Cnidários ou Celenterados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-Campus Salinas
Advertisements

Cnidários (“urticantes”) ou Celenterados (“com cavidade digestiva”)
Reino Animal: Os invertebrados.
Biologia Professor Thomaz Nagel
Reino Animalia Ciências Tassinari.
Cnidários.
Cnidários.
FILO CNIDÁRIA (COELENTERATA)
Platelmintos.! Características Gerais Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino.
“PORÍFEROS E CNIDÁRIOS”
FILO CNIDARIA Do Grego (Cnid=urtiga), devido aos cnidócitos
Filo Cnidaria ou Coelenterata
CELENTERADOS.
FILO PORIFERA AS ESPONJAS.
Cnidários ou Celenterados
Cnidários ou Celenterados
CNIDÁRIOS.
Medusas: as formas livres.
Estrutura Interna dos Cnidários
CELENTERADOS ou CNIDÁRIOS
Ciências Karol.
CNIDARIOS Animais dotados de células urticantes (cnidoblastos).Apresentam-se nas formas de pólipo ou de medusa. Simetria radial ou birradial. Diblásticos.
Filo Cnidária (Cnidários)
Animais exclusivamente aquáticos e bastante primitivos
CNIDARIA.
CELENTERADOS OU CNIDÁRIOS
FILO CNIDARIA Está representado por hidras, medusas ou águas-vivas, corais, anêmonas-do-mar e vespas-do-mar. Existem basicamente dois tipos morfológicos.
Reino Animal Filo Cnidaria – (Cnidários)
Cnidaria Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
CNIDÁRIOS.
Cnidários ou celenterados
Zoologia 1. Cnidários
FILO CNIDARIA (CELENTERADOS)
Reino Animalia Filo Cnidaria
Filo dos Poríferos.
Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar.
Prof. Giseli Trento Andrade e Silva
Poríferos e Cnidários CAP. 10 1ª SÉRIE Prof. Alexsandra Ribeiro.
Biologia 2 Cap.13 Poríferos
FILO CNIDARIA Do Grego (Cnid=urtiga), devido aos cnidócitos
CNIDÁRIOS.
Profª Gleice 7º ano CIÊNCIAS
Professora: Kellin Mioranza Pereira.
Professora Fernanda Landim
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
CNIDARIA-Celenterados
SIMETRIA: divisão imaginária do corpo de um animal em partes opostas que devem ser semelhantes externamente. Existem: Assimétricos: não possuem simetria.
Filo dos Invertebrados
Filo dos Cnidários (Celenterados) Móds. 07 e 08 Setor 1403 Prof. Rafa.
Professora Luciana Guerim
Filo Porifera e Filo Cnidaria
Obs.: antigamente Filo Coelenterata (celenterados)
Celenterados ou Cnidários
INVERTEBRADOS 04/08/10 1.
CNIDÁRIOS.
Pré vestibular Frei Seráfico Filo Cnidário (Celenterado)
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
m.br Biologia Profº André Maia Biologia FILO CINIDARIA FILO CINIDARIA.
PORÍFEROS. REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS 2º ANO-ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROF. VANESCA.
Características Gerais dos Filos
CNIDÁRIOS.
CNIDÁRIOS.
Cnidários Cnidários Guilherme Campos do Amaral
Colégio Maria Imaculada
Poríferos e Cnidários Profª: Priscila Almeida
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
GRUPOS ANIMAIS META Apresentar, em linhas gerais, as características dos representantes do Reino Animal, bem como citar os principais filos inseridos neste.
Transcrição da apresentação:

Cnidários ou Celenterados

Características Gerais São animais aquáticos do corpo mole e gelatinoso. Ex.: águas-vivas, anêmonas-do-mar e os corais

São muito poucas as espécies de água doce. Poucos são parasitas de peixes. São animais que queimam ou irritam a pele humana devido a um tipo de células típicas – o cnidoblasto. Podem ser sésseis, como as anêmonas e os corais, que vivem fixos e nadar ativamente como as águas-vivas ou flutuar como as caravelas.

Organização Corporal A maioria apresenta em seu ciclo de vida duas formas corporais: pólipo e medusa. A forma de pólipo lembra um cilindro fixo. Alguns podem deslizar. Ex.: anêmonas-do-mar

A forma de medusa lembra um guarda-chuva com a boca na posição de baixo. Nadam com eficiência devido a jatos de água que está sendo expulsa do corpo do animal.

