A postura diante da Mídia O que se espera do entrevistado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Falar claro… Dep. Carlos Coelho Dep. Gonçalo Capitão 10.Set.2004.
Advertisements

II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
Linguagem Corporal.
Como Preparar Seminários
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
Fale Bem em Público.
Dicas para apresentação em banca
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Capítulo – 6 Ouvidos prontos para ouvir
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
Exercícios e Alongamentos
Atualidades Entrevista de emprego.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)
MANUAL DO ASSESSORADO.
A importância da Oratória para a Comunicação nas organizações
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ
As origens dos problemas de comunicação
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Introdução ao Secretariado Aula 3
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
CERTO TREINAMENTOS Todos os dias sob todos os pontos de vista estou cada vez melhor.
COMO LER BEM EM PÚBLICO.
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
RESPEITO É BOM E FAZ BEM.
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
ENTREVISTAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA
FALAR EM PÚBLICO.
Dicas para Apresentação em Banca
Comunicação.
CAMINHOS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO
Linguagem Corporal – Significado dos Gestos
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
Padronização no Atendimento Telefônico
WORKSHOP DE ORATÓRIA Temas:
Linguagem Audiovisual
Metodologia e Redação Científica
Conhecimentos Básicos de Cuidados com a Pele Parte II: Base
Tipos de Comunicação.
Carlos Coelho, Nuno Matias e Paulo Colaço 03.Setembro.2014 Falar...claro Falar claro !
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
DICAS PARA APRESENTAÇÃO EM BANCA
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
Como Falar Bem em Público
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
Apresentação do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Graduação
Testes de Seleção. Testes de Seleção Testes de Seleção Redação Teste psicotécnico Dinâmica de grupo Teste situacional.
DICAS PARA APRESENTAÇÃO EM BANCA
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Imagem e Indumentária do orador.
Atendimento ao Telefone
Técnicas de Apresentação
Por que nos é difícil dizer ao cônjuge o que de fato necessitamos e o que realmente sentimos? Homens e Mulheres são diferentes.
Dicas para entrevistas
CURRÍCULO E ENTREVISTA PROFISSIONAL
Texto utilitário A Notícia.
ENTREVISTA COLETIVA MIDIA NAS OPERAÇÕES MILITARES.
A Exposição Oral 1. Postura 2. Exposição Oral e Gestão do discurso 3. Linguagem usada.
Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana 2008.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
BRUNA BRAGGION MISSON. Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
TÉCNICA DE CONCEDER ENTREVISTA À IMPRENSA. QUAL É A ENTREVISTA PERFEITA?
Dicas para uma boa apresentação
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

A postura diante da Mídia O que se espera do entrevistado Segurança e confiança na entrevista – dicas de conteúdo e forma para melhorar o desempenho do gestor durante o contato com a imprensa

REGRAS PARA O DIA-A-DIA COM A IMPRENSA Não improvise. Prepare-se com dados e informações. Procure saber antes qual a linha da entrevista ( o assunto a ser tratado). Nunca deixa um repórter em dúvida

REGRAS PARA O DIA-A-DIA COM A IMPRENSA Procure conhecer o perfil do jornalista e da publicação ou programa. Seja claro, objetivo, use frases curtas e palavras simples. Evite tecnicidade. Cuidado com o monólogo. Calma! Encare o repórter com naturalidade.

REGRAS PARA O DIA-A-DIA COM A IMPRENSA Nunca deixa de atender a um jornalista. Seja breve e preciso. Seja cordial e evite intimidade. Mantenha-se informado (clipping) Tente conduzir a entrevista. Não use chavões.

COMPORTAMENTO DIANTE DAS CÂMERAS DE TELEVISÃO O que é que a TV oferece de mais importante? Use ordem direta: começo- meio-fim (sujeito – verbo- predicado) Resposta inteligível, coerente e bem articulada. Entre 15 a 20 segundos. (reportagem 40 a 1 minuto e meio)

COMPORTAMENTO DIANTE DAS CÂMERAS DE TELEVISÃO Procure dividir a sua atenção entre a câmera e o repórter. Se estiver diante de mais câmeras, olhe para todas, com leves movimentos de cabeça. Converse como se estivesse contando uma notícia para alguém que você gosta.

