XPRecife Madson Menezes Costa Ricardo de Oliveira Cavalcanti.

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Transcrição da apresentação:

XPRecife Madson Menezes Costa Ricardo de Oliveira Cavalcanti

Revista Exame agilidade A Maior Angústia: Levantamentos apontam a preocupação número 1 dos presidentes das maiores empresas do mundo: a falta de agilidade de suas companhias

Pesquisa IBM 450 presidentes de corporações mundiais 80% dizem que a falta de agilidade impede o crescimento do faturamento e do lucro

Pesquisa Heidrick & Struggles 540 presidentes em 40 países 88% dizer ser prioridade em suas companhias  Velocidade  Flexibilidade  Capacidade de adaptação a mudanças

Em resumo Agilidade é a aposta do mercado para o crescimento dos lucros  Maior Produtividade  Melhor aceitação do cliente

E em software?? Também somo paquidermes??

Medo da mudança “Fear is the path to the dark side”

Uma pergunta “Como você programaria se tivesse tempo suficiente?” Kent Beck

Possíveis respostas Mais testes? Mais projeto e arquitetura? Menos pessoas? Mais qualidade?

Programando ao Extremo Levar todas as boas práticas ao Extremo  Se testar é bom, vamos testar toda hora!!  Se projetar é bom, vamos fazer disso parte do trabalho diário de cada pessoa!  Se integrar é bom, vamos integrar a maior quantidade de vezes possível!  Se iterações curtas é bom, vamos deixar as iterações realmente curtas!

Engenharia de Software tradicional Manutenção significa modificar o mínimo possível Mudanças são difíceis e caras Requisitos Especificação Implementação Testes Revisão Cliente Analista Desenvolvedor Revisor Testador

Premissa extrema time Cost of Change Standard SE XP

O que XP? “Extreme Programming é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias desenvolvendo software com requisitos vagos e em constante mudança." Kent Beck, criador do XP

Agile Manifesto (2001) Individuals and interactions over processes and tools  Communication Working software over comprehensive documentation  Travel light Customer collaboration over contract negotiation  On-Site Customer Responding to change over following a plan  Feedback

As quatro variáveis Eleve o custo e você pode fazer um pouco mais, mas colocar dinheiro não resolverá Tempo demais pode ser prejudicial, mas pouco tempo pode comprometer a qualidade Como se controla a qualidade? Escopo deve ser o controle

Valores Simplicidade  Faça sempre da maneira mais simples e que vá funcionar Comunicação  Dentro do time, entre o cliente e a equipe... Feedback  Testes de aceitação, presença do cliente Coragem  Para fazer refactoring, para jogar fora o código e refazer tudo no dia seguinte Respeito  Trabalho em equipe

Práticas Integração Contínua Passo Sustentável Metáfora Posse Coletiva Coding Standard Design Simples Refactoring Programação em pares Test-Driven Development Testes de Aceitação Releases Curtas Planning Game Cliente Presente Adaptado de xprogramming.com

XP roles Tracker Programador Goal Donnor Gold Owner Analista de Testes Coach Manager

Grupo de usuários e lista de discussão Promover a cultura ágil Eventos e encontros

Cronograma 10 de fev: Seminário de Refactoring em BD 17 de fev: Discussão do artigo Practice: That's What We Do - Ron Jeffries. 24 de fev: Seminário de AMDD 3 de mar: Discussão dos artigos XP na Universidade e Being Extreme in the Classroom: Experiences Teaching XP