Tanto pólipos como medusas tem simetria radial Tanto pólipos como medusas tem simetria radial. Ou seja, se cortarmos o corpo ao meio obteremos dois lados equivalentes. O corpo é revestido por uma epiderme, e no interior do corpo tem uma gastroderme, onde ocorre a digestão e absorção de alimento. Entre a epiderme e a gastroderme tem a mesogléia, uma massa gelatinosa que dá suporte ao corpo, constituindo um esqueleto elástico e flexível. Na epiderme tem células sensoriais que recebe estímulos ambientais e transmite as células nervosas da mesogléia. Algumas anêmonas e águas-vivas tem células sensoriais tem a capacidade de perceber a luz.

Os cnidoblastos ou células urticantes, estão distribuídos por toda a epiderme, concentrando-se nos tentáculos e ao redor da boca. No interior dessa células tem um líquido tóxico mantido sobre pressão. Ele fica dentro de um cnidocílio, que se comporta como um gatilho, disparando o nematocisto ao toque. Depois de liberado ele não se recompõe e se degenera e outro cnidoblasto será formado.

O sistema nervoso é difuso, ou seja, espalhado por todo o corpo. Os cnidários são carnívoros. Ao redor da boca existem tentáculos, que permitem capturar seu alimento e levá-lo até a boca. Existe somente uma abertura que serve para ingestão de alimento e para eliminar os resíduos. O sistema digestório é incompleto, justamente, por apresentar uma única abertura. Algumas espécies apresentam uma estrutura semelhante a faringe, cavidade com pregas que aumenta a área de contato com o alimento.

Não possuem sistemas circulatório, respiratório e excretor. Muitos cnidários vivem associados a algas unicelulares fotossintetizantes, que produzem nutrientes aproveitados por eles, em uma relação denominada endossimbiose.

Classificação do Cnidários Hidrozoários Vivem em água salgada e a forma é polipóide. Na maioria das espécies os pólipos produzem assexuadamente pequenas medusas de vida relativamente curta, estas se reproduzem sexuadamente e originam novos pólipos, que fecham o ciclo. Formam colônias de centenas ou milhares de indivíduos.

Cifozoários São marinhos, tem forma medusóide de tamanho variado desde 2 centímetros até 4 metros de diâmetro. Os tentáculos de algumas medusas gigantes que vivem em alto mar podem chegar até 40 metros de comprimento. São a maioria das águas-vivas encontradas nas praias.

Cubozoários São marinhos que predomina a forma de medusas. Elas são relativamente compactas e lembra um sino. Seus cnidoblastos tem substâncias tóxicas poderosas.

Antozoários É o grupo das anêmonas-do-mar e os corais, são marinhos e tem apenas formas polipóides. Os corais tem substâncias calcárias em sua mesogléia que fornece sustentação esquelética. Quando os corais morrem só são decompostos os tecidos, o esqueleto permanece e novos pólipos se formam sobre esses esqueletos.

Estaurozoários São marinhos e pequenos, a maioria com menos de 5 cm de diâmetro, típicos de águas frias e profundas. Apresentam só a fase de medusas, mas permanecem a vida fixos a um substrato.

Reprodução do Cnidários Assexuada Todos os grupos apresentam. Em certos Hidrozoários e Antozoários os pólipos formam pequenos brotos que se soltam, originando indivíduos independentes. Alguns brotos podem ficar unidos e formar colônias. Em outros grupos os pólipos formam assexuadamente medusas, num processo chamado de estrobilização.

Sexuada Todos os grupos apresentam. Há tanto espécies monóicas como dióicas. Em diversas espécies a fecundação é externa: óvulos e espermatozóides são liberados na água. Há espécies com fecundação interna, em que os óvulos ficam na região gastrovascular do corpo da fêmea e os espermatozóides que entram pela boca o fecundam. São poucos que apresentam desenvolvimento direto – sem estágios de larvas, como nas Hidras.

Alguns grupos apresentam alternância de gerações: Hidrozoários, Cifozoários e Cubozoários. As medusas machos liberam seus espermatozóides na água e as medusas fêmeas depende. O zigoto desenvolve-se em uma larva ciliada – a plânula – que fixa-se, perde os cílios e transforma-se em um pólipo. Este se desenvolve e origina, assexuadamente, novas medusas, fechando o ciclo.

Nenhum Antozoário apresenta medusas em seu ciclo Nenhum Antozoário apresenta medusas em seu ciclo. Nessa classe os gametas são formados pelos pólipos e a fecundação pode ser interna ou externamente.