O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGREJA MULTIPLICADORA
Advertisements

O crente perde a salvação ?.
Jesus veio cumprir a Promessa do Pai ... Seqüência da Nova Aliança.
Festa da Profissão de Fé Entrega do Credo 2012
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Batismo no Espírito Santo (parte V)
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
EUCARISTIA = ACÇÃO de GRAÇAS
encontro pessoal e comunitário com Jesus
A compreensão da justiça de Deus
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
ESPIRITUALIDADE DO ACOLHIMENTO
07: Introdução ao Credo Apostólico
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
NOVA EBD LIÇÃO 20.
BATISMO: QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA
Por Moisés Sampaio de Paula
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
10. Aprenda a crer Nesta lição você vai aprender:
Alcançando As Promessas
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
DEUS TRINDADE.
IDE....
Rainha dos Apóstolos.
Comemoramos também o dia do Papa
Uma perspectiva Bíblica
Pr. Jaziel Rodrigues.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
No mês de Setembro comemoramos o
Santíssima Trindade.
E o Verbo se fez Carne e Habitou entre Nós
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
VOTO BATISMAL ESTEIO - RS.
Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
PLACA DE IGREJA NÃO SALVA, MAS MOSTRA O CAMINHO…
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
Quarta Aula Robert Rautmann
CULTO CULTO CRISTÃO.
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
A Trindade
O PODER DAS ESCRITURAS IG DE CRISTO MINIS. APOSTÓLICO NOVA TERRA
IGREJA DE CRISTO- Fortaleza Ce LIÇÃO N. 08
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
BATISMO CEIA.
Catequese 2.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Pe. Audinei Carreira da Silva
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
Mateus 8.1 a 3. Mateus 8.1 a 3 “Durante muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus” II Cr 15.3a.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Jesus conforta os Discípulos antes de sua morte e ressurreição
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
JESUS A PEDRA REJEITADA
Quem sou eu? Catequese 2.
CURSO BÍBLICO.
3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 08 O Ministério da Palavra
Uma mulher cheia de Graça!
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
Paulo de Tarso. I Corintios 1 1- Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2- à igreja de Deus que está.
Transcrição da apresentação:

O CREIO À LUZ DA BIBLIA

I. INTRODUÇÃO DEUS nos falou por meio de seu Filho “Muitas vezes e de muitos modos falou Deus no passado a nossos pais por meio dos profetas; nestes últimos tempos nos falou por meio do Filho.” (Hb 1,1)

Jesus mandou seus apóstolos para anunciar por todo o mundo sua obra e sua mensagem. "Ide, pois, e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a observar tudo o que eu vos ordenei. E sabei que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,19-20)

A Igreja resumiu em fórmulas chamadas A Igreja resumiu em fórmulas chamadas “credos” (creios) os ensinamentos de Jesus. Cada credo resume o tesouro recebido dos apóstolos e facilita a confissão de fé. “Com o coração se crê e com a boca se confessa...” Rm 10,10

OS CREDOS Quem diz “Eu creio” diz “Eu dou adesão ao que nós cremos". A comunhão na fé necessita de uma linguagem comum, normativa para todos, para que nos una na mesma confissão de fé. (CIC - Catecismo da Igreja Católica - 185) Esta síntese da fé não foi feita segundo critérios pessoais, mas foi recolhido, de toda a Escritura o que nela há de mais importante e essencial, para propiciar em sua integridade um único ensinamento de nossa fé. (CIC 186)

Estas sínteses da fé são chamadas "profissões de fé" porque resumem a fé que professam os cristãos. São chamadas "Credo" por ser esta a primeira palavra que aparece nelas em latim, e significa CREIO. (CIC 187)

Também são chamadas "símbolos da fé". A palavra grega "symbolon" significava a metade de um objeto partido (por ejemplo: um galho ou uma pedra) que se apresentava como uma senha ou sinal de identificação. Colocavam-se juntas as partes que haviam sido separadas para assegurar a identidade do portador. O "símbolo da fé" é, pois, um sinal que identifica e une os que nela creem. (CIC 188)

O Símbolo se divide em três partes: “Primero fala da Primeira Pessoa Divina e da obra admirável da criação; em seguida fala da Segunda Pessoa Divina e do Mistério da Redenção dos homens; finalmente fala da Terceira Pessoa Divina, fonte e princípio de nossa santificação". São “os três capítulos de nosso selo (batismal)". Santo Irineu de Lyon. (CIC 189)

Dois credos ocupam um lugar de destaque na vida da Igreja 1) O Símbolo dos Apóstolos, chamado assim porque é considerado, com justiça, como o resumo fiel da fé dos apóstolos. É o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma. (CIC 194) 2) O Símbolo chamado de Niceno-Constantinopolitano que deve sua grande autoridade ao fato de que é fruto dos dois primeiros Concílios ecumênicos da Igreja (anos 325 e 381). Continua sendo, ainda hoje, o símbolo comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente. (CIC 195)

Uma vez que os credos resumem a Sagrada Escritura, esta apresentação pretende ajudar a descobrir seu rico conteúdo, oferecendo alguns textos bíblicos aí representados.

O CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO

CREIO Etimologicamente, em hebraico, crer (he’emin) significa ‘estar firme sobre’. A Palabra de Deus fala: Senhor, minha rocha, minha fortaleza, meu libertador. Meu Deus, meu rochedo, meu refúgio, meu escudo e salvação, minha fortaleza (Sl 18,3). A fé é o fundamento do povo de Deus: Se não credes, não subsistireis. (Is 7,9)

CRER implica aceitar as verdades manifestadas por Deus, viver de acordo com elas e esperar o cumprimento de suas promessas: A fé é garantia do que se espera; a prova das realidades que não se veem. (Hb 11,1)

oferecida a todos de diversas formas. A fé é GRAÇA de Deus oferecida a todos de diversas formas. Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim e aquele que vem a mim não o rejeito (Jo 6,37). Ninguém pode vir a mim se não o atrai meu Pai (Jo 6,44). Pois haveis sido salvos por graça, mediante a fé; e isto não é mérito vosso, mas é dom de Deus (Ef 2,8).