ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Advertisements

EXTRATIVISMO Rubens Gomes.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Tempestade de idéias As sugestões apresentadas por nosso grupo tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável através da implantação de políticas.
Agroturismo como Geração de Trabalho, Renda e Preservação Cultural: APL de Agroturismo das Montanhas Capixabas (ES) Leandro Carnielli - Associação de Agroturismo.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
MARKETING SOCIAL Prof. Patrick Nunes (org. ) Colaboradores: Prof
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE MARKETING SOCIAL
“Desenvolvendo e disseminando modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação.
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PROGERIRH / PRODHAM.
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Ação integrada de promoção do turismo sustentável como instrumento de inclusão sócio- econômica e valorização territorial na área urbana de Olinda e da.
Prefeitura Municipal de Bombinhas
REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Sustentabilidade.
EDUCAÇÃO INTEGRAL.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
HISTÓRICO A criação da AHPCE, em 1997, se relaciona com a história da criação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo - RBCV, decretada.
“Contra a fome e a violência sexista”
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
INICIATIVA: O FORCIS com apoio do SEBRAE-SP - ER Sudeste Paulista e ADEJ, vem realizando encontros com o objetivo de elaborar um Plano Estratégico de Desenvolvimento.
Cultura, Turismo e Meio Ambiente
CIRCUITO DAS AVES DA MATA ATLÂNTICA DE SÃO PAULO
MOSTRA BRASIL DE MÚSICA E CULTURA INDEPENDENTE
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
EDUCADORES AMBIENTAIS
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de Abril de 2012 “Roteiro Gastronômico”
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
MISSÃO Propiciar o desenvolvimento de programas e projetos, com o olhar integral sobre o ambiente em suas dimensões sociais, econômicas e culturais, favorecendo.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
MATUPÁ. FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PÓLO DE MATUPÁ (Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte)
REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA. Rede Ecovida A Rede Ecovida de Agroecologia e um espaço de articulação entre agricultores familiares e suas organizações,
CAT.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Circuito Turístico Mata Atlânticas de Minas O Circuito Turístico Mata Atlânticas de Minas, agora oficialmente certificado pela Setur-MG, promove a continuidade.
Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – SÃO JOAQUIM GERÊNCIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE – GETCE 1º FESTIVAL REGIONAL.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
Transcrição da apresentação:

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI AHPCE – Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica PROGRAMAS E PROJETOS Uma sociedade pautada numa economia mais justa, na integração do ser humano com o meio ambiente de forma sustentável, na geração de oportunidade e renda, integrando socialmente, valorizando e preservando os recursos naturais. Nós, da AHPCE , há 15 anos realizamos projetos e programas nas áreas ambiental, social, educacional e artística, e mostramos, na prática, como o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL é possível. Programa de Jovens Agroecologia Urbana Avaliação Ecossistêmica Neutralização de Carbono EncontrArte Escolinha do Futuro Rota Gastronômica do Cambuci Programa de Educação e Defesa Ambiental Ângela de Cara Limpa Fabulocidades

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI OBJETIVOS DO PROJETO Resgate do cultivo e consumo da fruta como estratégia de preservação da Mata Atlântica na região da Serra do Mar Paulista Resgate de aspectos históricos, culturais, turísticos e ambientais Desenvolvimento socioambiental e econômico sustentável Geração de Renda

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI A FRUTA Endêmica da Mata Atlântica paulista Apreciada pelos índios desde a época pré-colombiana Consumida pelos tropeiros na cachaça Deu nome ao bairro do Cambuci Fruto: rico em Vitamina C Folha: antimicrobiano Casca: ação antiinflamatória, cicratizante e adstringente Sabor agridoce, azedinha Permite a elaboração de produtos como a cachaça, suco, iogurte, mousse, sorvete, trufa, geléia, molhos, xarope, cosméticos e outros

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI HISTÓRICO DO PROJETO Início em 2008 - Movimento entre prefeituras e produtores locais 2009 - AHPCE - institucionalização do projeto 2009 – Inserido no Plano de Metas da RBCV 2009 – I Rota Gastronômica do Cambuci 2012 – IV Rota Gastronômica do Cambuci – São Paulo, Rio Grande da Serra, Santo André, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Paraibuna e Caraguatatuba

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI O QUE É A ROTA Circuito Gastronômico realizado nos municípios que integram a Rota Comercialização de produtos de cambuci: mudas, polpa, pratos salgados, doces, geleias, bebidas e cosméticos Participação de estabelecimentos locais Concurso de receitas Divulgação do livro de receitas Atrações artísticas e culturais Circuitos turísticos locais

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI IV ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI PUBLICAÇÕES Livro Cambuci Livro de Receitas

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI IMPRENSA

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI PRÓXIMOS PASSOS Maior profissionalização em todas as etapas: do cultivo, processamento, embalagem, logística, venda, comercialização e comunicação Transformar a Rota num selo que garanta que cada produto esteja alinhado com os princípios da economia solidária Equipe técnica para apoio e orientação aos produtores quanto ao manejo sustentável Equipe para pesquisas sobre o fruto

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI PARCEIROS Incubadora de Projetos Sociais – Município de São Paulo Prefeituras Municipais de São Paulo, Paraibuna, Mogi das Cruzes, Santo André, Rio Grande da Serra e Salesópolis PESM – Núcleo Caraguatatuba Produtores de cambuci do municípios integrantes

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI Contatos AHPCE www.ahpce.org.br facebook/AHPCE falecom@ahpce.org.br