Droga?. Droga? Droga? O que é droga? A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Fatos sobre o tabaco.
Advertisements

TABACO: dados epidemiológicos
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
CONSEP CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA AISP 84
Políticas Públicas e Álcool
TABAGISMO: Questões Importantes Sobre O Tabagismo.
Habitos saudáveis-para a saude do organismo
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
FUMAR MATA! 9º C.
Fumar MATA!.
As Raves e as drogas recreativas
Drogas.
DSS TABAGISMO São Luís, 19/12/08.
Pare de fumar e ganhe anos adicionais em sua vida
Fumar mata.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Repressão às drogas Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
Assessoria de Planejamento e Programação FALANDO SOBRE TABAGISMO
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
Se parar de fumar agora:
Drogas na adolescência
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
FUMAR MATA! PES 2º ciclo Coordenadora PES.
ELEMENTOS DO GRUPO:VITOR,RODRIGO,VANESSA,VANIA
Drogas.
DIA DO NÃO FUMADOR 17 de Novembro de 2011 Dia do Não Fumador.
Saúde e Exercício Físico
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Alcoolismo.
Tabagismo Tabagismo é intoxicação causada por abuso de tabaco .
31 de maio. Dia Mundial Sem Tabaco
PROJECTO DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO Instituto de Educação – Universidade do Minho 02 de Novembro de 2011 José Precioso (a), Manuel Macedo (b), Carolina.
Colégio Estadual Dom Bosco
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
O universo deste questionário foi constituído pela população discente da Escola S/3 de Carvalhos (1166 alunos). A delimitação da amostra teve em conta.
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
proposta Veja quem tem razão...
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
DIGA NÃO AS DROGAS.
TABAGISMO.
CONSEQUÊNCIAS DO USO DO CIGARRO
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
OS JOVENS E AS DROGAS.
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Álcool.
Hoje no mundo 4 milhões de pessoas morrem por ano
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
Sistema Respiratório.
Drogas Não queres, pois não??.
Profa. Ms. Solânia Durman
Diga sim à vida Estiloja.com.
Fumo de Tabaco e Cancro Trabalho realizado por: Sara Marques.
Drogas Alucinógenas (LSD)
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
Farmacologia da Cannabis sativa
DROGAS ILÍCITAS  .
Aconselhamento em Dependência Química Profª Carla Eloá Ferraz
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
DIA DO NÃO FUMADOR 17 de Novembro Trabalho Realizado pela turma 11ºL 2006/2007.
Fatores de Risco de Câncer e de Outras Doenças não Transmissíveis Fatores de Risco de Câncer e de Outras Doenças não Transmissíveis Programa Nacional de.
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Por que as pessoas usam drogas? Voltar para capa Drogas não escolhem vítimas O problema das drogas é muito maior "do que a nossa vã filosofia imagina"
Transcrição da apresentação:

Droga?

Droga?

O que é droga? A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento”.

É possível acabar com as drogas? O tráfico movimenta cerca de US$ 1 trilhão por ano no mundo.

É possível acabar com as drogas? Repressão funciona?

É possível acabar com as drogas? Leis cada vez mais brandas, permissivas e mal redigidas; Impunidade crônica. Repressão funciona? Quem é o responsável pelo tráfico? SE EXISTE A VENDA, É PORQUE EXISTE O CONSUMIDOR!

Por que há abuso, se os males são conhecidos? Testar limites e curiosidade

Por que há abuso, se os males são conhecidos? Falsa sensação de poder e autocontrole

Por que há abuso, se os males são conhecidos? Busca do prazer: Prazer passivo, imediato; Não necessita de espaço físico ou esforço; Facilidade: Fácil acesso; Baixo custo; Maior aceitação na atualidade.

Por que há abuso, se os males são conhecidos? Busca do prazer: Sedutor e traiçoeiro: Marketing: prazer e status; Promete prazer, cria o vício; Leva o usuário a trair os pais, família, amigos, colegas de escola e trabalho, e a si mesmo!

