86 anos de radiodifusão esperantista no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
OS SINDICATOS E A LUTA CONTRA A CONTAMINAÇAO POR HIV
Evolução do rádio e digitalização
Oi FM – Um jeito diferente de ouvir rádio.
APRESENTAÇÃO Onda Média (A.M.) Onda Curta (O.C.) 24h no Ar ZYK – 639
Programação - Caiobá FM – 102,3 MHz
FUTEB L 2007 Jornadas Esportivas.
I Seminário Nacional Cidades da Educação - educidades
Informática na Educação
Jornal de Esportes Futebol Fonte: IBOPE/EasyMedia3 – Maio a Julho de 2007 Segunda a sexta, 12h30 às 13h00 Foi uma briga dura, mas, enfim, conseguimos!
Perfil.
IBOPE – Rádios AM de Campinas
África do Sul 2010, é aqui na Super Rádio Tupi AM + FM!!!
COTA OURO.
Proposta Especial Rádio Bandeirantes AM 1120
Sistema de Treinamento de Sucesso Promocao MINIEXTRAVAGANZAS
1 Rádio: Informação e Educação a Distância Carlos Alberto de Souza, Dr - Univali Iara Soldi de Souza (Esp. – Governo SC) Resumo O rádio assumiu, ao longo.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Cidadania Participativa nas
CAMARA Portuguesa de Comercio no Brasil/Pará
CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÕES
Que é discipulado cristão
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Um foco no apoio profissional na Gestão Pessoal do Médico Ação 2011.
12 de Agosto de 2009 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
VI Seminário de Redes Empresariais
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
“O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
Dia: 29/05/ Horário: 19:30H ás 22:00h Local: Anfiteatro da Unimed End. Av. João Pinheiro nº Centro - Uberlândia - MG PROGRAMAÇÃO: 19:30 às.
Evolução da Mídia Audiovisual
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Maria Modesto Cravo Clique.
Linha do Tempo EaD Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional
Florianópolis, setembro de 2006
10 anos de Educação Corporativa no Brasil
R Á D I O UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A Indústria Cultural no Brasil
"Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países
A EXPANSÃO DA RADIODIFUSÃO E A RESTRIÇÃO DO DIREITO À INFORMAÇÃO DO CBT/1962 À ELABORAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.
E disse-lhes:Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.... Marcos 16:15 Em todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar.
Professor. Esp.Mestrando: Helton Costa Curso de Jornalismo/Unigran
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
Pré – Vestibular EAD Nova Exigência de Política Pública Demanda social por democratização de oportunidades Pressão por políticas para inclusão social.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Petrucio Magalhães Júnior
Em abril/maio, a Rede de Mobilização Social-RMS veiculou a campanha “Educação de Qualidade”, junto a sua rede de parceiros sociais da Região.
Boa tarde! Paz e Bem!!. Comunidade Nossa Sra Do Rosario E Sao Benedito-Paroquia São Francisco.
NO BATUQUE DO BOI Produção Cinematográfica de média metragem PRONAC Nº
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.
Antecedentes da EaD FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional 4º Período: Introdução a.
Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo
BOLETIM ELECTRÓNICO DO CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
RÁDIO.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Linha do Tempo da EaD no Brasil
/ / Década de SAIR.
PROJETO “Aprender e Ensinar : um exercício de Cidadania” COTEC - Unesp
DESCONSTRUINDO A TORRE DE BABEL

BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
Evolução da Televisão Morgana Mattos Garcia.
Transcrição da apresentação:

86 anos de radiodifusão esperantista no Brasil 1924-2010 86 anos de radiodifusão esperantista no Brasil

A trajetória da radiodifusão esperantista confunde-se com a história do rádio brasileiro

Anos 20: O início do rádio no Brasil 7 de setembro de 1922: 1ª transmissão oficial 20 de abril de 1923: início das emissões da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro O rádio a serviço da educação e da cultura Couto Fernandes ensina esperanto pelo rádio a convite de Roquette-Pinto (1924) No ano seguinte, Couto Fernandes divulga o esperanto no Rádio Club do Brasil

Roquette-Pinto

Couto Fernandes

Instalações da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

Estúdio da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

Anos 30: A expansão do rádio como veículo de comunicação de massa Cinco Minutos de Esperanto: Ismael Gomes Braga divulga o esperanto na Hora Espiritualista Radiofônica, pela PRE-3 Rádio Transmissora do Rio de Janeiro (1180 kHz – atual Rádio Globo) Distribuição do Primeiro Manual de Esperanto aos ouvintes A chegada dos discos Linguaphone Em 6 de março de 1938, Wilson Veado, como apoio de Couto Fernandes, inaugura o programa Momento de Esperanto, com 15 minutos de duração, pela PRC-7 Sociedade Rádio Mineira de Belo Horizonte

