Bósnia-Herzegovina e Kosovo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Marcelo Gandolfi da Silva
Advertisements

Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
ORIGEM DO ESTADO Nem sempre o Estado, do modo que conhecemos hoje, existiu. Foi apenas no início da Idade Moderna (séc.XVI-XVII) que ele tornou-se uma.
O FIM DA GUERRA FRIA Capítulo 44 Capítulo 60.
A GEOGRAFIA DO PODER.
CONFLITOS GEOPOLÍTICOS
1 - Características gerais:
Europa - Conflitos Irlanda do Norte (ULSTER)
ESLOVÊNIA.
NAPOLEÃO O GRANDE Lucas n° 13 Hugo n° 06 Profª. Joelma.
A ANTIGA IUGOSLÁVIA.
Península Balcânica Prof. Jane Ilce.
CONFLITOS EUROPEUS.
Conflitos na América e na Europa
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
Primeira Guerra Mundial
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
Questão Palestina.
O Mundo Socialista.
O IRA aceitou desmantelar todo o seu aparelho militar em resposta aos apelos do líder do Sinn Féin, Gerry Adams. Agora a luta pela reunificação da Irlanda.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
BALCÃS.
Península Balcânica Prof. Jane Ilce.
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
Organizações Internacionais e Regionais
Península Balcânica.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Geografia Homem & Espaço Europa - Sociedade
A Declaração de Independência do Kosovo
Alegações da Sérvia.
2ª Guerra Mundial.
PODER PARALELO.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
A crise no mundo socialista
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2
Irlanda do Norte e País Basco
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Professor: Abel Edson Miguel
ÁFRICA Conflitos e tensões
Professor Luiz Felipe Geografia
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
CONFLITOS NA MODERNIDADE
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
Oriente Médio: conflitos
CEI/BALCÃS/EUROPA/BLOCOS
Atualidades Temas  O petróleo do pré-sal;  100 anos da imigração japonesa;  Crise dos Estados Unidos;  Kosovo – O mais jovem país do mundo;
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
Fidel Castro, líder da Revolução Cubana.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
Europa - Sociedade.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
A Guerra da Bósnia-Herzegovina
A desintegração do bloco soviético e a nova ordem mundial
Professor: Rodrigo Neves Disciplina: Geografia..
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
CONFLITOS SEPARATISTAS EUROPEUS
CONFLITOS TERRITORIAIS NO MUNDO. QUESTÃO PALESTINA TERRITÓRIO SAGRADO TANTO PARA JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS CONFRONTO ENTRE JUDEUS (ISRAEL) E ÁRABES.
CONFLITOS MUNDIAIS Prof.André T. Neto.
Iugoslávia 7 etnias 1 nação Mauro Vranjac.
CONFLITOS NO CONTINENTE EUROPEU Escola: Municipal Wady Fiquene Professor(a):Luciana Componentes do Grupo: Gustavo Amazonas, Matheus Leal e Vinicius.
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Transcrição da apresentação:

Bósnia-Herzegovina e Kosovo Professor Luiz Felipe Geografia

Bósnia-Herzegovina Após a desintegração da Iugoslávia, milícias da “Nova Iugoslávia” (Sérvia e Montenegro), passam a atacar a Bósnia, fato ocorrido entre 1992 e 1995. Essas milícias (de maioria sérvia – Cristã ortodoxa), atacaram os muçulmanos bósnios pelo controle do país. Chegaram a controlar 70% do território bósnio, incluindo parte de sua capital, Sarajevo.

Bósnia-Herzegovina Nesses ataques observou-se processo de “limpeza étnica”: Massacre Confinamentos Estupros Expulsões em massa. Tudo isso autorizado pelas autoridades da Nova Iugoslávia.

Bósnia-Herzegovina Por pressões, sobretudo da União Europeia e dos EUA, a OTAN passa a atacar alvos Sérvios em 1995, forçando um acordo de paz. Assinado em Dayton (EUA) determinou que a Bósnia-Herzegovina continuaria existindo como Estado, mas dividida administrativamente em duas partes. 1 – Controlada pelos sérvios 2 – Controlada pelos Croatas e Muçulmanos. O governo central tem representação dos dois grupos.

Kosovo Sérvios consideram Kosovo como o centro sagrado de suas tradições. Entretanto, 90% da população Kosovar é de origem Albanesa (maioria muçulmana). Em 1989, o governo de Slobodan Milosevic (sérvio), retirou o estatuto de autonomia da província, provocando a criação de um movimento guerrilheiro separatista – Exército de Libertação de Kosovo (ELK).

Kosovo A sérvia passa a praticar os mesmos atos de violência que já havia feito contra a Bósnia (inclusive limpeza étnica contra a população albanesa). Em 1999, liderada pelos EUA, a OTAN passa a atacar a Sérvia. Em resposta, o exército sérvio desencadeia uma onda de violência sem precedentes em Kosovo, incendiando aldeias, cometendo assassinatos em massa e expulsando de suas casas mais de mio milhão de pessoas.

Kosovo A população de Kosovo se refugia em países Vizinhos (Albânia e Macedônia). Depois de três meses de ataques contra a Sérvia, refinarias, residências, redes elétricas e de abastecimento de água foram atacadas. Em 9 de julho de 1999 o governo Milosevic assina um acordo de paz, permitindo que a ONU ocupe Kosovo e realoque os refugiados. Albaneses voltam revoltados e o ELK fortalecido, passando a perseguir sérvios.