Por que há abuso, se os males são conhecidos? Aceitação e reconhecimento

Por que há abuso, se os males são conhecidos? Bombardeio da mídia

Por que há abuso, se os males são conhecidos? Bengala psíquica – pessoas tímidas, inseguras.

Quem é o traficante?

Quem é o traficante? Uso de drogas Tráfico de drogas Lei 11.343/06 – pena: advertência, prestação de serviço e curso educativo. Tráfico de drogas Lei 11.343/06 – pena: 5 a 15 anos de reclusão.

Consequências da dependência Em nível moral: Perda do respeito por si próprio, pelos outros, e do respeito dos outros. Perda de caráter: mente, magoa, comete crimes.

Consequências da dependência Em nível comportamental: Abandona tudo: família, trabalho, estudos, esportes, lazer. Fica “fora da realidade”, não vive a “vida real”. Só pensa na droga.

Consequências da dependência Em nível emocional: Tem medo de tudo e de todos: polícia, família, amigos. Sente-se rejeitado, isola-se. Sofre de oscilações e distúrbios: euforia/depressão.

Consequências da dependência Em nível físico: Temos responsabilidade para com o nosso corpo. O USO DE DROGAS É UMA VERDADEIRA ROLETA-RUSSA!

Consequências da dependência 18 29 36 21 37 40

Dependência De cada 100 adictos, apenas 8 a 10 abandonam definitivamente o consumo.

Tabaco Danos fisiológicos: enfisema e câncer pulmonar, câncer na boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, rim, bexiga, útero; doenças cardiocirculatórias e respiratórias. Contém 4.700 substâncias tóxicas. Estima-se que o tabaco provoque pelo menos 1/3 de todos os cânceres do mundo.

Tabaco

Tabaco O cigarro é responsável por: 90% dos casos de câncer no pulmão; 75% dos problemas cardíacos; 25% das bronquites e enfisemas. 33,8% dos adultos brasileiros são fumantes; O cigarro matou 100 milhões de pessoas no séc. XX; 50% das pessoas que fumam a vida inteira morrem de problemas relacionados ao cigarro; Fumar ajuda a causar 6 das 8 doenças que mais matam no mundo.

Álcool Apresentação: bebidas. Como é consumido: em função da ação euforizante. Danos fisiológicos: cirrose e câncer no fígado, problemas cardíacos, coma, morte por parada respiratória.

Álcool: triste realidade 15 milhões na sarjeta (só no Brasil). 8º lugar em afastamentos médicos (INSS). 3ª maior causa de faltas no trabalho. 40% dos leitos em hospitais psiquiátricos. 70% dos acidentes de trânsito. 30% dos acidentes do trabalho. 30% dos suicídios.

Maconha Apresentação: folhas e flores secas da planta Cannabis Sativa. Haxixe: resina extraída por compressão. Como é consumido: fumada. Danos fisiológicos: danos cerebrais, diminuição da fertilidade, paranóia, síndrome amotivacional.

Cocaína Apresentação: sal (cloridrato de cocaína), base (crack) . Como é consumido: via nasal ou injetável (cocaína), fumada (crack) Danos fisiológicos: psicose, convulsão, derrame cerebral, infarto.

Como evitar? A educação começa em casa, com o respeito aos pais. Limites; Regras claras; Responsabilidade: Atos Consequências!

Como evitar? O exemplo é a forma mais eficaz de ensinar e de aprender.

Como evitar? Dê bons exemplos de vida e da solução de problemas. Aprenda e ensine a lidar com problemas assim que surgirem. Não “empurre com a barriga”, não “jogue para debaixo do tapete”; Problemas  avaliações de crescimento; Problema resolvido  experiência adquirida. Crescimento pessoal  contínua superação de problemas.

Como evitar? Aprenda que a fórmula “felicidade a qualquer preço” não é a melhor para se viver. Não tome remédios sem necessidade e orientação médica.

Alexandre Miguel Palermo Obrigado! Alexandre Miguel Palermo ampalermo@gmail.com