FÉ QUE OPERA Lição 6 8 de novembro de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que esperar dos nossos Filhos?
Advertisements

“Jesus lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também!”
“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela Sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela.
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
ADÃO PECOU, DEVERIA MORRER, MAS VIVEU.
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Como promover o crescimento mútuo?
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
BATISMO: QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA
Por quantos testes você já passou na vida?.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
A pessoa e obra do Espírito
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Três Passos Para o Céu.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Uma perspectiva Bíblica
LEIA A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!
Hebreus 7 A Aliança Superior
TEMPO.
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
As Quatro Leis Espirituais
Lição 5 2 de agosto de 2014 COMO SER SALVO.
Educação Cristã vs Relativismo
Jesus Cristo “... o Diabo nunca se firmou na verdade, porque nele
Jesus é a VIDA João
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
Cristianismo Prático Tiago 2:14:26.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
“[...] filho do sumo sacerdotes Arão”. Ed 7.5b “Chame seu irmão Arão e separe-o dentre os israelitas, e também os seus filhos Nadabe e Abiú, Eleazar.
Regeneração e Novo Nascimento
Intervalo Bíblico do Cin - 03/06/2014
Meus irmãos e minhas irmãs;
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
Compreender a fé que atua Aceitar o dom da salvação pela fé ativa.
O Acampamento acabou….
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Teste’ testando aoifokn asdokn asokno asdlkn askmknm.
Transformando o mundo I João
CURSO BÍBLICO.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
A HERANÇA.
TEMAS BÍBLICOS.
Atos 4:9-12.
Essenciais da Igreja Evangelizar.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Respondeu Jesus: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração...
Jesus é a VIDA João
Jesus Cristo o motivo de nossa gratidão
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA. PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA.
SÉRIE: EXPERIMENTANDO O PODER DE DEUS EM SUA VIDA
QUEM É JESUS CRISTO? Lição 3 18 de abril de 2015.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo.” Efésios.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
O CHAMADO PARA A VIDA EXIGE UMA DECISÃO DE RELACIONAMENTO!
FÉ E OBRAS Tiago 2:14-26.
Uma mulher cheia de Graça!
“Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do remendo novo não se ajustar à velha.”
1 João
1. Sua percepção sobre Deus pode estar errada.
Transcrição da apresentação:

FÉ QUE OPERA Lição 6 8 de novembro de 2014

Tiago 2:14-26 Tiago 2:14-17 Tiago 2:18 2:19-20 2:21-24 2:25-26 FÉ «a fé, se não tem obras, é morta em si mesma» «eu te mostrarei minha fé por minhas obras» «a fé sem obras é morta» «a fé atuou juntamente com suas obras» «a fé sem obras está morta» QUE OPERA A fé em ação A demonstra-ção da fé A fé dos demônios A fé de Abraão A fé de Raabe Relação entre fé e obras Exemplos de fé

A FÉ EM AÇÃO Existe uma fé que salva e uma fé que não salva? « De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.» (Tiago 2:14-17) Existe uma fé que salva e uma fé que não salva? A fé salvífica é uma fé viva. A fé , se está morta, não pode salvar. Como posso saber se minha fé está viva ou morta? Segundo Tiago, pela forma com que me relaciono com os outros. Quando reconhecemos uma necessidade mas não fazemos nada acerca dela, perdemos a oportunidade de exercer fé. A fé se debilita e morre um pouco. Por isso a fé sem obras morre.

A DEMONSTRAÇÃO DA FÉ «Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.» (Tiago 2:18) A fé genuína se demonstra em ações desinteressadas, «as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas» (Efésios 2:10). Paulo, nos assegura que Deus «nos salvou, não por obras de justiça que nós tenhamos feito, mas por sua misericórdia» (Tito 3:5), nos exorta da siguinte maneira: «Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.» (Tito 3:8) Tanto Tiago como Paulo estão de acordo em que a fé e as obras são inseparáveis. Mas, ao contrário da fé, as obras de nenhuma maneira nos podem salvar.

