Em sua opinião qual o principal fator que leva a inadimplência?

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Transcrição da apresentação:

Em sua opinião qual o principal fator que leva a inadimplência?

S egurança em Vendas Em momentos de CRISE como diminuir os riscos da venda

DIFICULDADES EXTERNAS egurança em Vendas CRISE DIFICULDADES EXTERNAS DIFICULDADES DIÁRIAS O que fazer?

. Vender mais? . Diversificar? . Diferenciar? . Diminuir os Riscos da Venda?

A importância do uso dos serviços, para redução da inadimplência em sua empresa

Entidades isoladas... Circulação de consumidores Consultas com pouca abrangência Dificuldade de recuperação do crédito

Insegurança na venda... Dificuldades para aprovação de crédito...

A RENIC A RENIC é um convênio firmado entre milhares de entidades que operam os serviços de proteção ao crédito. É um selo de referência e qualidade. Em MARECHAL CÂNDIDO RONDON, é a que representa a RENIC. Acessando a , sua empresa tem garantia de acesso ao banco de dados da RENIC.

E o consumidor? Também precisamos conhecê-lo

O Consumidor é aquele que seleciona, compra e utiliza bens e serviços. Podemos dizer que existem três tipos de consumidores: Consumidor alienado: Não conhece e não exige seus direitos Consumidor consumista: Nem sempre compra o que é necessário. Consumidor consciente: Não compra tudo o que vê e quer, planeja seus gastos.

Pesquisas Conhecendo o consumidor inadimplente Fonte: Instituto de Economia Gastão Vidigal

Pesquisas Em pesquisa realizada com a população inadimplente, em Março / 2009, descobrimos que...

Meio de pagamento que o levou à inadimplência: Mar/09  Mar/08  34%  38%  18%  19%  20%  17%  -  12%  8%  Carnê Cheque Cartão de crédito Cartão de loja Empréstimos

Primeira inadimplência... Em qual meio de pagamento ocorreu a primeira inadimplência? Mar/09 Mar/08 53% 57% 47% 43% SPC/SCPC Cheque

O que acontece com o cheque? Mar/09 Mar/08 17% 83% À vista Cheque pré-datado

Qual a maior causa da inadimplência? Mar/09 Mar/08 48% 56% 12% 13% 8% 32% 18% *Ficou desempregado Descontrole do gasto Não foi por causa própria (emprestar o nome) Outros (Doença na família, atraso no salário, queda de renda) * Ou alguém da família ficou desempregado

Fez empréstimo consignado? Mar/09 Mar/08 14% 6% 86% 94% Qual foi o uso deste empréstimo? Mar/09 Mar/08 49% 55% 15% 16% 10% 13% 8% 4% SIM Quitar dívida Comprar produtos NÃO Ajudar a família Reformar imóvel Outros

parte da renda comprometida Os pagamentos mensais desse empréstimo foram responsáveis pela inadimplência? Mar/09 Mar/08 58% 44% 42% 56% Sim Não Atenção! O consumidor está com parte da renda comprometida

Forma de quitação do débito Se fosse pagar... Mar/09 Mar/08 73% 79% 4% 2% 21% 17% Com salário/Corte de gastos Com os recursos das férias Obtenção de empréstimos Outros (FGTS e poupança)

Pretende quitar seu débito em atraso? Mar/09 Mar/08 52% 61% 30% 22% 18% 17% Sim Não Não sabe Sim Não Não sabe

CPFs que saem do Sistema da RENIC Inadimplentes que voltam ao Sistema Por decurso de prazo 24% Por pagamento 76% Inadimplentes que voltam ao Sistema 12 meses 55% 4 meses 34%

CPFs que devem para uma empresa.....42% CPFs que devem para mais de uma empresa.....58%

Apenas 1 cheque sem fundo Cheques devolvidos Apenas 1 cheque sem fundo 18% De 2 a 5 cheques 25% De 6 a 10 cheques 19% De 11 a 20 cheques 22% Mais de 20 cheques 16%

Pretende comprar qual (quais) produto(s)?  Mar/09  Mar/08  12% -   20% 10%  2%  6%  9%  30%  8%  15%  7%  12%  19%  Alimentação Automóveis Celular Eletrodomésticos Imóveis Material de Construção Móveis Roupas e Calçados Outros

Já que conhecemos o consumidor. . . A pergunta é:

Por quê as empresas sofrem com a inadimplência? As empresas estão usando todas as oportunidades disponíveis?