Ismael Gomes Braga apresentando Cinco Minutos de Esperanto

João Pinto de Souza, o pioneiro da radiodifusão espírita

Cartão do Brazila Klubo de Esperanto à Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (16/07/1931)

Anos 40: A era de ouro do rádio Brazila Kroniko: pelas ondas curtas da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, o movimento esperantista fala para o Brasil e para mundo. Apresentação: Wilson Veado. Geraldo de Aquino, diretor da Hora Espíritualista João Pinto de Souza, garante espaço para a divulgação do esperanto no rádio espírita

Geraldo de Aquino

Anos 50: a geração de ouro do rádio esperantista Rádio Ministério da Educação: Luís Carlos Nunes D’Ângelo, Joel Manso, Jorge das Neves e Carlos Torres Pastorino Rádio Roquette Pinto: Floriano Pessoa e Silvio Pélico Machado Legião da Boa Vontade (Rádios Tamoio e Mundial): Carlos Torres Pastorino e Jorge das Neves fazem sucesso com Vamos aprender esperanto? Os rádio-ginastas e o esperanto

Rádio Roquette-Pinto

Programa Vamos Aprender Esperanto? PRA-3 Rádio Mundial – 860 kHz (1956)

Joel Manso

Anos 60 O estranho fim de Vamos aprender esperanto? A Cooperativa Cultural dos Esperantistas e a PRF-4 Rádio Jornal do Brasil (Vamos aprender esperanto e Pergunte ao João). Amarílio Carvalho e a divulgação do esperanto na Rádio Jornal do Brasil. Manoel Blaz Garcia e o Clube de Esperanto, pela Rádio Clube de Sorocaba O Golpe de 64 e o fim do esperanto na Rádio MEC Em fins de 1964, o Niterói Esperanto-klubo iniciou um curso da língua internacional, pela Rádio Difusora Fluminense. Sob a coordenação de Joaquim do Couto, Carlos Torres Pastorino ministrou a aula inaugural.

Manoel Blaz Garcia

Amarílio Carvalho (segurando o microfone)

Anos 70 Após campanha liderada por Geraldo de Aquino, o movimento espírita adquire da ZYZ-34 Rádio Rio de Janeiro, então transmitindo em 1320 kHz (1971). Criada a Fundação Cristã-espírita Cultural Paulo de Tarso. Entendimentos entre Francisco Thiesen, presidente da Federação Espírita Brasileira, e Geraldo de Aquino resultam na criação do programa Espiritismo-Evangelho-Esperanto, aprensentado por Affonso Soares (1977).

Affonso Soares

Francisco Thiesen (presidente da FEB)

Anos 80 A Liga Brasileira de Esperanto cria o programa Uma Ponte Sobre o Mundo (Rádio Copacabana), produzido e apresentado por Joel Manso. 21 de novembro de 1986: vai ao ar, pela ZYJ-462 Rádio Rio de Janeiro a primeira audição de Esperanto 100 anos de amor. Gilka Fernandes descobre Givanildo Costa, o maior comunicador esperantista do Brasil. Mudança de paradigmas: o esperanto passa a ser divulgado por meio de um programa de variedades sobre o assunto, ao invés de simples aulas e/ou palestras.

Givanildo Costa

Gilka Fernandes

Renaud Hetmanek

Anos 90 1999: Surgimento de Esperanto, a Língua da Fraternidade, ao vivo, com 1 hora de duração. A revolução no rádio esperantista brasileiro.

Esperanto, a Língua da Fraternidade (gravação de radioteatro)

Anos 2000: a informática amplia os horizontes do rádio Curso de Esperanto pelo Rádio Espiritismo-Evangelho-Esperanto: sai Affonso Soares; entra Elmir dos Santos Lima Esperanto, a Língua da Fraternidade: primeiro programa esperantista brasileiro a ser transmitido pela internet e a ter site próprio. Lançamento da Central de Notícias Esperantistas. Esperanto, a Língua da Fraternidade é líder de audiência Esperanto, a Língua da Internacional: Celso Pinheiro e Edgar Machado pela Rádio Guanabara/Bandeirantes Falando de Esperanto: a divulgação do esperanto numa rádio comunitária (Rádio Clube de Itaboraí) Parolu, mondo! e a ousadia no ar: um programa inteiramente falado em esperanto no rádio AM A explosão dos podcasts O fim de Espiritismo-Evangelho-Esperanto Esperanto, a Língua da Fraternidade e a manutenção da liderança

Elmir dos Santos Lima substitui Affonso Soares em Espiritismo-Evangelho-Esperanto

Fabiano Henrique Falando de Esperanto (2004/2007 – Rádio Clube de Itaboraí)

Esperanto, a Língua da Fraternidade é líder de audiência

Givanildo Costa apresentando Esperanto, a Língua da Fraternidade

Givanildo na Rádio Manchete (divulgação do 42° Congresso Brasileiro de Esperanto)

Apresentadores do Parolu, Mondo!

E no futuro?