Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Advertisements

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Critérios para Ligação de Consumidores
Trabalhos em Eletricidade
APLICACAO NR – Aplica-se ao SEP – Sistema Eletrico de Potencia e ao SEC- Sistema Eletrico de Consumo _Fases : projeto, construcao, montagem,
NR 10 BASICA.
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
ENTENDENDO A NR 10.
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
APLICAÇÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
TIPOS & ESQUEMAS DE ATERRAMENTO
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
CHOQUE ELÉTRICO É uma perturbação acidental que se
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
SEGURANÇA EM ELETRICIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Proteção Contra Choque Elétrico
SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Light Centro de Operações
- 2001: Incorporação da EPTE pela CTEEP
Profissionais integrados
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Objetivo do curso Orientar os profissionais que trabalham em instalações elétricas, sujeitos aos riscos decorrentes do emprego da energia elétrica, oferecendo.
ELETRON MONTAGEM E MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL LTDA-ME
Normas técnicas brasileiras NBR da ABNT
EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES
SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA - SEP
NORMA REGULAMENTADORA
TRANSFORMADORES.
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO
Introdução É uma Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, que trata da Segurança em Instalações.
NR-10 SEGURANÇA NA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE APARELHOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.
A ELABORAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO DA PORTARIA 1.078/2014
DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA MÓDULO 04
Apresentação INSTITUCIONAL Setembro de EMPRESA Com mais de 20 anos de experiência em Minas Gerais, além da atuação nacional, a Sempre Viva construiu.
MEDIDAS DE CONTROLE MÓDULO 09 CREA CNPJ /
RISCOS DE ELETRICIDADE
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
SINALIZAÇÃO PARA CIRCUITOS ELÉTRICOS DISTINTOS COM OU SEM ALTERAÇÃO DE TENSÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO Nicola Franceli, Fábio de Assis Martins, Brasílio.
Sistemas de Potencia A estrutura do sistema elétrico de potência compreende os sistemas de geração, transmissão, distribuição e subestações de energia.
Aplicação da Resolução Normativa nº398/10 às usinas e subestações pertencentes à CESP Allan Almeida de Lima Abril/2011.
CAPÍTULO 4 MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Elevadores de Obra: Tracionados a Cabo e de Cremalheira
ELETRICIDADE INTRODUÇÃO
CAPACITORES DE POTÊNCIA
Profissionais integrados
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
NOVA NR 10 SEGURANÇA EM SERVIÇOS E EM INSTALAÇÕES INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.
IMPACTO NOS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
ATERRAMENTO DANIEL SOARES DE ALCANTARA 1.
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
DESENERGIZAÇÃO É o conjunto de procedimentos visando à segurança pessoal dos envolvidos ou não em sistemas elétricos. É realizada por no mínimo duas pessoas.
NR-10: Eletricidade e seus riscos
NBR Proteção contra choques elétricos
PROPOSTA DA NR 10 SEGURANÇA EM SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Sinalização de segurança
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos.
LAB_307 Prof. Dr. Cesar da Costa
PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS
Conforme Lei Nº de 22 de dezembro de 1977 e redação dada pela Portaria nº 598 de 07 de dezembro de Certificamos que o funcionário Renato Luiz.
Introdução à Segurança com Eletricidade
Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO
Transcrição da apresentação:

Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis. O novo texto da Norma Regulamentadora Nº 10, instituída através da portaria nº 598 de 08 de dezembro de 2004, atual Ministério do Trabalho e Emprego, reflete em grande parte as propostas emanadas do Grupo Técnico Tripartite de Energia - GTTE .

Apresentação A inovação da Convenção Coletiva de Segurança e Saúde no Trabalho do Setor Elétrico no Estado de São Paulo foi a criação de treinamento específico em aspectos de Engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho, definindo tópicos e duração mínima, cujo teor foi reforçado no texto da NR 10.

Introdução Eletricidade: fenômeno que escapa aos nossos sentidos, percepção apenas de suas manifestações exteriores. Conseqüência da “invisibilidade”: exposição à situações de riscos ignoradas ou subestimadas. Objetivo deste material: é permitir ao trabalhador o conhecimento básico dos riscos a que se expõe uma pessoa que trabalha com instalações ou equipamentos elétricos, incentivar o desenvolvimento de um espírito crítico que lhe permita valorar os riscos.

Introdução O treinamento é dirigido à prevenção de acidentes: e em nenhuma hipótese vai substituir treinamentos voltados à execução de tarefas específicas, permitindo, ao trabalhador ampliar sua visão, garantindo sua segurança e saúde. A geração, transmissão e distribuição de energia elétrica apresentam riscos diferenciados em relação ao consumidor final. A Metodologia de análise de riscos é de fundamental importância para a avaliação crítica das condições de trabalho.

“A Segurança é DEVER de Todos”. Introdução Com a evolução das tecnologias disponibilizadas à sociedade, cabe ao trabalhador que atua no Sistema Elétrico de Potência, observar e praticar os procedimentos relativos à prevenção de acidentes, pois como se diz no ambiente laboral: “A Segurança é DEVER de Todos”.

