Descrição Descrição n.f. 1. Ato ou efeito de descrever. 2. LP Momento de pausa numa narração. 3. LP Passagem de um texto onde se faz esse momento de pausa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola da pontuação.
Advertisements

PRETÉRITO PERFEITO E PRETÉRITO IMPERFEITO
O texto literário: Recursos retóricos/expressivos
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Estratégias de revisão de textos
TEXTO NARRATIVO X RELATO
Modo Indicativo e Subjuntivo
EB1 DE VILARINHO 3º/4º anos
Nicholas Sparks Editorial Presença.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
O diálogo em textos narrativos
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Prof. Júnior Oliveira.
Quero que vocês falem português ! Falem comigo!
Apresentação do projecto – reunião de pais
Você vai se sentir melhor, especialmente
A lenda da noiva e do forasteiro
O Príncipe Feliz.
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
O PÃO DE CRISTO....
No mês de Setembro comemoramos o
ORALIDADE E ESCRITA A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através.
texto de Martha Medeiros
Actividades realizadas
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Colocar o dedo no ar, para poder falar
Texto escrito: correio eletrónico. Correio eletrónico Sistema de transmissão de mensagens por computador e através da internet. Dicionário Escolar 2.º.
GABRIEL Há muitos, muitos anos, numa vila verdejante e acolhedora do concelho da Póvoa de Lanhoso, Gabriel, um menino de olhos azuis da cor do mar, vivia.
COMO É BOM: Pense sobre cada frase antes de ler a próxima. Você vai se sentir melhor, especialmente quando chegar ao fim.
Aferição de Regras a Nível da Expressão Escrita
A CASTANHA CAROLINA.
Pontuação Entoação e Escrita.
Escrita e interação Aula 03
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
Meninos do Vale Encantado
Sinais de pontuação.
Características das Modalidades: oral e escrita..
Aula 5.
“Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João (se bem que Jesus.
LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA QUAL É A DIFERENÇA??
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
Etapas de uma sequência didática
Metodologia Científica
Prof.ª.: Profº. da STE:JUNIOR
Escola da pontuação.
5.ºTESTE CORREÇÃO Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano
Leitura e escrita PALAVRAS SOLTAS Formação de Língua Portuguesa
Atividades de Língua Portuguesa
O TEXTO POÉTICO.
Pretérito Imperfeito Verbos Regulars. Quando se usa o pretérito imperfeito? Para descrever algo no pasado Normalmente são traduzidos por inglês com a.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Aguarde a rolagem automática dos slides....
Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)
Texto escrito: o texto instrucional
Texto escrito: o texto expositivo
Texto escrito: a carta.
Texto escrito: o texto de opinião
Texto escrito: a entrevista
Relatório.
Texto escrito: o texto descritivo
Texto escrito: o diálogo
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Texto escrito: o diário
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Descrição Descrição n.f. 1. Ato ou efeito de descrever. 2. LP Momento de pausa numa narração. 3. LP Passagem de um texto onde se faz esse momento de pausa. Dicionário Escolar 2.º Ciclo de Português, Texto

Descrição Regista os principais aspetos que encontramos numa descrição: Apresentação do objeto, pessoa ou espaço a serem descritos; Utilização de recursos retóricos, tais como: adjetivação;  comparação;  metáfora;  (…) Uso dos tempos do presente e do pretérito imperfeito; Emprego de verbos de estado (ser, ficar, estar,...); Utilização de uma linguagem adequada ao público a que se dirige; Referência a emoções ou lembranças provocadas pelo objeto, pessoa ou espaço descrito.

Exemplo de um excerto de uma descrição No Inverno, se a neve andava no ar, Joe, o cão de pêlo cor de mel, despertava-nos com lastimosos latidos. O pobre animal afligia-se com a neve, não por causa do frio  na garagem o seu ninho era agasalhado, forrado de cobertores , mas, segundo parece, por causa do ruído monótono e triste dos flocos de gelo a tombar no pátio de lousa. Sally, que tinha dez anos, era, sem dúvida, uma menina corajosa. Nunca a ouvi falar em medo. Pelo contrário, gostava de percorrer comigo o jardim à noite, à procura de grilos, na Primavera. E saía, antes de mim, para o pátio, no pino do Inverno, para acalmar o cachorro Joe nas suas crises nocturnas de terror. Da cidade vinham todos os dias professores para dar a Sarah lições em casa. A minha amiguinha tinha uma doença nas pernas que a obrigava a caminhar de canadianas, e não a deixava ir à escola como as outras meninas. (…) O seu riso ecoava pelas salas e pelos jardins e, como os desportos lhe eram difíceis, devido à doença, distraía-se com jogos de mesa, com livros, a ouvir música, a conversar comigo.” Maria Ondina Braga, O Jantar Chinês e outros contos, Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (texto com supressões) Uso da adjetivação Comparação Utilização do pretérito imperfeito Lembranças provocadas no narrador Verbo de estado

Ficha de verificação Planificação ObjetivosSelecionei um objeto, personagem ou espaço a ser descrito. ConteúdosRecolhi as características, organizando-as. OrganizaçãoOrganizei as características, tendo em conta quem vai ler o texto. Textualização Articulação das diversas partes Os elementos da descrição fazem sentido. VocabulárioSelecionei vocabulário adequado à descrição. Organização do texto Organizei o texto em frases, períodos e parágrafos. Utilizei os conetores adequados. Utilizei a pontuação e os sinais auxiliares de escrita de forma adequada. Estrutura compositiva e formato adequado Recorri ao uso do presente e do pretérito imperfeito; utilizei verbos de estado. Recorri à utilização de recursos retóricos. Acordo ortográfico Utilizei um dicionário, quando tinha dúvidas sobre a ortografia de uma palavra. Revisão e reformulação Revisão de texto Revi os aspetos gráficos, ortográficos e de pontuação. Reorganizei e reescrevi partes do texto. Verifiquei se os elementos descritos faziam sentido.