TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SLIDE 1 – Transformações - Translação
Advertisements

Vetores V.
Sistema de Computação Gráfica
Profª Jusciane da Costa e Silva
Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
Sistema de coordenadas utilizando a regra da mão direita
Capítulo 15 CINEMÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
Computação Gráfica Geometria de Transformações
MOVIMENTO EM DUAS DIMENSÕES
Rotação dos Corpos Rígidos
Transformações espaciais geométricas
Introdução à Computação Gráfica Geometria
Transformações Geométricas em C.G.
Transformações Geométricas Coordenadas Homogêneas e Rotações.
Transformações Geométricas na Imagem Amostragem e Reconstrução.
Computação Gráfica Teórica
Função Seno.
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Movimento circular uniforme Vetor posição Velocidade angular
UNIFESO – CURSO DE MATEMÁTICA
ROBÓTICA Helder Anibal Hermini.
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
Grandezas Físicas Prof. Climério Soares.
ROBÓTICA Helder Anibal Hermini.
GEOMETER’S SKETCHPAD O que é o Geometer´s Sketchpad? Isometria
MÓDULO E PADRÃO Transformações Geométricas Isométricas
Isometrias Recordar e aprender Reflexão, translação e rotação
Reflexão da Luz Espelhos planos fge o semestre 2007.
Aula - 2 Escalares e Vetores
Isometrias.
estão igualmente distantes
Geometria Descritiva Prof. Alcina Santos.
Vetores Grandeza escalar: grandeza física descrita por um número e obedecem as leis da aritmética e da álgebra elementar. Ex: temperatura, 25º. Grandeza.
Transformações Geométricas no Plano e no Espaço
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Matemática e Computação
UNIFESO – NAI PROF. ILYDIO SÁ
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Reflexão Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi Ucpel-BCC
Simetrias Falar de simetrias é falar sobre simetrias de figuras ...
TRANSFORMAÇÕES DE TENSÕES
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
Visualização Tridimensional (Câmera Sintética)
Unidade 1: Reflexão, translação e rotação
Realidade Virtual Aula 4
Capítulo 4 Resultantes de um sistema de forças
CINEMÁTICA DIRETA DE MANIPULADORES SERIAIS PROF.: Leo Schirmer
Prof. Eng. Francisco Lemos Disciplina: Mecânica Geral
Visão Computacional Geometria de Transformações Luiz M. G. Gonçalves.
Realidade Virtual Aula 5
Visualização Tridimensional
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
ISOMETRIAS • Simetria Rotação Translação.
Visualização Tridimensional. Quando se trabalha em três dimensões, o SRU (Sistema de Referência do Universo) passa a ser composto por três eixos ortogonais.
Nessa aula explicaremos como se pode localizar um ponto no espaço a partir de um de um sistema de referência. A posição é determinada por um conjunto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Realizado por: Andreia Ferrada n.º4 Carlos Milheiras n.º8
Simetrias Trabalho realizado por: Daniel Calado n.º8 João Mendes n.º17
REFLEXÃO.
Curso de Óptica Geométrica
Computação Gráfica IGCE – Instituto de Geociências e Ciências Exatas
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
Revisão Matemática II Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Prof. Paulo Salgado Geometria Analítica Prof. Paulo Salgado
Cinemática de Robôs Manipuladores
Transcrição da apresentação:

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS Roberto Alam

CONCEITO Transformação geométrica é uma aplicação bijectiva entre duas figuras geométricas, no mesmo plano ou em planos diferentes, de forma que, a partir de uma figura geométrica original se forma outra geometricamente igual ou semelhante.

TRANSFORMAÇÕES BASICAS EM 2D TRANSLAÇÃO ESCALA ROTAÇÃO REFLEXÃO/ESPELHAMENTO CISALHAMENTO

TRANSLAÇÃO Transladar significa movimentar o objeto. Cada ponto em (x,y) pode ser movido por Tx unidades em relacao ao eixo X e por Ty em relação ao eixo Y, logo a novo posição do ponto (x,y) é (x’,y’) x’= x + TX y’ = y + TY

TRANSLAÇÃO O mesmo ocorre se o ponto estiver no plano 3D. x’= x + Tx y’ = y + Ty z’ = z = Tz

TRANSLAÇÃO

ESCALAR Escalonar significa mudar as dimensões do objeto. Para fazer com que uma imagem ou objeto definida(o) por um conjunto de pontos mude de tamanho, temos que multiplicar os valores de suas coordenadas por um fator de escala.