Modulo I Segurança com Eletricidade CARGA HORÁRIA 16 HORAS Conteúdo Introdução a segurança com eletricidade; Riscos em instalações e serviços com eletricidade (choque elétrico, queimaduras e campos elétricos magnéticos);

Modulo I Segurança com Eletricidade CARGA HORÁRIA 16 HORAS Conteúdo Medidas de controle do risco elétrico (desenergização, aterramento funcional TN,TT,IT; de proteção, temporário, equipotencialização, seccionamento automático; da alimentação, dispositivos a corrente de fuga, extra baixa tensão, barreiras e invólucros, bloqueios e impedimentos, obstáculos e anteparos, isolamento das partes vivas, isolação dupla ou reforçada, colocação fora do alcance, separação elétrica);

Modulo I Segurança com Eletricidade CARGA HORÁRIA 16 HORAS Conteúdo Normas técnicas brasileiras NBR da ABNT (NBR 5410, NBR 14039); Rotinas de trabalho (instalações desenergizadas, liberação para serviços, sinalização de segurança, inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento); Documentação de instalações elétricas.

Geração, Transmissão e Distribuição

Geração, Transmissão e Distribuição No Brasil a GERAÇÃO de energia elétrica é 80% produzida a partir de hidrelétricas, 11% por termoelétricas e o restante por outros processos. A partir da usina a energia é transformada, em subestações elétricas, e elevada a níveis de tensão e transportada em corrente alternada (60 Hertz) através de cabos elétricos, até as subestações rebaixadoras, delimitando a etapa de Transmissão.

Geração, Transmissão e Distribuição Distribuição, nas proximidades dos centros de consumo, a energia elétrica é tratada nas subestações, com seu nível de tensão rebaixado e sua qualidade controlada, sendo transportada por redes elétricas aéreas ou subterrâneas, constituídas por estruturas (postes, torres, dutos subterrâneos e seus acessórios), cabos elétricos e transformadores para novos rebaixamentos, e finalmente entregue aos clientes.

Geração, Transmissão e Distribuição Quando falamos em setor elétrico, referimo-nos normalmente ao Sistema Elétrico de Potência (SEP), definido como: O conjunto de todas as instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição inclusive.

Geração, Transmissão e Distribuição Definição da ABNT através das NBR Chamamos de “baixa tensão”, a tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. Chamamos de “alta tensão”, a tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

Geração de Energia Elétrica Características da geração se encerram nos sistemas de medição da energia usualmente em tensões de 138 a 750 kV, interface com a transmissão de energia elétrica. Os riscos na etapa de geração (turbinas/geradores) de energia elétrica são similares e comuns a todos os sistemas de produção de energia e estão presentes em diversas atividades, destacando os seguintes: Instalação e manutenção de equipamentos e maquinários (turbinas, geradores, transformadores, disjuntores, capacitores, chaves, sistemas de medição,etc.); Manutenção das instalações industriais após a geração; Operação de painéis de controle elétrico;

Transmissão de Energia Elétrica Basicamente está constituída por linhas de condutores destinados a transportar a energia elétrica desde a etapa de geração até a etapa de distribuição, abrangendo processos de elevação e rebaixamento de tensão elétrica, realizados em subestações próximas aos centros de consumo. Essa energia é transmitida em corrente alternada (60 Hz).

Inspeção de Linhas de Transmissão Atividades Características do Setor de Transmissão Inspeção de Linhas de Transmissão São verificados: o estado da estrutura e seus elementos, a altura dos cabos elétricos, condições da faixa de servidão e a área ao longo da extensão da linha de domínio. As inspeções são realizadas periodicamente por terra ou por helicóptero.

Transmissão de Energia Elétrica Manutenção de Linhas de Transmissão; Substituição e manutenção de isoladores (dispositivo constituído de uma série de “discos”); Limpeza de isoladores; Substituição de elementos pára-raios; Substituição e manutenção de elementos das torres e estruturas; Manutenção dos elementos sinalizadores dos cabos; Desmatamento e limpeza de faixa de servidão, etc; Desmatamentos e desflorestamentos. 1950

Transmissão de Energia Elétrica Construção de Linhas de Transmissão; Desenvolvimento em campo de estudos de viabilidade, relatórios de impacto do meio ambiente e projetos; Escavações e fundações civis; Montagem das estruturas metálicas; Distribuição e posicionamento de bobinas em campo; Lançamento de cabos (condutores elétricos); Instalação de acessórios (isoladores, pára-raios); Tensionamento e fixação de cabos; Ensaios e testes elétricos. Salientamos que essas atividades de construção são sempre realizadas com os circuitos desenergizados.

Distribuição de Energia Elétrica É o segmento do setor elétrico que compreende os potenciais após a transmissão, indo das subestações de distribuição entregando energia elétrica aos clientes. A distribuição de energia elétrica aos clientes é realizada nos potenciais de 110, 127, 220 e 380 Volts até 23 kV. A distribuição de energia elétrica possui diversas etapas de trabalho, conforme descrição abaixo: Recebimento e medição de energia elétrica nas subestações; Rebaixamento ao potencial de distribuição da energia elétrica; Construção de redes de distribuição.

Distribuição de Energia Elétrica Montagens de transformadores e acessórios em estruturas nas redes de distribuição; Construção de estruturas e obras civis; Montagens de subestações de distribuição; Manutenção das redes de distribuição aérea; Manutenção das redes de distribuição subterrânea; Poda de árvores; Montagem de cabinas primárias de transformação; Limpeza e desmatamento das faixas de servidão; Medição do consumo de energia elétrica; Operação dos centros de controle e supervisão da distribuição.

Distribuição de Energia Elétrica As atividades de transmissão e distribuição de energia elétrica podem ser realizadas em sistemas desenergizados “linha morta” ou energizados “linha viva” a seguir destacadas. Manutenção com a linha desenergizada “linha morta”. Manutenção com a linha energizada “linha viva”. Método à distância Método ao potencial Método ao contato