AULAS 27 E 28 CADERNO 4 AINDA!!!!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Advertisements

Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01
Professora: Karina Oliveira Bezerra
ANÁLISE LITERÁRIA O CORTIÇO BILLY ELLIOT.
O Romance Experimental
Naturalismo O discurso.
Realismo - Naturalismo
Realismo e Naturalismo
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Peneiradoras de trigo, de Gustave Coubert,
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
REALISMO - NATURALISMO
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
NATURALISMO E PARNASIANISMO
O Positivismo.
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
Raul Pompeia.
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
Aula 23 – Realismo-Naturalismo
Aluisio de Azevedo.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ROMANTISMO.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão.
Introdução à Sociologia
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
Machado de Assis e o Realismo
Peneiradoras de trigo, de Gustave Coubert,
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.
NATURALISMO Profª Vivian Trombini.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
REALISMO O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
REALISMO.
Realismo - Naturalismo
Eça de queiros.
Realismo - Naturalismo
NATURALISMO.
Realismo - Naturalismo
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
REALISMO / NATURALISMO
REALISMO Revolução Industrial
O Positivismo.
Capitães da Areia Jorge Amado.
NATURALISMO.
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
Revisão de Lit.
ANTROPOLOGIA.
NATURALISMO E REALISMO Uma abordagem aos ideais Português – 11º ano – 2009/10 – Prof. Fernanda Monteiro.
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
REALISMO E NATURALISMO
Teófilo Leite Beviláqua
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Naturalismo BRASILEIRO
Introdução ao pensamento sociológico
Transcrição da apresentação:

AULAS 27 E 28 CADERNO 4 AINDA!!!!

ALUÍSIO TANCREDO GONÇALVES DE AZEVEDO (SÃO LUÍS, 1827 – BUENOS AIRES, 1913)

Foi o primeiro escritor a viver da própria pena (profissionalmente). Escreveu folhetins, romances, contos, teatro, crônicas. Obra heterogênea (mistura de gêneros) Visão determinista. Influência de Eça de Queirós e de Émile Zola. Arcaísmos e lusitanismos com diálogos rápidos e precisos.

Vocabulário patológico e apego ao pormenor pitoresco. Romance social. Preferência por retratos de habitações coletivas e o cotidiano. Crítica à hipocrisia da vida provinciana. Personagens psicologicamente superficiais (“vistos de fora”) Retratos de tipos sociais e descrições sugestivas. Anticlericarismo e engajamento social. A força do sexo (instinto/determinisno)

Técnica de pintor e caricaturista.

Principais obras Uma Lágrima de Mulher (1890) – inspiração romântica. O Mulato (1881) – marco inaugural do Naturalismo no Brasil. Casa de pensão (1883) – baseou-se na “Questão Capistrano”, um caso policial ocorrido no Rio de Janeiro em 1876/7. O Cortiço (1890).

O Cortiço – 13 de maio de 1890. Agrega-se espiritualmente ao processo de consolidação da nova república. Fornece um diagnóstico do quadro social do país, ressaltando o descarado alpinismo social dos negociantes portugueses João Romão e Miranda, cujas trajetórias se destacam na composição da trama.

Obra de caráter naturalista Usou a literatura para denunciar os preconceitos e os vícios da classe dominante. Divulgou os problemas diagnosticados no país, tais como a interferência do trabalho escravo, sem que isso, no entanto, significasse a defesa de uma solução transformadora. Influências de Émile Zola.

Émile Zola: o romance experimental O romance experimental é uma consequência da evolução científica do século; ele continua e completa a fisiologia...; ele subustitui o estudo do homem abstrato, do homem metafísico, pelo estudo do homem natural submetido às leis físico-químicas e determinado pelas influências do meio.

Os escritores naturalistas procuram a verdade, observando fatos e comportamento de época contemporânea, desdenhando o sentimentalismo. Dirigiam seu interesse, sobretudo, para as camadas mais baixas da sociedade, enfatizando a naturalidade de expressão desses grupos sociais.

Incorporam o pensamento de: Auguste Comte (1798-1857) – Positivismo Não admitiam nada que tivesse significado sobrenatural, rejeitando as explicações fornecidas pela religião. Seguiram essa orientação, aplicando-a ao enredo, no tratamento da ação e na construção da personagem.

Charles Darwin (1809-92) – Evolucionismo Afirma a sobrevivência, na natureza, só de organismos capazes de dar uma resposta positiva aos problemas gerados pelo ambiente, cujos recursos dizem respeito às exigências de cada espécie (a famosa “luta pela vida”).

Hippolyte Taine (1828-93) – Determinismo Se empenhou em estender o método positivista à Literatura e às Artes. Identificava, na base de cada obra literária três elementos constitutivos: raça, ambiente e momento histórico. A arte seria um organismo sistemático fundado sobre precisos traços determinantes, verificáveis concretamente nas sua leis sócios-ambientais e históricos-culturais.

Principal alvo: a destruição do Romantismo. Na segunda metade do séc. XIX, os escritores recusam o sonha e o devaneio, abandonam a inspiração e a psicologia sentimental para produzir um romance documento, escrupulosamente voltado para a realidade.

* 1863 – Jacuenga, atual Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Raul D’ávila Pompéia * 1863 – Jacuenga, atual Angra dos Reis, Rio de Janeiro. † 1895 – suicidou-se na cidade do Rio de Janeiro. Foi jornalista político, republicano e abolicionista, professor de mitologia. Raul

Obra importante: “O Ateneu”- Crônica de saudades (1888) Análise social e psicológica. “Vais encontrar o Mundo” Escola como microcosmo da sociedade. Narrado em primeira pessoa. Sérgio – narrador personagem – alter-ego do autor. “Manchas de recordação. Sucessão de episódios (novela)

Obra memorialista de difícil classificação: Elementos expressionistas: deformação grotesca / caricatura. Elementos impressionistas: memória como fio condutor da narrativa. Elementos realistas: crítica ao sistema educacional da época. Elementos naturalistas: concepção instintiva e forte sexualidade.

“projeta no internato toda problemática do mundo adulto”. “O microcosmo do Ateneu representa o macrocosmo da sociedade imperial”. “Não é o internato que faz a sociedade, o internato a reflete”.