Palestra sobre meio ambiente realizada pela Cerâmica Modenesi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
Advertisements

TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Trabalho Realizado por:
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
COLETA SELETIVA Conheça algumas medidas importantes para não poluir o meio ambiente na hora de jogar fora o seu lixo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Tema: Reduzir, reutilizar e reciclar Objectivo:
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
“EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA”
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Agrupamento de Escolas de Alijó
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Trabalho realizado por John Severino
Razões para utilizar a logística reversa
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
O LIXO UM TESOURO?.
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
O problema do lixo termina
Oficina de Reaproveitamento de papel usado.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Reciclagem de Embalagens.
Protege a Natureza! Recicla.
Educação para a Sustentabilidade
Os 4’Rs.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Segurança geral e pessoal
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Reciclagem Espaço para imagem.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Coleta Seletiva e Reciclagem
A poluição Os impactes da poluição Os impactes da poluição.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
Projeto EcoCepel ago/2010 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
10 Diretivas do Município Verde Azul
Grupo de Trabalho em Educação Ambiental
Lixo Brasileiro.
A decomposição do lixo:
Meio Ambiente.
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
Coleta Seletiva e Reciclagem
Reciclagem Separação dos resíduos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
TREINAMENTO BÁSICO INTRODUTÓRIO – TBI
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Separação e Reciclagem
Transcrição da apresentação:

Palestra sobre meio ambiente realizada pela Cerâmica Modenesi

EDUCAÇÃO AMBIENTAL Segundo a Lei nº 9.795/1999 – Lei da Política Nacional de Educação Ambiental, “entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Obtém ganho de conhecimento e cidadania que é tão relevante quanto às demais disciplinas, melhorando e muito as notas dos alunos, pois aumenta a auto-estima, refletindo no convívio diário na escola, bem como reduz os gastos com saúde e diminui os índices de criminalidade. Contribui na compreensão e interpretação das leis da natureza, para estimular a sua conservação e ao desenvolvimento sustentável e econômico da cidade.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROFESSOR O Professor é o elo de ligação entre o conhecimento e o educando. O sucesso da Educação Ambiental depende do engajamento de quem abordará o tema em sala de aula. Por ser um tema complexo, interdisciplinar e transversal, o professor terá que usar da criatividade para levar aos alunos e a coletividade esses valores sociais de conhecimento, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O EDUCANDO A Educação Ambiental tem no educando seu destinatário principal, pois fará com que ele envereda pelo caminho da consciência ecológica, mudando de comportamento em relação ao meio ambiente, com valores sociais e visão de futuro em benefício da sustentabilidade local e global. A Educação Ambiental proporciona ao educando ensinamentos e valores, que por certo, contribuirá para a sua formação acadêmica, social, política, religiosa, etc.

OS RESÍDUOS SÓLIDOS “Material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível.”

OS ERRES QUE RECICLAM NOSSOS HÁBITOS A questão dos resíduos sólidos envolvem a mudança de hábitos que há muito tempo estão arraigados em nossa sociedade. A Educação Ambiental cunhou as palavras: * Repensar * Reciclar * Recusar * Reintegrar * Reduzir * Reparar * Reutilizar

COLETA SELETIVA DE LIXO “Coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição.” Ou seja, é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados A Coleta Seletiva de Lixo está presente em menos de 22% dos municípios brasileiros, e a maior concentração está nas regiões sul e sudeste.

AS VANTAGENS DA COLETA SELETIVA DE LIXO Diminui a exploração de recursos naturais; Reduz o consumo de energia; Diminui a poluição do solo, da água e do ar; Prolonga a vida útil dos aterros sanitários; Possibilitam a reciclagem de materiais que iriam para o lixo; Diminui o desperdício; Diminui os gastos com a limpeza urbana; Cria a oportunidades de fortalecer organizações comunitárias; Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

CONSUMO CONSCIENTE As sete palavras: O que?, Como?, Quanto?, Pra quê?, Para quê?, Aonde?, Porquê? Consumimos definem nosso hábito de consumo. O nosso hábito de consumo tem um reflexo direto na qualidade e quantidade de resíduos sólidos que produzimos e descartamos inadequadamente nos lixões de nossas cidades. Consumo consciente é saber fazer escolhas. É dizer a nós mesmos o que nós precisamos consumir. É consumir produtos com poucas embalagens, produtos orgânicos, que podem reciclar e reutilizar.