«Nosso caráter é revelado pelo que fazemos «Nosso caráter é revelado pelo que fazemos. As obras mostram se a fé é genuína. Não é bastante crermos que Jesus não é um impostor, e a religião da Bíblia não é uma fábula artificialmente composta. Podemos crer que o nome de Jesus é o único debaixo dos Céus pelo qual devemos ser salvos, e contudo podemos não torná-Lo pela fé nosso Salvador pessoal. Não é bastante crer na teoria da verdade. Não é bastante fazer profissão de fé em Cristo, e ter nosso nome registrado no rol da igreja. “Aquele que guarda os Seus mandamentos nEle está, e Ele nele. E nisto conhecemos que Ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado.” 1 João 3:24. “E nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos.” 1 João 2:3. Esta é a evidência genuína da conversão. Qualquer que seja nossa profissão, nada valerá se Cristo não for revelado em obras de justiça.» E.G.W. (Parábolas de Jesus, cp. 24, pg. 167)

A FÉ DOS DEMÔNIOS «Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?» (Tiago 2:19-20) A fé da qual fala Tiago aqui é simplesmente uma convicção intelectual de que certas doutrinas são verdadeiras. A mente se convence devido a evidência esmagadora da Palavra de Deus, porém o coração permanece frio e inconverso. Assim pois, a fé como mera crença intelectual da verdade, embora necessária, não nos pode salvar. Esta é a fé do «homem vão» (vazio, oco). É uma fé morta; a fé dos demônios. É a fé em Jesus como meu Salvador pessoal que me pode salvar. Esta fé será visível na minha vida, como o foi nas vidas de Abraão e de Raabe.

A FÉ DE ABRAÃO TIAGO PAULO «Portanto, que diremos do nosso antepassado Abraão? Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus. Que diz a Escritura? "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça". Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida. Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça..» (Romanos 4:1-5) «Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus. Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé.» (Tiago 2:21-24) A partir da experiência de Abraão, Tiago chega a conclusão de que o homem é justificado pelas obras e Paulo chega a conclusão de que o homem é justificado pela fé. Como se pode resolver esta aparente contradição?

Observemos a teologia de Paulo acerca de Abraão. A FÉ DE ABRAÃO Observemos a teologia de Paulo acerca de Abraão. Abraão não fez nenhuma obra que o fizesse justo diante de Deus (Rom. 4:1-5) Pela fé, obedeceu a Deus indo até Canaã (Hebreus 11:8) Pela fé, creu que Deus podia dar-lhe um filho de Sara (Romanos 4:19) Pela fé, ofereceu a Isaac (Hebreus 11:19) Definitivamente, Paulo (assim como Tiago) considera que Abraão APERFEIÇOOU sua fé por suas obras, dando passos cada vez mais firmes na fé. Por sua parte, Tiago nos diz que Abraão foi justificado por suas obras; quer dizer, as obras demonstram a validade da fé pela qual uma pessoa é justificada.

A FÉ DE RAABE «Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.» (Santiago 2:25-26) Raabe cria firmemente que o Deus dos israelitas iam conquistar Canaã (incluindo Jericó) Haveria sua fé a salvado se não houvesse escondido os espias? Haveria sua fé a salvado se não houvesse colocado o cordão escarlate em sua janela? Haveriam se salvado por fé seus familiares se não houvessem ficado na casa de Raabe? A conclusão de Tiago é clara: Se és salvo pela fé, deves viver de acordo com tua fé. De outro modo, tua fé está morta.

«Necessitamos hoje a fé de Abraão para iluminar as trevas que nos cercam, que impedem que nos cheguem os doces raios do amor de Deus e que detém nosso crescimento espiritual. Nossa fé deveria ser fecunda em boas obras, pois a fé sem obras é morta. Cada tarefa que realizamos, cada sacrifício que fazemos em nome de Jesus, produz uma recompensa enorme. No mesmo ato do dever Deus fala e nos dá sua benção» E.G.W. (Refletindo a Jesus, 6 de março)