Glorificação Consolação Adoração Piedade Beleza Santidade Oração DEUS

Alguns Aspetos Práticos Envolver as pessoas; DIZER BEM O TEXTO de forma clara e compreensível, articular bem as consoantes, abrir bem a boca para pronunciar as vogais… RESPEITAR O RITMO DA FRASE; Respirar no momento adequado, não cortar a frase em bocados desconexos, despojando o texto do seu sentido…

Alguns Aspetos Práticos RESPEITAR O RITMO E A DINÂMICA DAS PALAVRAS por exemplo, não acentuando sílabas finais que, normalmente são átonas (leves) por natureza. Este é um defeito muito comum, às vezes mesmo em coros com alguma preparação… RESPEITAR O JUSTO ANDAMENTO DOS CÂNTICOS muitas vezes canta-se demasiado lento, outras exageradamente apressado…

Alguns Aspetos Práticos NÃO MARTELAR O TEXTO nos recitativos, por exemplo RESPEITAR A MÚSICA QUE ESTÁ ESCRITA por ex. dar o tempo completo nos pontos de aumentação, dar a entoação correta nas notas agudas, que muitas vezes saem “baixas” (desafinadas).

Alegrar-se Adorar Suplicar Meditar Saborear Melodia SALMISTA …que o salmista seja competente na arte de salmodiar e dotado de pronúncia correta e dicção perfeita”. (IGMR, 102). Alegrar-se Pedir Perdão Adorar Meditar Suplicar Saborear Melodia

Cantai com Alma “Quando louvais a Deus, louvai-O em plenitude: cante a voz, cante a vida, cantem as ações.” Santo Agostinho; comentário ao salmo 148

Cantai com Alma Quando cantas: Como o veado anseia pelas águas vivas, assim minha alma anseia por Vós, Senhor, fazes um pacto com Deus. Assinas um recibo sem papel nem tinta; confessas com a tua voz que O amas acima de tudo, que não pões nada antes d’Ele e que ardes de amor por Ele… (…) Por isso, não cantemos refrães por rotina, como coisa já sabida, mas sirvamo-nos deles como apoio de viagem…” São João Crisóstomo, Homilias sobre os Salmos

Aproveitar Talento Musical CL … Sugestões … Aproveitar Talento Musical CL Escolas Música Academias Conservatórios

… Sugestões … O hábito de um pequeno ensaio pedagógico à assembleia todos os domingos, antes da Missa, é uma boa maneira de promover a participação da assembleia no canto e de melhorar a sua qualidade.

… Sugestões … http://ocantonaliturgia.blogspot.pt http://www.taize.fr/ http://vitaminac.sdpjleiria.com http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=1287 http://www.dehonianos.org/portal/default.asp

… Sugestões … http://www.portal.ecclesia.pt/ecclesiaout/liturgia/liturgia_site/default/default.asp http://www.capuchinhos.org/ http://cancioneiro.paroquia-sppv.pt/cancioneiro/ http://corolaudate.home.sapo.pt/Repertorio.html http://www.diocese-aveiro.pt/oracao/?page_id=244

Cantai com Arte e com Alma

Cantai com Arte e com Alma ..\PARTITURAS HI-GOD 2012\Hino Hi God 2012 coro versão final.pdf ..\PARTITURAS HI-GOD 2012\Porta da fé com acordes.pdf LETRA ONDE DEUS TE LEVAR.pdf ..\..\VIGÍLIA ORAÇÃO - CRISTÃOS PERSEGUIDOS GMR 2012\PARTIRAS VIGÍLIA CRIDTÃO PERSEGUIDOS NA ÍNDIA - AIS - 26 Outubro 2012\DEUS É AMOR - PARTITURAS\Hino Hi GOD Voz solo, Coro.pdf