Dia a dia no comércio Na hora da venda . . .

PARA UMA BOA CONCESSÃO DE CRÉDITO Histórico de Crédito 35% Nível de Endividamento 30% Tempo de Utilização do Crédito 15% Outros 20%

Cadastro O que a empresa deve fazer? A ficha de dados cadastrais deverá conter o máximo de informações sobre o cliente, de maneira a auxiliar na avaliação para concessão de crédito. Dados Importantes da FICHA CADASTRAL Nome completo, sem abreviatura Data de nascimento Filiação (mesmo que falecidos) CPF/RG Nome do cônjuge Endereço/Tempo de Residência Local de trabalho/Tempo de emprego Profissão/cargo Salário/Renda mensal Referências pessoais Referências comerciais e Bancárias “Nunca aceite nome emprestado”

Fraudes também ocorrem . . .

IDENTIFICANDO O CMC7 . . . Resolução 3.279 CMC7

curiosidade Alguns métodos utilizados na clonagem de cheques Uma folha de cheque verdadeira tem o nome e os números do RG e CPF originais apagados e substituídos por outras informações. Na prática, isso significa que uma pessoa com restrição no nome pode utilizar o nome de outra (sem registro de débitos) em um cheque clonado para conseguir fazer suas compras. A imagem de uma folha de cheque é extraída e utilizada em impressoras de boa qualidade para imprimir folhas de cheque em nome de usuários verdadeiros ou não. Alguns números de série do cheque são raspados e são aplicados outros números com adesivos. Aproveitam-se espaços em branco para adulterar o cheque. Oitenta reais pode, com a ajuda do número 1 na frente, virar R$ 180,00.A folha de cheque é cortada e a parte inferior (onde há assinatura) é aproveitada. Depois, é feita uma montagem colando-se a parte que falta de outro cheque. Fonte: Google - www.chequeclonado.com.br/

Vendas com CHEQUES . . . Peça o cartão do banco para conferir a assinatura, (atentando sempre para validade do cartão). Confira a foto na cédula de identidade (RG) Compare o valor extenso com o valor escrito Observe se a data de emissão está correta Não aceite cheques com rasuras Peça e anote o telefone do emitente Não aceite cheques previamente assinados ou preenchidos Não aceite cheques não personalizados ou desbotados Evite cheques de terceiros Consulte sempre antes de liberar a mercadoria!

Para diminuir os riscos e aumentar a segurança. . .

Diferenciais documento Tamanho não é Mesmo sendo a entidade pequena, ela está integrada e disponibiliza aos seus associados acesso ao maior banco de dados do país.

A segurança nas consultas Consultando antes da venda, o associado diminui o risco da inadimplência em 29,7% 29,7 25,2 24,6 21,9 2005 2006 2007 2008

Em Marechal Cândido Rondon 23,44 MÉDIA DE SEGURANÇA: 22,35% 23,04 22,62 21,86 21,62 21,54 jan fev mar abr mai jun

! ! Mostrando a eficiência da consulta Débito R$ 300,00 Débito

Que conclusões podemos tirar disso? É importante fazer cadastro do consumidor, seja ele “conhecido” ou não do dono da loja. Ao vender, é preciso sempre consultar. Havendo outras consultas, as lojas podem trocar informações entre si. Havendo registro, há recusa da venda. Um se protege e o outro tem uma ação indireta de cobrança Se a loja não recebeu a parcela devida, é preciso registrar no serviço. Sendo registrado, a outra loja irá consultar e... Um se protege e o outro tem uma ação indireta de cobrança

Vai vender? Quer segurança? Serviço de consultas

A venda organizada Consultou e aprovou o crédito? Os dados do consumidor já estão no CADASTRO. Agora, é hora de guardar os dados da VENDA: - Mercadoria - Valor total da venda - Número de parcelas - Valor das parcelas Datas de vencimento Número do contrato (ou N.Fiscal, duplicata, etc.) Autorização expressa do consumidor para que suas informações constem em cadastro positivo.

