Bomba Atômica Resumo: Um pouco de história Fissão Nuclear

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RADIOATIVIDADE É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas) , transformando-se em outro.
Advertisements

RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
IV Encontro do Projeto Neutrinos Angra Balanço de Nêutrons e
A estrutura do átomo Parte 1
A estrutura do átomo Parte 1
Profa.:Rita de Cássia Dias
REAÇÕES NUCLEARES.
RADIOATIVIDADE Atividade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir.
Armas Nucleares Elas ainda existem?
Comparação entre os tipos de reações:
FENÔMENOS NUCLEARES ARTIFICIAIS
Energia Nuclear !.
Radioatividade.
Teoria atômica da matéria
RADIOATIVIDADE.
Das clínicas para os campos de batalha.
Reações Nucleares Artificiais
Aplicações da Radioatividade
ENERGIA NUCLEAR.
Histórico – Livro p.52 Ordem cronológica da p.52 a 59 Profª Silviane
O que você deve saber sobre
RADIOATIVIDADE NATURAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a.
Energia Nuclear Wilson Alves 8º A
Trabalho de Química Aluna:Camila Marques,Adrielly,Hada,Jéssica
Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www. quimica
ALUNOS: Rebecah Silveira, Eduarda Veiga, Arthur Pontes, Ingrid Gaudêncio, Camila Lincoln, Yasmin Japiassú, Renata Diniz. PROFESSOR: Ribamar MATÉRIA: Sociologia.
Aula : Radioatividade II “Crede em Deus, crede também em mim.
RADIOATIVIDADE.
Energia Nuclear Trabalho realizado por: Andreia Santos Nº 4 Diogo Gonçalves Nº 10 David Rosa Nº 19.
Radiação Fukushima.
Conceitos Básicos da Física Nuclear
Escola Adventor Divino de Almeida Professora: Sandra Cayres Alunas: Carla Aparecida,Jéssica Lima, Keyna Luany Série 2º ano “A”
Radioatividade e Energia Nuclear.
(UFSCar/06) No dia 06 de agosto de 2005 foram lembrados os 60 anos de uma data triste na história da Humanidade. Nesse dia, em 1945, foi lançada uma bomba.
CALORIMETRIA.
ERA EINSTEIN UM ESTRANHO DO ESPAÇO?
Adolfo, Bruna, Cintia e Jonathan
“Atomística e Radioatividade”
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo
Radioatividade.
Radioatividade e Matemática
Prof.: Raphael Carvalho
RADIOATIVIDADE.
Perguntas e respostas.
Rafaela Ferreira dos Santos
Estudo da matéria.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Alunos: João Pedro; Sávio
Marcelo Polonio Muler Rodrigo Tosetto
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
REAÇÕES NUCLEARES NO INTERIOR DAS ESTRELAS
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
O que é um modelo atômico ?
Docente : Joelma Saravy
Central Nuclear Central nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo.
A ESTRUTURA DA MATÉRIA E O ÁTOMO
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
70 Anos dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki
PIBID Seminários de Física
O NÚCLEO ATÔMICO O Núcleo e Sua Estrutura Isótopos
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
Universidade Federal de Itajubá
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
Coreia do Norte e Bomba H No dia 6 janeiro de 2016, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou terremoto de 5,1 graus na escala Richter,
RADIOATIVIDADE.
Transcrição da apresentação:

Bomba Atômica Resumo: Um pouco de história Fissão Nuclear Cálculo da energia liberada Exercícios de Vestibular

Um pouco de história 1938 Hahn e Strassmann, na Alemanha, fizeram a fissão do núcleo de urânio(U235) com bombardeamento de nêutrons. Frisck e Lise Meitner interpretaram as experiências de Hahn afirmando que, se um núcleo pesado sofre fissão, obtêm-se átomos de massa mediana e enorme quantidade de energia. A física Lise Meitner saiu da Alemanha por causa do nazismo. Ela foi para a Dinamarca levando consigo algumas informações sobre a fissão nuclear. Essas informações foram posteriormente divulgadas em Washington durante uma reunião de físicos.

Um pouco de história No dia 2 de agosto de 1939, Albert Einstein, escreveu uma carta ao Presidente Franklin Roosevelt. Como resultado, nasceu o Manhattan Project, com o propósito de desenvolver a bomba atômica. O sucesso não tardou: no dia 16 de julho de 1945, no estado de Novo México, a primeira bomba nuclear foi detonada. Em 6 de agosto de 1945, contrariando a posição de um conjunto de cientistas, os Estados Unidos detonaram a bomba em Hiroshima e logo depois em Nagasaki. Na bomba de Hiroshima foi usado o 235U e na de Nagasaki o 239Pu. A bomba de Hiroshima tinha potência equivalente a 13 000 toneladas do explosivo químico TNT (trinitrotolueno) - 13 quilotons. 5:00

6

Bomba atômica Little Boy: uma bomba tipo revólver Basicamente, a Little Boy consiste de uma arma que atira uma massa de urânio 235 em outra massa de urânio 235; criando, deste modo, uma massa supercrítica. Um requerimento essencial é o de que as massas sejam juntadas num intervalo de tempo menor do que aquele entre fissões espontâneas. Uma vez que as massa de urânio estejam juntas, um iniciador introduz uma rajada de nêutrons e inicia-se a reação em cadeia. Ela continuará até a energia liberada se tornar tão grande que faz a bomba explodir. Especificações: Comprimento: 3,0 m Diâmetro: 0,71 m Peso: 4400 kg Potência: 13 Kilotons http://www.carloslabs.com/projects/200903A/index.html

Bomba atômica Fat Man: bomba tipo implosão O design inicial da bomba de plutônio era o mesmo da bomba de urânio. Mas. Conforme o plutônio foi sendo fabricado em Hanford, Washington, foi descoberto que ele não era tão puro quanto o necessário. Ele continha amostras de plutônio 240, um isótopo com um índice de fissão espontânea muito alto. Uma bomba tipo revólver não seria rápida o suficiente. Antes que as massas de plutônio pudessem ser juntadas, alguns nêutrons poderiam ser emitidos por fissão espontânea iniciando uma reação em cadeia prematura, levando a uma grande redução na energia liberada. Seth Neddermeyer, um cientista em Los Alamos, desenvolveu a idéia de utilizar cargas explosivas para comprimir a esfera de plutônio muito rapidamente para uma densidade suficiente para criar a massa crítica e gerar uma explosão nuclear. Especificações: Comprimento: 3,25 m Diâmetro: 1,5 m Peso: 4656 kg Potência: 20 Kilotons

Um pouco de história A bomba de Hiroshima ocasionou a morte de aproximadamente 70 000 pessoas e devastou completamente 9 quilômetros quadrados. Devido aos efeitos nocivos das radiações, os habitantes de Hiroshima e Nagasaki foram vitimas de vários problemas de saúde.

Fissão Nuclear http://nuclearsecrecy.com/nukemap/ 53:00

Fissão Nuclear + +

Fissão Nuclear Considerando que apenas 1% de massa de urânio faça fissão. Tendo 1kg de urânio, com isso temos apenas 10g que sofrem fissão. Lembrando que um átomo fissionado libera Em 10g de urânio temos: átomos Com isso a energia liberada será de

Vestibular

Vestibular

Vestibular Alguns elementos químicos, como o boro, na forma de ácido bórico ou de metal, e o cádmio, em barras metálicas, têm a propriedade de absorver nêutrons, porque seus núcleos podem conter ainda um número de nêutrons superior ao existente em seu estado natural, resultando na formação de isótopos de boro e de cádmio.

Vestibular