Statistic as a Catalyst to Learning by Scientific Method Part I- An Example Fernanda Nunes Azevedo Fabíola Chimonechi dos Santos Sílvia Luri Nisikava Tissiane C. M. Biassi
Informações do Artigo Autores: George E.P. Box University of Wisconsin – Madison Patrick Y. T. Liu Kohler Company, Kohler Publicado no Journal of Quality Technology – January 1999
Introdução Experimentos fatoriais “são aqueles nos quais são estudados, ao mesmo tempo, os efeitos de dois ou mais tipos de fatores ou tratamentos”. Importância Obtenção dos Dados Experimentais Análise dos Dados Experimentais
Objetivo Otimizar o tempo de vôo de um Helicóptero de Papel e verificar quais variáveis influenciam em seu design ótimo. Mostrar a aplicabilidade das ferramentas estatísticas em problemas simples como forma de melhor aprendizado. Esse experimento foi realizado a fim de servir como exemplo didático para explicar aos alunos o método dos fatores que influenciam na obtenção dos dados estatísticos.
Método Protótipo previamente feito por Kipp Rogers da Digital Equipment Corporation; Papel 11 x 8 ½ pol de tamanho; Testes de vôo: sala com 102 pol de altura; Tempo de queda medido com relógio digital; 8 fatores de influência, com 2 níveis; O helicóptero foi solto a 102 polegadas de altura e o experimento ocorreu com apenas uma idéia de quais fatores poderiam ser importantes. Foram listados 8 fatores com 2 níveis que poderiam ser importantes no tempo de queda do helicóptero.
Experimento 16 tipos de helicópteros; Cada protótipo foi testado 4 vezes; Vôos cronometrados em centisegundos;
Definição do nível de Cada Fator Papel tipo bond – aquele que junta e pode colar
Cruzamento de cada modelo com o resultado do teste Tempo médio de queda Desvio padrão Dispersão
Efeito Localizado x2 x4 Com base no tempo médio de queda dos helicópteros X3
Efeitos de Dispersão Dados com base no 100 log(s)
Ŷ = 223 + 28x2 – 13x3 – 8x4 Coeficientes obtidos pelo Método do Quadrado Mínimo
da interação dos fatores Diagrama de Contorno Visualização da interação dos fatores X2 , x3 e x4 da equação de Ŷ . Os valores nos planos correspondem ao tempo de queda do helicóptero
Justificativa do Desing II Como os fatores de influência apresentaram grande dispersão entre seus tempos de queda, definiu-se analisar seus fatores separadamente usando o experimento fatorial completo( );
Design II
Conclusão
Referências Bibliográficas “Statistics as a Catalyst to Learning by Scientific Method Part I – An Example” http://www.fcav.unesp.br/download/deptos/cexatas/gener/Aula_7.pdf - acessado em 19/05/2010