Aula 01 - Apresentação da disciplina Profª. Adriana Vettorazzo.

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Transcrição da apresentação:

Aula 01 - Apresentação da disciplina Profª. Adriana Vettorazzo

Carga Horária; Objetivos da Disciplina; Ementa; Bibliografia Básica; Bibliografia Complementar; Avaliações.

Carga Horária; –40 horas/aula –3ª. 07:30 às 09:10 –3ª. 20:40 às 22:20

Objetivos da Disciplina:Objetivos da Disciplina: –Elaborar planilhas e gráficos; –Utilizar aplicativos relacionados à área de RH; –Utilizar internet como instrumento de pesquisa e comunicação; –Utilizar intranet para comunicação interna; –Conhecer os principais aplicativos para a área de RH; –Identificar características, recursos e utilização de editores de textos; –Identificar características, recursos e utilização do Excel

Microsoft Word: –Editor de Texto – criação e manipulação de textos; –Tabelas e gráficos; Noções de Internet: –Ferramentas de Navegação; –Ferramentas de busca e pesquisa;

 Microsoft Excel: › reconhecimento da área de trabalho; › recursos de tela; › recursos da planilha:  Suas ferramentas e suas funções; › formatação de células:  geral;  numérico;  moeda;  porcentagem;  científico;  personalizado;

 Microsoft Excel: –criar e manipular uma planilha eletrônica, elaborando tabelas com operadores matemáticos e suas funções; –elaboração de tabelas inteligentes (assistentes de funções): –construção de gráficos; –criação de planilhas a partir de uma situação problema.

 Microsoft Excel: –Interface Word/Excel; –aplicações para área de Recursos Humanos: noções de folha de pagamento; criação de folha de pagamento em planilhas

–MICROSOFT. Aprenda em 24 horas Microsoft Office XP. 2ª edição, Rio de Janeiro, Campus, –MICROSOFT. Microsoft Word 2000 – Passo a Passo. 2ª edição, São Paulo, Makron Books, –MICROSOFT. Microsoft Excel ª edição, São Paulo, Makron Books, –MEIRELLES, Fernando de Souza. Informática: Novas aplicações com Microcomputadores. 2ª edição, São Paulo, Makron Books, –Núcleo Técnico e Editoria Makron Books. Internet – Passo a Passo. 2ª edição, São Paulo, Makron Books, 2000.

Bem vindos ao Microsoft Word

Verificar se o programa está instalado; O ícone está contido dentro do Grupo (pacote) Microsoft Office e/ou na área de trabalho. Dê duplo clique no ícone; Vejamos os componentes que formam este poderoso programa.

Barra de Título Barra de Ferramentas Padrão Régua Local onde você vai digitar os textos, ou seja, o Papel. Barra de Rolagem Barra de Status

O Obstáculo Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali. De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês aprendeu o que muitos de nós nunca entendemos: "Todo obstáculo contem uma oportunidade para melhorarmos nossa condição".

Aqui está o botão Salvar Arquivo: Salvar Como

Local onde será salvo o documento. Aqui é onde especificamos O nome do nosso documento.

I - Selecione o Título do texto e Mude o Tipo de Fonte para Arial Black, Coloque o tamanho 18, Centralizado, Aplique Negrito e mude a cor para Azul Escuro. II-Selecione o texto, Mude O tipo de Fonte para Impact, tamanho 14, Justificado, Aplique Itálico e Mude a cor para Marrom. III-Salve as Alterações do texto clicando sobre o botão salvar. IV – Saindo do word: basta clicar em Arquivo – Sair ou

Últimos documentos Arquivo: Abrir

Local onde está localizado, nosso arquivo Documento Salvo em forma de Arquivo

Usando a tecla Backspace  : A tecla Backspace apaga os caracteres a esquerda do Cursor. Usando a tecla Delete : A tecla Delete apaga os caracteres a Direita do Cursor. Delete

Recortar: Com esta função removemos um caractere ou objeto e damos um novo destino a ele. Ou seja, o mudamos de lugar. Pincel: Permite copiar a formatação de qualquer caractere ou objeto que inserimos em nosso documento. Copiar: Com esta função podemos copiar qualquer caractere ou objeto inserido em nosso documento. Ou seja, fazer uma cópia de um texto ou uma figura. Colar: Quando especificarmos onde o documento deverá ser copiado ou recortado, damos um clique em colar para que confirmemos a operação.

1. Selecione o Título do Texto O Obstáculo. Dê um clique na ferramenta Copiar, em seguida dê um clique no final do texto, pressione a tecla Enter e clique em Colar. 2. Selecione a palavra esbravejaram localizada no texto, Dê um clique na ferramenta Recortar em seguida clique depois do Título O Obstáculo, dê um espaço e clique em Colar. 3. Selecione o Título que esta na cor Azul escuro e dê um clique na ferramenta Pincel, perceba que o ponteiro fica com forma de um pincel, agora selecione a palavra esbravejam que acabamos de recortar. Perceba que, o tipo de fonte a cor e o tamanho ficam igual a do Título que copiamos a formatação.

Aqui está a opção Desfazer Aqui está a opção Refazer Clique na ferramenta desfazer até que nosso texto volte o que era antes. Percebeu? Assim estamos desfazendo toda a operação de copiar e recortar o texto, que tínhamos feito anteriormente.

Nesta aula Vamos aprender a inserir Clip-arts nos textos. Clip-arts são figuras que acompanham o Microsoft Word. Além disso, vamos aprender a colocar Bordas e Sombreamento, Capitular, Marcadores e Numeração e a função Maiúsculas e Minúsculas. Vamos lá! Boa Aula. Nesta aula Vamos aprender a inserir Clip-arts nos textos. Clip-arts são figuras que acompanham o Microsoft Word. Além disso, vamos aprender a colocar Bordas e Sombreamento, Capitular, Marcadores e Numeração e a função Maiúsculas e Minúsculas. Vamos lá! Boa Aula.

Quanto mais você clicar na figura, mais ela será inserida em seu documento