ESCALAR x’ = x .Sx y ’= y . Sy

ESCALAR

ROTAÇÃO Rodar um ponto P=(x,y) de um ângulo θ relativamente à origem significa encontrar outro ponto Q=(x´,y´) sobre uma circunferência centrada na origem que passa pelos dois pontos, com θ=∠POQ.

ROTAÇÃO

ROTAÇÃO

ROTAÇÃO A multiplicação das coordenadas por uma matriz pode resultar em uma translação.

ROTAÇÃO

ROTAÇÃO X’ = x cos Ɵ – y sen Ɵ Y’ = x sen Ɵ + y cos Ɵ

ROTAÇÃO Para alterar a orientação de um objeto em torno de um certo ponto, realizando uma combinação da rotação com a translação, é necessário antes de aplicar a rotação de ânguloθ no plano da coordenadas em torno de um ponto, realizar uma translação para localizar esse ponto na origem do sistema, e aplicar a rotação desejada e então realizar novamente uma translação inversa.

ROTAÇÃO

ROTAÇÃO Os sistemas de coordenadas com 3 eixos ortogonais podem ser descritos por diferentes posições dos eixos. A direção positiva na rotação será a que obedecer a regra da mão direita de ordenação dos eixos. Posicione sua mão direita aberta na direção do primeiro eixo, gire a mão de modo que ela aponte para o segundo eixo, afaste o dedão dos demais dedos.

ROTAÇÃO Verifique se o dedão aponta no sentido do terceiro eixo. Se isso for correto significa que os três eixos são positivos.

ROTAÇÃO

ROTAÇÃO Do contrário o sistema será negativo. Exemplo:

ROTAÇÃO

ROTAÇÃO Outro método muito usada para a rotação é ao invés de rotar o objeto em si, rota-se o próprio espaço com o ângulo no sentido inverso. Um exemplo clássico onde é empregado essa técnica são os simuladores de vôo nos quais o piloto manipula a visão do espaço movimentando a cena.

ROTAÇÃO

ROTAÇÃO Pode-se observar na figura anterior a rotação do objeto usou o método de rodar consigo o espaço cartesiano por um determinado angulo.

ROTAÇÃO Os ângulos de Euler facilitam uma definição precisa das rotações em relação a um sistema de eixos. Esses ângulos definem a rotação em um plano pelo giro em torno de um vetor. São muito usados na mecânica e na física.

ROTAÇÃO

ROTAÇÃO Podemos definir três ângulos Euler em relação ao eixos de X,Y e Z respectivamente. Um ângulo que define o giro em torno do eixo x para os pontos no plano yz, outro ângulo que define o giro no eixo y no plano xz e o eixo z no plano xy.

ESPELHAMENTO A transformação de espelhamento(reflexão) em torno de um eixo, produz um novo objeto como se o objeto anterior fosse reproduzido por um espelho. No caso de uma reflexão 2D o espelho pode ser considerado sobre o eixo vertical ou horizontal e no caso da reflexão 3D o objeto pode ser refletido em qualquer um dos 3 planos.

ESPELHAMENTO

CISALHAR Cisalhar(shearing ou skew) é uma transformação que distorce o formato de um objeto. Nela aplica-se um deslocamento aos valores das coordenadas

CISALHAR

REFERÊNCIAS AZEVEDO, EDUARDO; CONCI, AURA. Computação Gráfica: Teoria e Prática. 3° Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 368 p. LUZZARDI, PAULO R. G. (2012) Computação Gráfica dísponivel em: http://infovis.ucpel.tche.br/luzzardi/CompGraf.pdf acessado em 22/11/2012.