OS TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS Do grupo de “metal”, recicla-se folha-de-flandres, tampinha de garrafa, latas de óleo, leite em pó e conservas, latas de refrigerante, cerveja e suco, alumínio e embalagens metálicas de congelados. Alguns materiais como clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos não são recomendados para o processo da reciclagem. Do grupo de “papel”, pode-se reciclar jornais e revistas, folha de caderno, formulário de computador, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes velhos e papel de fax. O que não se pode reciclar: etiquetas adesivas, papel carbono e celofane, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, guardanapos, bituca de cigarro e fotografias.

Consumo Consciente Sabemos que é uma tendência mundial o consumo de produtos oriundos do reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente. As pessoas e empresas, com gestos simples e atitudes inovadoras, ao adquirirem produtos fabricados de materiais reaproveitáveis e recicláveis, estarão contribuindo muito para com a preservação do meio ambiente, exercitando assim o consumo consciente.

CLASSIFICAÇÃO DO LIXO RESÍDUO RESIDENCIAL – é todo resíduo produzido em nossa casa; RESÍDUO COMERCIAL – é aquele produzido pelos estabelecimentos comerciais; RESÍDUO PÚBLICO – resíduo de ruas, avenidas, praças, praias, podas de árvore. Temos também os lixos gerados por fontes especiais como: serviços de saúde, indústria, agricultura, redioatividade, e processos químicos, aeronaves, navios, etc.

Tempo de Composição do Lixo Pode variar de acordo com as condições ambientais: Chiclete – 5 anos Lata de aço – 10 anos Vidro – mais de 10.000 anos Plástico – mais de 100 anos Madeira – 6 meses Papel – 3 meses a vários anos Cigarro (filtro) - 3 meses a vários anos Lata de alumínio – mais de 1.000 anos Restos orgânicos – 2 a 12 meses

AGRADECIMENTOS CERÂMICA MODENESI COLÉGIO DIRETOR MAURO JUVENIL DIAS

Responsabilidade Sócio-Ambiental de Todos Precisamos envolver Associações de Moradores, Condomínios, Escolas, Igrejas, Instituições Filantrópicas, Organizações Não-Governamentais –ONGs. Envolver as Instituições Públicas das Administrações Direta e Indireta, dos três Poderes, na coleta seletiva de lixo e da Logística Reversa. As Empresas privadas serão bem-vindas nessa parceira proposta pelo movimento da educação ambiental local e global.

Geração de Emprego e Renda A Educação Ambiental é propulsora do mercado da sustentabilidade, movimentando anualmente aproximadamente 2 bilhões de reais em negócios de bens e serviços como reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos e prestação de serviços, gerando conhecimento e bem estar. Do lixo podemos produzir inúmeros produtos tais como vassoura, carpete, bloco de borraçha, massa asfalto, roupa, banco de carro, caixas de madeira e plástico, caixa d’água, ração animal, pallet.

OS TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS Do grupo do “plástico”, sua importância para a indústria é marcante, pois para cada100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo. Reciclamos nesse grupo: canos de tudo, sacos, disquetes, embalagens de margarina e produtos de limpeza, embalagens de PET: refrigerante, suco e óleo para cozinha. Já não podemos descartar cabos de panelas, tomadas e Cds. Do grupo do “vidro”, podemos dizer que a cada tonelada de viro reciclado evita a extração de 1,3 toneladas de areia. Podemos reciclar os recipientes em geral, garrafas e copos e não reciclar: espelhos, vidros planos e cristais, cerâmicas e porcelanas e tubos de TVs e computadores.

Onde encontrar o material www.ceramicamodenesi.com.br

DIRETRIZ SUSTENTABILIDADE Contatos: DIRETRIZ SUSTENTABILIDADE Rua Bela Vista, 243, Centro, CEP 45.836-000, Itamaraju-Ba. Telefones: (73) 3294-3967 (73) 9967-7805 (27)9.9616-8556 E-mail: diretrizconsultoria@oi.com.br