CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Rede de comunidades: a Nova Paróquia – Documento 104.
As Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
I. Objectivos  Perceber o que é ser Igreja – povo.
Oração Eucarística V I- A
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
Encaminhamento para o AGIR
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA SACRAMENTOS
Curso da Pastoral do Batismo
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
EUCARISTIA (1ª PARTE).
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
Eucaristia, Sacramento da Caridade
A Igreja vive da Eucaristia
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Culto à Virgem Maria.
Diocese de Amargosa.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXXVIII EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Santíssima Trindade.
Maria Mulher Eucarística
30/05/2009 Percorrendo o itinerário da vida da Virgem Maria, o Concílio Vaticano II recorda a sua presença na comunidade que espera o Pentecostes: “Tendo.
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
Espiritualidade do Catequista
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Maria: Modelo original dos homens
Sacrosanctum Concilium
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Caríssimos, A Igreja celebra, vive da Eucaristia. Foi Jesus quem confiou à Igreja através dos apóstolos a Eucaristia. São os sucessores dos apóstolos,
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
Mês de Outubro Durante este Mês de Outubro apresentamos partes da Carta Encíclica do Papa João Paulo II “REDEMPTORIS MATER” para fazermos as nossas oportunas.
A espiritualidade na ótica do Diretório de comunicação
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
Creio na Igreja Católica
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Para um Tempo Novo, um coração novo
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
12: O Credo Apostólico e a igreja (I)
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
O ministério da caridade e a koinonia eclesial
Missão para quem ?.
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Sacramentos.
Elementos Gerais da Liturgia
O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar.
Maria a Mãe da Igreja ...e nossa Mãe
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
Com as grandes mudanças que estão acontecendo no mundo inteiro e em nosso país, as CEBs enfrentam hoje novos desafios: numa sociedade globalizada.
REGINA CAELI - Rainha do Céu - Te amo, ó Mãe querida! r.
Rede de Formação Bíblico-ministerial V encontro
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Todos os que tem fé são povo de Deus A Igreja é em toda a parte povo de Deus, toda a comunidade dos crentes. Só a partir do século III notou-se a separação.
Transcrição da apresentação:

CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia

A Igreja encontra o seu fundamento e origem no Mistério da Santíssima Trindade. “A Igreja foi desejada e projetada pelo Pai, é criatura do Filho e constantemente é vivificada pela ação do Espírito Santo.

1. O descobrimento das Igrejas locais Para Karl Rahner, a grande e principal novidade do Vaticano II, com sua "volta às fontes", foi recuperar a eclesiologia pneumática do primeiro milênio: a presença da "Igreja toda" na Igreja local ou particular.

“Diocese é a porção do Povo de Deus confiada a um Bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério, de tal modo que, unida a seu Pastor e por ele congregada no Espírito Santo mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua uma Igreja particular, na qual verdadeiramente está e opera a Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja de Cristo” (Chistus Dominus 11)

A realidade da Igreja não está constituída a partir de cima pela autoridade, nem pela universalidade territorial, nem pelos aspectos jurídicos ou legais, mas se constrói a partir das Igrejas locais ou particulares (das Dioceses). Não é a soma das Igrejas locais, mas o mistério que se manifesta em cada uma delas, pois nelas subsiste a Igreja de Cristo.

2. Os elementos constitutivos da Igreja local “A presença do Espírito Santo garante que a comunidade cristã não seja reduzida a uma realidade sociológica ou psicológica, como se fosse apenas um grupo que se reúne para atender às suas necessidade ou para fazer o bem” (Doc. 100,152).

A Igreja nasce do Evangelho, nutre-se dele e tem por missão transmiti-lo ao mundo.

A Eucaristia faz a Igreja e, justamente por isso, a Igreja local, lugar necessário para a realização da eucaristia, não é mera “parte” da Igreja, mas manifestação no tempo e no espaço do corpo uno e indivisível de Cristo

O ministério ordenado do Bispo preside a construção da Igreja local, coadjuvado pelo Presbitério. O ministério pastoral realiza na Igreja uma função derivada com relação aos elementos anteriores.

Mas a Igreja não existe para si. Ela existe para o mundo em vista do Reino de Deus. A Igreja é em Cristo como que sacramento de salvação para o mundo, sinal e instrumento da união íntima com Deus e da unidade de todo o gênero humano (LG 1)

3. A paróquia como visibilidade do mistério da Igreja A Igreja é comunhão de pessoas e que “encontra no conceito de comunidade a autocompreensão de sua realidade histórica. Não é o território que determina e existência da Igreja, mas a presença de pessoas que estabelecem relações comunitárias de fé, decorrentes do encontro com o Senhor, que determina um estilo de vida (cf. Doc. 100,170).

“A paróquia, entendida como comunidade: local onde se ouve a convocação feita por Deus; Igreja que está onde as pessoas se encontram, independentemente dos vínculos de território; É a casa-comunidade, onde as pessoas se encontram. Por isso, para falar corretamente de Igreja é preciso partir da igualdade fundamental entre todos os batizados.

A igualdade provém de que todos recebem o mesmo Espírito. E é dele que também provém toda diversificação e a unidade se faz na diversidade.

Para uma verdadeira conversão das estruturas só podemos nos fundamentar numa eclesiologia de comunhão e participação definida pelo Concílio Vaticano II.