[nome do aluno] [nome do orientador]

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Transcrição da apresentação:

[nome do aluno] [nome do orientador] Ciclo de Seminários Internos do IEB-UFSC [título do trabalho] [nome do aluno] [nome do orientador]

Objetivos Especificar de forma clara o que deve ser obtido no final do mestrado ou doutorado; Avaliar os avanços do projeto; Responder questões: Quais as questões científicas (research questions)? Exemplo: É possível...? Quais as ...? Quais as perguntas chaves da sua pesquisa? Qual a hipótese para a sua pesquisa?

Cronograma Especificar em uma tabela datas e etapas a serem cumpridas; Deixar claro os prazos iniciais, finais e prorrogações (caso exista); Não esquecer de considerar os prazos internos do IEB para defesas; Responder questões: Quais as atividades que podem causar atraso no cronograma? Quais as atitudes para contornar estes problemas?

Resultados (avanços) Responder questões: O que já foi feito? O que falta fazer? Se houve atrasos no projeto, responder por que e como recuperar o tempo; Quais as ações para concluir o trabalho?

Produção Acadêmica Artigos em congressos; Cursos ministrados; Outras atividades (além da tese ou dissertação); Responder questões: Quais as suas contribuições para o Instituto?

Informes e dicas Limitar as apresentações em 10 minutos e 5 minutos de questionamentos dos professores; Estimar em 1 minuto por slide; Alunos que estão apresentando pela primeira vez (proposta) devem fazer uma fundamentação breve do problema e explicar os objetivos. Dar uma ideia da metodologia e ferramentas utilizadas, com cronograma; Alunos com projetos em andamento (work in progress) devem priorizar os resultados e avanços obtidos em relação à fundamentação teóricas (no máximo 1 slide, apenas para situar o trabalho).

Informes e dicas Os projetos serão avaliados com relação a: Viabilidade de finalização no tempo estimado; Progresso do projeto conforme o cronograma; Cronograma compatível com as atividades.