COMPORTAMENTO DIANTE DAS CÂMERAS DE TELEVISÃO Quando todo mundo fizer perguntas ao mesmo tempo, tente identificar a mais importante. Use palavras simples – linguagem coloquial Fale com clareza, objetividade e concisão.

COMPORTAMENTO DIANTE DAS CÂMERAS DE TELEVISÃO Fala “pra fora”. Não resmungue. Demonstre confiança e credibilidade nas informações que transmite. Seja simpático. Descontraído sem ficar largadão. Saiba exatamente sobre o que está falando.

REGRAS TELEVISIVAS Esgote o assunto com frases breves e completas. Se precisar usar termos técnicos, explique o que significam. Não balance o corpo enquanto fala. (sentado ou de pé) Mantenha a postura e não fale além do que deve.

REGRAS TELEVISIVAS Mantenha-se atento às perguntas dos repórteres, nem sempre eles repetem as mesmas perguntas que fizeram na pré-entrevista. Se tiver que dar opiniões, faça com clareza e firmeza, sem cara feia. Dê informações que tenham fundamento.

REGRAS TELEVISIVAS Use comparações que ajudem a esclarecer os telespectadores. Fale com confiança e segurança. Evite expressões como hã, hum, ééé , pois denotam falha na fluência de comunicação (incerteza, nervosismo, inoperância e falta de credibilidade).

REGRAS TELEVISIVAS Seja incisivo, mas não grosseiro. Demonstre sentimento. Não seja frio. Sinta-se à vontade. A câmera e o microfone não mordem.

O QUE PODE DERRUBAR Falar difícil, com linguagem rebuscada ou técnica. Hesitar no começo de uma resposta. Ser evasivo, usar subterfúgios, não concluir um raciocínio, ser prolixo. Ser redundante. Falar demais, com frases longas e muitos exemplos.

O QUE PODE DERRUBAR Errar na concordância. Evite erros gramaticais. Usar gíria, linguagem chula ou estrangeirismos. Usar frases feitas, chavões. Usar palavras de duplo sentido. Ser demagogo, tentar enrolar o repórter e o público.

O QUE PODE DERRUBAR Ler algum lembrete enquanto fala. Ser irônico, debochado, irreverente. Ser autoritário, intransigente. Exagerar nos gestos e nas expressões faciais. Cacoetes.

O QUE PODE DERRUBAR Exaltação descontrolada. Desviar ou baixar o olhar enquanto fala. Falar sem parar, sem respirar, emendando frases e assuntos. Fazer considerações demais, no começo ou no final das respostas.

APARÊNCIA Homens com barba bem cuidada ou rosto limpo. Terno e gravata dão toque respeitável e de classe (no escritório). Cores mais adequadas: marinho, grafite ou cinza (escritórios) Bege para locais ao ar livre.

APARÊNCIA Camisa para locais abertos ou informais (manga dobrada ou não) EVITE: cores berrantes, estampados, xadrez ou listras fininhas. Para tirar o brilho do rosto ou enxugar o suor, use o lenço.

APARÊNCIA Mulheres devem usar roupas em tons suaves, com tecidos finos e linhas clássicas EVITE: vestidos e camisas sem manga. Maquiagem leve. Bijuterias ou jóias discretas para não chamar mais a atenção do que o teor da entrevista.

APARÊNCIA Óculos se for necessário. Óculos escuros só em ocasião de luto (perde a credibilidade) Nas entrevistas em estúdio evite a cor azul (chroma-key). Cuidado com inconfidências e indiscrições (George W Bush, Sarkozy e Rubens Ricupero)

GESTOS Braços cruzados Cabeça balançando Tamborilar de dedos Cabeça sobre as mãos Dedo indicador ao longo do rosto Segurar o queixo Exibir a palma das mãos

GESTOS Mãos entrelaçadas Massagem na nuca Esparramado na cadeira Sentado, chutando Inclinado para trás, com as mãos entrelaçadas na nuca