Vendeu e não recebeu ? - Nome completo - Documentos Cadastro!! - Endereço - Dados do débito Cadastro!! Dados da venda!! De acordo com o estabelecido no Código de Defesa do Consumidor (Artigo 43), o consumidor tem acesso às informações contidas em seu nome para que, em caso de inexatidão, possa solicitar a correção. Olho vivo nos dados do consumidor e nos dados da venda que estão sendo incluídos!

Registrando... Quando? Quem? O quê? Prazo mínimo de 15 dias e máximo de 90 dias (preferencialmente); Quem? O próprio devedor e não o cônjuge nem o sócio administrador de PJ; O quê? Títulos vencidos e não pagos, contratos, duplicatas, cheques, notas promissórias e orçamentos aprovados, dentre outros, nos termos da legislação vigente. E o Cheque? Não é o BC que registra? Registrar sempre e somente o EMITENTE

REGISTRO: seu forte aliado

Recuperação de Crédito Data de cancelamento X Data da inclusão

Vamos cancelar o registro Vendeu, não recebeu. Registrou e recebeu . . . Vamos cancelar o registro

Quando o registro deve ser cancelado? Na liquidação da prestação vencida e registrada, mesmo existindo prestações a vencer. - A entidade pode cancelar ou suspender registro após parecer de seu Depto. Jurídico (análise de casos de balcão) - Em casos de renegociação ou novação de dívida*. * Nestes casos, não sendo paga a dívida renegociada, a informação poderá voltar para o banco de dados, com a nova data de vencimento Lembrando que: Há prescrição da informação – 5 anos (CDC)

Se restar dúvida quanto ao registro, é importante que a empresa saiba que: O associado deverá disponibilizar documentos que comprovem a dívida, sempre que solicitado pela ACIMACAR em 03 dias. A falta do documento implicará no cancelamento do registro. Se houver ordem judicial, a ACIMACAR deve baixar o registro.

Registros PF incluídos por entidades do estado . . . . . 4.800.610 Registros de CHEQUE incluídos por entidades do estado . . . . . 202.059 Registros de Pessoa Jurídica incluídos por entidades do estado . . . . . 128.981 Registros incluídos por outras entidades, mas de consumidores deste estado . . . 5.328.386 Fonte: Base Centralizada RENIC – contagem 11/05/09

A inadimplência em Marechal C. Rondon Total de registros incluídos pelo comércio local  3821 Total de registros baixados pelo comércio local  1972 Contagem de: jan/mai/09

Números nacionais Banco de Dados Nacional 142.000.000 de registros Movimento mensal de 50.000.000 de consultas Aproximadamente 11.000.000 de inclusões e 9.500.000 de cancelamentos por mês, em toda a rede.

pequenos esforços - repetidos num dia sim, e no outro dia também. O sucesso é a soma de pequenos esforços - repetidos num dia sim, e no outro dia também. Robert Collier

Sua empresa pode acessar o que há de melhor!

E o futuro?

Cadastro Positivo |

Mas tudo isso está ficando no passado e . . . estamos construindo o FUTURO!

Cadastro Positivo | Conceito Formato de informação que permitirá ao credor avaliar o comprometimento do consumidor em saldar créditos obtidos, possibilitando a concessão de novos créditos a menores taxas, o que valorizará o bom pagador.

Cadastro Positivo | Objetivos Reduzir riscos relacionados à concessão de crédito. Aumentar o volume de créditos concedidos. Buscar novos públicos para a oferta de crédito como por exemplo, autônomos e trabalhadores sem renda comprovada (informais). Beneficiar o consumidor adimplente com melhores ofertas.

Por isso, sua empresa precisa estar pronta e organizada. DICAS!!

Utilize sempre nossos serviços SCPC

Obrigado, Eduardo Berndt Diretor de Segurança em Vendas Evento: